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UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO SIMULAÇÃO ESTRATÉGICA Prof. Dr. FLÁVIO DE SÃO PEDRO FILHO JOGOS MOTIVACIONAIS.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO SIMULAÇÃO ESTRATÉGICA Prof. Dr. FLÁVIO DE SÃO PEDRO FILHO JOGOS MOTIVACIONAIS PARA A PROATIVIDADE EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO NA CIDADE DE PIMENTA BUENO-RO Acadêmicas: Ana Beatriz de Souza Martins Leciandra Doring Lauros Maria Neide Gomes Veloso Marineis Zulmira dos Santos Nathália Fernanda Machado Cacoal, Maio de 2009

2 1. Introdução 1.1 Apresentação Este trabalho tem por base a investigação pelo método estudo de caso e visita in loco. Com embasamentos nos sistemas: Jogos de empresas e Estratégia de Aprendizagem Organizacional com foco em Peter Senge.Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado os seguintes passos: Revisão Literária; Metodologia; Desenvolvimento; Sugestões; Conclusão; Apresentação do Seminário. 1.2 Revisão Literária A revisão teórica do presente trabalho trará uma abordagem literária referente à simulação estratégica e o conceito de: 1.2.1 Jogos de Empresas 1.2.2 Estratégia de Aprendizagem Organizacional com foco em Peter Senge

3 1.2.1 Jogos de Empresa Conceito de Jogos de Empresa Objetivos dos Jogos de Empresa: Principais características dos jogos de empresas Papéis desempenhados nos jogos de empresas Classificação dos jogos de empresas Quanto à especificidade do modelo; Com relação à explicitação da competição entre as equipes; Quanto à finalidade os jogos;

4 Elementos que compõem um jogo de empresa Manual; Animador; Jogador Principais contribuições dos jogos de empresas O “feedback”: A dimensão temporal GRAMIGNA (1993) O processo de aprendizado TANABE (1977)

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6 1.2.2. Análise SWOT Análise SWOT na captação de recursos Análise SWOT na captação de recursos: é a análise de pontos FORTES e FRACOS de uma organização, como também examinar as OPORTUNIDADES e as AMEAÇAS que poderão ser enfrentadas no mercado de atuação. Como fazer a Análise SWOT? Ambiente externo Ambiente interno Formulação de metas

7 1.2.3 Estratégia de Aprendizagem Organizacional com foco em Peter Senge Peter Senge ficou conhecido desde o lançamento, em 1990, do livro ‘A Quinta Disciplina') que já vendeu mais de 500 mil exemplares e que foi considerado pela Harvard Business Review como um dos livros marcantes dos últimos 75 anos. Ele enfatiza nesse livro o aparecimento de um novo tipo de líder, disposto a associar seu aprendizado pessoal à ação coletiva da organização. A Origem deste conceito deu-se ao longo de quinze anos. Cada uma dessas disciplinas representa um corpo significativo de teoria e de métodos de gestão. Ao desenhar este quadro de cinco disciplinas foi que ele percebeu que havia sinergia entre elas. Em particular, a tal Quinta Disciplina – o pensamento sistêmico – expressa a sensibilidade que integra todas as outras.

8 Aprendizagem Organizacional Aprendizagem Organizacional Pensamento Sistêmico Pensamento Sistêmico Aprendizagem Em Grupo Aprendizagem Em Grupo Visões Partilhadas Visões Partilhadas Domínio Pessoal Domínio Pessoal Modelos Mentais Modelos Mentais Autoconhecimento Classificar seus próprios objetivos Ver a realidade de forma objetiva Idéias enraizadas Modo de ver o mundo Melhorar o processo de aprendizagem como um todo Raciocínio sistêmico Visão sistêmica Aprendizagem de habilidades coletivas Foco no diálogo Construção de uma lógica grupal Objetivo concreto e legítimo As pessoas aprendem por vontade própria Construção de visões partilhadas

9 1.3 Metodologia Reuniões da equipe em sala de aula; Comunicação prévia com a empresa; Visita in loco; Definição das teorias a serem abordadas; Montagem do referencial teórico. Preparo das lâminas; Apresentação do Seminário.

10 2. Desenvolvimento 2.1 – Histórico da empresa pesquisada A empresa começou a sua nova gestão em 1º de abril de 2005, contando com 09 colaboradores. A idéia principal era fazer uma rádio com programação diferenciada e muito mais dinâmica em relação às que já existiam, tornando-se líder em audiência através dessa nova roupagem. Para obter a liderança e maior qualidade, foram adquiridos novos equipamentos, como a substituição do transmissor de 250 para 1.000 watts de potência, aumento da torre de transmissão de 52 para 70 metros, reformulação total na grade de programação, inserindo programas que foram de encontro à todas as faixas etárias, atingindo com isso uma média de 200.000 ouvintes em 16 municípios. 2.2. Descrição dos Problemas Alto Valor do Arrendamento; Alto Índice de Inadimplência do Município; Falta de Interesse em alguns colaboradores.

11 Fonte: Equipe Percentual Percentual do De Mercado Faturamento

12 2.2 Análise SWOT da Empresa PONTOS FORTES PONTOS FRACOS Valorização do TrabalhoNecessidade de Treinamento Baixa Rotatividade OPORTUNIDADESAMEAÇAS Novos Mercados nos 16 MunicípiosCrise Financeira no Município

13 2.3 O Jogo - O Caminho para o Pote de Ouro

14 2.3.1 Metas do Jogo Conquistar Novos Clientes; Prestar Assistência; Trazer Ex-Clientes de volta para a empresa; Vender pacotes em horários com menor comercialização; PONTUAÇÃO Conquistar 5 Novos ClientesAvança 3 Casas Prestar AssistênciaAvança 1 Casa Trazer 03 ex clientesAvança 2 Casas Vender 04 Pacotes em horários de menor comercialização Avança 2 Casas Não Prestar AssistênciaVolta 2 Casas Atraso na Inserção das propagandasVolta 1 Casa Receber ReclamaçãoVolta 2 Casas

15 2.4 Sugestões: Criação de Pacotes com valores mais acessíveis para atingir novos clientes; Treinamento dos colaboradores que tenham dificuldade na área de vendas através de cursos especializados; Conceder percentual de desconto (5%) para os clientes que pagam em dia; E a utilização de dinâmicas esporadicamente na empresa, com o objetivo de melhorar o clima organizazional.

16 3. Conclusão Este trabalho teve como objetivo principal motivar os funcionários (especificamente neste caso) da uma empresa de comunicação na cidade de Pimenta Bueno-RO, visando a pró- atividade dos mesmos. E isto só foi possível com a utilização das técnicas apresentadas em sala de aula pelo Prof. Dr. Pedro Filho. Foi utilizado o jogo como instrumento motivacional, o mesmo será trabalhado com os funcionários em prol de seu bem estar na organização, podendo assim, obter um resultado considerável na empresa pesquisada.

17 4. Anexos

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19 4. Referências Bibliográficas GRAMIGNA, M.R.M. Jogos de empresa e técnicas vivenciais. São Paulo: Makron Books, 1995. KOLB, D. Psicologia Organizacional.Atlas. 1990. MOSCOVICI, F. Equipes dão certo: a multiplicação do talento humano. 2. ed. Rio de janeiro: José Olympio., 1995. Jogos de Empresa - Maria Rita Gramigna - Editora Pearson – 2ª. Edição 2007. Jogos de Empresa e Técnicas Vivenciais - Maria Rita Gramigna – Editora Peter Senge - Copiar as melhores práticas não é aprender http://www.ufpel.edu.br/fcd/administracao/peter_senge.htm As cinco disciplinas - Por Peter Senge - HSM Management http://www.perspectivas.com.br/g13.htm http://taiblog.livejournal.com/16880.html http://www.friedman.com.br http://www.friedman.com.br/novo_friedman/desc_materia.asp?id=22774&imgheader= 1


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