A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Preservar e Recuperar o Meio Ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Preservar e Recuperar o Meio Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Poluição Aquática

2 Contaminação Uma grande quantidade e variedade de substâncias tóxicas são continuamente libertadas para a atmosfera, a água e o solo devido a atividades humanas causadoras de poluição.

3 Poluição Aquática A água é utilizada pelo Homem para satisfazer as suas necessidades metabólicas e em quase todas as suas atividades. É um recurso indispensável à existência da Vida na Terra. A poluição da água consiste em qualquer alteração física, química ou biológica da qualidade da água que a torna imprópria para consumo ou causa danos aos organismos vivos.

4 Fontes de Poluição Aquática

5 Poluentes Principais poluentes: - agentes infeciosos
- matéria orgânica - produtos químicos orgânicos e inorgânicos - nutrientes vegetais - materiais radioativos - sedimentos - calor

6 Eutrofização - Alteração da qualidade da água – eutrofização.
- A eutrofização é um processo com origem natural ou antrópica em que há um aumento da profundidade primária nos ambientes aquáticos devido a algas e outros organismos infestantes, como resultado do enriquecimento da água em nutrientes, nomeadamente azoto e fósforo.

7 Sucessão natural num Lago
Lago oligotrófico Lago eutrófico Lago mesotrófico

8 Eutrofização Cultural
- É consequência da ação antrópica e ocorre, geralmente, em lagos e albufeiras, junto a zonas urbanas ou agrícolas. -O excesso de nitratos e fosfatos (fertilizantes) na água provoca a proliferação de cianobactérias, algas e jacintos de água . Como consequência, verifica-se uma diminuição da luminosidade e desaparece a vegetação aquática submersa. -A morte destes organismos e a sua decomposição por bactérias aeróbias reduz a concentração de oxigénio dissolvido. - Os peixes e moluscos morrem por asfixia. - Desenvolvem-se bactérias anaeróbias, que produzem tóxicos com mau cheiro.

9 Fontes de eutrofização cultural

10 Parâmetros da Qualidade das Águas
- A qualidade da água pode ser avaliada por diferentes parâmetros, de natureza: - física (cor, turvação, sabor, odor,… ) - química (salinidade, dureza, alcalinidade, sais dissolvidos, …) - biológica (densidades populacionais de espécies )

11 Carência Bioquímica de Oxigénio ( CBO)
-Quantidade de oxigénio dissolvido necessário para a decomposição dos materiais orgânicos presentes num certo volume de água. -É um indicador da quantidade de matéria orgânica biodegradável presente na água. -Quanto maior a concentração de matéria orgânica na água, maior será a quantidade de oxigénio utilizada pelos decompositores.

12 Variação do CBO e do O2 dissolvido
Grande biodiversidade Efluente

13 Águas Residuais - Águas que foram utilizadas em atividades domésticas, industriais ou agrícolas e que contém uma grande variedade de resíduos.

14 ETAR´s Estação de tratamento de águas residuais – ETAR´s
Nestas estações, as águas residuais são sujeitas a tratamentos que retiram os poluentes e o efluente final é devolvido ao ambiente.

15 ETAR

16 Tratamento de águas residuais Fases
Consiste numa série de processos físicos ( Crivagem, desarenação …) com o fim de remover os sólidos de maiores dimensões

17 Tratamento de águas residuais Fases
A água vai para decantadores , onde são eliminados 50% a 60% dos materiais em suspensão Formam-se as lamas primárias.

18 Tratamento de águas residuais Fases
O biorreator funciona em aerobiose . As substâncias orgânicas são oxidadas pela acção dos microrganismos. Após decantação formam-se as lamas secundárias

19 Tratamento de águas residuais Fases
Tratamento terciário ou avançado Consiste num conjunto de processos complexos com vista à remoção de nutrientes, poluentes específicos , bactérias, etc. Podem ser removidos nitratos; Podem ser removidos compostos químicos altamente tóxicos Podem ser removidos bácterias…. Fazem uma desinfecção do efluente, utilizando muitas vezes a radiação ultravioleta.

20 Produtos Finais As Lamas primárias e secundárias são tratadas por biometanização. Pode-se obter o biogás ( CO2 e Metano); Pode-se obter os biossólidos ou lamas tratadas, que podem ser utilizadas como fertilizantes.

21 OS RECURSOS HÍDRICOS SÃO UM RECURSO EM PERIGO RECURSOS RENOVÁVEIS
Apenas a água doce presente nos lagos, rios, ribeiros e lençóis de água subterrânea (Aquíferos) está disponível para o homem Estas reservas são frequentemente alvo de acções de poluição Derrames de óleos Derrames de gasolina Derrames de fertilizantes químicos DEGRADAÇÃO DOS AQUÍFEROS

22 OS RECURSOS HÍDRICOS SÃO UM RECURSO EM PERIGO
Aumento da população Aumento da industrialização Aumento da agricultura Aquecimento global Poluição A Água , apesar de ser um recurso renovável, pode vir a ser considerada um recurso limitado Pode levar ao Stress Hídrico (Falta de água doce)

23 Consumo de água anual por habitante
Estarão os Países a fazer uma Gestão sustentável da Água ?


Carregar ppt "Preservar e Recuperar o Meio Ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google