A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Expansão Comercial e Marítima Europeia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Expansão Comercial e Marítima Europeia"— Transcrição da apresentação:

1 Expansão Comercial e Marítima Europeia
Professora Vanessa Martins

2 Processo histórico entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV; Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa; O contato comercial entre Europa, Ásia, África e América favoreceu a ampliação dos conhecimentos geográficos e o contato entre culturas diferentes. O que foi?

3 Fatores da Expansão Marítima:
Formação do Estado Nacional e a centralização política: as Grandes Navegações só foram possíveis com a centralização do poder político, pois fazia-se necessária uma complexa estrutura material de navios, armas, homens, recursos financeiros. A aliança rei-burguesia possibilitou o alcance destes objetivos, tornando viável a expansão marítima. Avanços técnicos na arte náutica: desenvolvimento da cartografia, de instrumentos náuticos - bússola, astrolábio, sextante - e a construção de embarcações capazes de realizar viagens a longa distância, como as naus e as caravelas. Fatores da Expansão Marítima:

4 Fatores da Expansão Marítima:
Interesses econômicos: busca por metais preciosos para suprir a escassez de moedas, objetivo de romper o monopólio das cidades italianas no comércio e a tomada de Constantinopla, pelo turcos otomanos, que encarecia os produtos do Oriente. Religiosos: a possibilidade de conversão dos pagãos ao cristianismo mediante a ação missionária da Igreja Católica. Fatores da Expansão Marítima:

5 Desconhecimento dos oceanos; Crença de que a Terra fosse plana;
Longa distância; Desconhecimento dos oceanos; Crença de que a Terra fosse plana; Imaginário do período: medo, mitos e lendas; Problemas e desafios:

6

7 Países em busca de novas rotas comerciais:
Portugal; Espanha; França; Holanda; Inglaterra. Países em busca de novas rotas comerciais:

8 Pioneirismo português:
Posição geográfica privilegiada: de frente para o mar! Escola de Sagres: ensinava tudo sobre navegação; Foi um dos primeiros Estados a se formar na Europa. Pioneirismo português:

9 Etapas da expansão e expedições portuguesas:
1415 -tomada de Ceuta, importante entreposto comercial no norte da África. 1420 -ocupação das ilhas da Madeira e Açores no Atlântico. 1434 -chegada ao Cabo Bojador. 1445 -chegada ao Cabo Verde. 1487 -Bartolomeu Dias e a transposição do Cabo das Tormentas. 1498 -Vasco da Gama atinge as Índias (Calicute). 1499 -viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Etapas da expansão e expedições portuguesas:

10

11

12 Navegações espanholas: antecedentes
A Espanha se tornou um Estado Nacional somente em 1469, com o casamento de Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Dois importantes reinos cristãos que enfrentaram os mouros na Guerra de Reconquista. Em 1492, o último reduto mouro - Granada - foi conquistado pelos cristãos. Navegações espanholas: antecedentes

13 Etapas da expansão espanhola:
chegada de Colombo a um novo continente, a América. O plano era viajar em sentido oeste para alcançar ao Oriente. 1504 -Américo Vespúcio afirma que a terra descoberta por Colombo era um novo continente. 1519 a Fernão de Magalhães realizou a primeira viagem de circunavegação do globo. Hernán Cortés: 1519 iniciou o domínio da civilização asteca no México. Francisco Pizarro: conquistou a civilização inca, no Peru, Etapas da expansão espanhola:

14

15 Tratado de Toledo: 1480, Portugal garantiu o direito de explorar as terras ao sul das Canárias;
Bula Inter Coetera: 4 de maio de 1493, determinava as regiões de exploração de cada uma das nações ibéricas; uma linha imaginária a 100 léguas (660 quilômetros) da Ilha de Açores dividia o mundo, determinando que todas as terras a oeste dessa linha seriam de posse da Espanha e a leste seriam fixados os territórios portugueses. Tratado de Tordesilhas:7 de junho de 1494, dividia as terras "descobertas e por descobrir“. Rivalidade entre Portugal e Espanha: acordos para evitar conflitos sobre os territórios descobertos ou a descobrir

16

17 Navegações inglesas, francesas e holandesas: tardias
Inglaterra e França: Guerra dos Cem Anos ( ) e, após este longo conflito, a Inglaterra passa por uma guerra civil - a Guerra das Duas Rosas ( ); Somente após estes conflitos internos é que ingleses, durante o reinado de Elizabeth I ( ); e franceses, durante o reinado de Francisco I, iniciaram a expansão marítima. A Holanda tem seu processo de centralização política atrasado por ser um feudo espanhol. Somente com o enfraquecimento da Espanha e com o processo de sua independência (1581) é que os holandeses iniciarão a expansão marítima. Navegações inglesas, francesas e holandesas: tardias

18 Consequências: Decadência das cidades italianas.
Mudança do eixo econômico do mar Mediterrâneo para o oceano Atlântico. Formação do Sistema Colonial. Enorme afluxo (grande quantidade) de metais para a Europa proveniente da América. Retorno do escravismo em moldes capitalistas. Eurocentrismo, ou a hegemonia europeia sobre o mundo. Processo de acumulação primitiva de capitais resultado na organização da formação social do capitalismo. Consequências:

19 http://www. mundovestibular. com
EXPANSAO-MARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html Acesso em 03/04/2016 maritima/Acesso em 03/04/2016 sculos-xv-e-xvii ?next_slideshow=1Acesso em 03/04/2016 Referências:


Carregar ppt "Expansão Comercial e Marítima Europeia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google