A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Sexualidade e o Jovem Portador de Deficiência Curso de Formação Pedagógica inicial de Formadores Mindform Carolina Amado Vasco 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Sexualidade e o Jovem Portador de Deficiência Curso de Formação Pedagógica inicial de Formadores Mindform Carolina Amado Vasco 2014."— Transcrição da apresentação:

1 A Sexualidade e o Jovem Portador de Deficiência Curso de Formação Pedagógica inicial de Formadores Mindform Carolina Amado Vasco 2014

2 O que é a sexualidade?  Energia que nos motiva na procura de amor, ternura, intimidade e contato.  Integra o modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados.  Influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental. Organização Mundial Saúde (OMS)

3 Até meados do século XXSéculo XX - Ocultada- Emancipação da mulher - Tabu- Revolução Contracetiva - Perigo para a condição humana- Visão Positiva - Apresentada de forma negativa- Ligada ao bem-estar e realização pessoal

4 A sexualidade na deficiência  Os jovens portadores de deficiência têm dificuldades específicas que não lhes permite ler e compreender os pensamentos complexos e emoções das outras pessoas e expressar adequadamente os seus sentimentos.  O senso comum delimita a vida sexual de portadores de deficiência como se esta atividade não existisse ou como um tabu.

5 Importa trabalhar com os jovens  Imagem corporal  Intimidade e proximidade física  Noção de privacidade  Uso correto de métodos contracetivos  Prevenção de infeções sexualmente transmissíveis  Segurança pessoal  Relações interpessoais

6 FOMENTARFAVORECER DESENVOLVERMELHORAR

7 Com a família… Ansiedade

8  Trabalhar o medo e a ansiedade dos pais quanto ao futuro sexual dos filhos  Esclarecer sobre a variação das condições e manifestações sexuais  Diminuir o preconceito e incentivar a comunicação dos pais com os filhos  Orientar sobre os limites para a adaptação do comportamento sexual

9 Sexualidade bem encaminhada  Promove o desenvolvimento afetivo.  Promove a capacidade de relacionamento.  Melhora a auto estima.  Facilita a inserção na sociedade.

10


Carregar ppt "A Sexualidade e o Jovem Portador de Deficiência Curso de Formação Pedagógica inicial de Formadores Mindform Carolina Amado Vasco 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google