A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diferentes formas de dividir o planeta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diferentes formas de dividir o planeta"— Transcrição da apresentação:

1 Diferentes formas de dividir o planeta
Regionalização Diferentes formas de dividir o planeta

2 ORDEM BIPOLAR

3

4 KEYNESIANISMO NEW DEAL
John Keines Teoria econômica Intervenção do estado na economia Contra o liberalismo Capitalista NEW DEAL Medidas econômicas Após crise de 1929 Fortes investimentos do estado (escolas, hospitais) Medidas sociais Redução da jornada de trabalho...

5 FORDISMO TOYOTISMO TAYLORISMO
Taiichi Ohno – Japonês Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada Atua em várias áreas da produção Evita o desperdício Just in time – produzir somente o necessário Frderick Taylor – norte americano Maior produção- maior gratificação Treinamento e preparação dos trabalhadores Métodos para diminuir problemas de saúde dos trabalhadores Henry Ford – norte americano Produção em massa Redução dos custos da produção Barateamento dos produtos Trabalho repetitivo e desgastante

6 NOVA ORDEM MUNDIAL ÁREAS DE INFLUÊNCIA

7 A multipolaridade do poder global substituiu a rígida geometria bipolar do mundo do pós- guerra. A internacionalização dos fluxos de capitais e a integração das economias nacionais atingiram um patamar inédito. Como consequência, os polos de poder da nova ordem mundial apresentam contornos supranacionais. Delineiam-se megablocos econômicos organizados em torno das grandes potências do fim do século.

8 Na América do Norte, constitui-se a Nafta, polarizada pelos Estados Unidos.
Na Europa, a Alemanha unificada funciona com eixo de ligação entre o leste e o oeste do continente. No Pacífico, o Japão centraliza uma vasta área de influência.

9 REGIONALIZAÇÃO NORTE - SUL

10 A divisão entre países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (subdesenvolvidos) não considera a linha do Equador como marco divisório, mas as condições socioeconômicas. A forma de regionalização Norte-Sul pode gerar imprecisões na classificação dos países, pois há muitas diferenças econômicas e sociais entre eles. Alguns integravam o extinto bloco socialista, cuja economia ainda está se adaptando ao sistema capitalista. 

11 Portanto, para classificar um país com critérios econômicos e sociais, devemos analisar um conjunto de indicadores, como a renda per capita, os índices de violência, o desemprego, a dependência econômica e tecnológica, a parcela da população que tem acesso minimamente satisfatório a moradia, educação, nutrição e saúde.  

12 O MUNDO EM CONTINENTES

13 Em uma definição mais prática e usual, podemos considerar os continentes como uma divisão das diferentes áreas da superfície terrestre. Eles seriam, portanto, uma forma de regionalização do nosso planeta. Nesse sentido, áreas contínuas que, em tese, deveriam formar um único continente (Europa + Ásia = Eurásia) formam dois por divisões puramente políticas. Por essa razão, os continentes da Terra são: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida.


Carregar ppt "Diferentes formas de dividir o planeta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google