A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sondagem: Inserir uma imagem para fazer os conhecimentos prévios dos alunos. (questionamentos). Problematização: Quais são os riscos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sondagem: Inserir uma imagem para fazer os conhecimentos prévios dos alunos. (questionamentos). Problematização: Quais são os riscos."— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sondagem: Inserir uma imagem para fazer os conhecimentos prévios dos alunos. (questionamentos). Problematização: Quais são os riscos que corremos ao entrar em contato com a energia elétrica? Por que sentimos choque?

2 Contextualização: Por meio da vivência dos alunos e da imagem apresentada, abrindo uma discussão compartilhada, através da leitura do texto: Choque elétrico e dicas para evitar acidentes. Busca de novas informações de forma diversificada sobre os temas.

3 Aprendizagem significativa: acréscimo dos conhecimentos (por exemplo: através de pesquisas), com os conceitos já adquiridos anteriormente levando o aluno a compreensão do conteúdo que está sendo desenvolvido. Sistematização: ação – mediação do professor Aplicação do conhecimento:

4 Risco e segurança no uso da eletricidade – choques e alta tensão Identificar e explicar os riscos relativos aos usos da eletricidade, bem como os procedimentos para evitá-los

5 Quantos choques você já tomou na vida?

6 Energia elétrica A energia elétrica, apesar de ser muito útil, é muito perigosa e pode provocar graves acidentes. A eletricidade provoca: queimaduras (até de terceiro grau), coagulação do sangue, lesão nos nervos, contração muscular e uma reação nervosa de estremecimento (a sensação de choque) que pode ser perigosa, se ela provocar a queda do indivíduo (de uma escada, árvore, muro, etc.) ou o seu contato com equipamentos perigosos.

7 Choque elétrico O choque elétrico é a reação do organismo à passagem da corrente elétrica. Eletricidade, por sua vez é o fluxo de elétrons de um átomo, através de um condutor, que vem a ser qualquer material que deixe a corrente elétrica passar facilmente (cobre, alumínio, água, etc.). Por outro lado, isolante é o material que não permite que a eletricidade passe através dele: vidro, plástico, borracha, etc.

8

9 Fios de alta tensão

10

11 Com alguns cuidados básicos, você evita acidentes

12 12 Escolha de ferramentas

13 Dicas para evitar acidentes 1.Quando você for fazer algum reparo na instalação de sua casa, desligue o disjuntor. 2.Lembre-se que muitos aparelhos ligados na mesma tomada aquecem os fios, podendo causar curtos-circuitos. 3.Nunca mexa em aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou com os pés em lugares úmidos. Ao trocar uma lâmpada, não toque na parte metálica. 4.Nunca mexa no interior do televisor, mesmo que esteja desligado, ele pode ter carga acumulada e provocar choques perigosos. 5.Fios mal isolados na instalação podem provocar desperdício de energia e incêndio. 6.Não coloque facas, garfos ou qualquer objeto de metal dentro de aparelhos elétricos ligados.

14 7.Não deixe as crianças soltarem papagaios (pipas) perto de redes elétricas. 8.Instalar ou reparar antenas de TV parecem tarefas muito fáceis, mas muitas pessoas já perderam a vida fazendo isso. Então, todo cuidado é pouco. 9.Quando existirem fios elétricos nas proximidades, fique atento! Se a antena tocar nos fios, você corre o risco de ser eletrocutado. Prefira deixar esse serviço para profissionais especializados. 10.Tenha o máximo de cuidado com as crianças. Não deixe que mexam em aparelhos elétricos ligados ou que toquem em tomadas e fios até que elas compreendam o perigo. 11.Se um fusível derreter, desligue a chave imediatamente e procure saber o que houve. Somente depois de consertar o defeito, troque o fusível danificado por outro de igual amperagem. 12.Em dias de muito vento ou tempestades com raios me relâmpagos, retire as tomadas dos aparelhos elétricos. A queda brusca de eletricidade poderá danificar os seus aparelhos.


Carregar ppt "CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sondagem: Inserir uma imagem para fazer os conhecimentos prévios dos alunos. (questionamentos). Problematização: Quais são os riscos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google