A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia

2 A Localização Absoluta
Para ultrapassar as limitações da localização relativa, recorremos a outro método bastante mais rigoroso, que se chama localização absoluta. A localização absoluta permite-nos determinar com rigor e precisão a posição de qualquer ponto ou lugar à superfície da Terra. Para tal, utilizam-se as coordenadas geográficas: latitude, longitude e a altitude.

3 A Localização Absoluta
Como a Terra tem uma forma quase esférica, para se proceder à localização absoluta de um ponto na superfície terrestre, ou seja, para se determinar a latitude e a longitude de um lugar, utiliza-se um sistema de referência constituído por círculos imaginários.

4 Rede Cartográfica Estes círculos imaginários, quando traçados sobre um globo ou um mapa, dão origem a uma rede cartográfica ou rede geográfica. Rede cartográfica

5 Rede Cartográfica A rede cartográfica é constituída por dois tipos de círculos: 1- Círculos perpendiculares ao eixo da Terra - equador e paralelos. 2 – Círculos perpendiculares ao equador e que passam pelos pólos - meridianos.

6 A Localização Absoluta
O eixo da Terra é uma linha imaginária que passa pelos pólos e pelo centro da Terra e em torno do qual esta executa o seu movimento de rotação.

7 Pólos Geográficos Pólos geográficos (pólo norte e pólo sul) são os pontos de intersecção entre a superfície terrestre e o eixo da Terra, ou seja, são os pontos onde o eixo da Terra toca a superfície terrestre. Pólo Norte Geográfico Pólo Sul Geográfico Eixo da Terra

8 Equador O Equador é o círculo máximo perpendicular ao eixo da Terra e que a divide em duas partes iguais, o hemisfério norte e o hemisfério sul. Círculo máximo é uma linha imaginária que divide a Terra em duas partes iguais. Hemisfério - meia esfera; cada uma das metades do globo terrestre divididas pelo equador ou por um meridiano.

9 Os paralelos são círculos menores, paralelos ao equador.
Por cada lugar da Terra passa um paralelo, designado por paralelo do lugar. Círculo menor é uma linha imaginária que divide a Terra em duas partes desiguais.

10 Paralelos Especiais Existem vários paralelos que têm nomes especiais. São eles: o Trópico de Câncer, o Trópico de Capricórnio, o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico.

11 Paralelos Especiais

12 Meridianos Os meridianos são círculos máximos perpendiculares ao equador e que passam pelos pólos, dividindo a terra em partes iguais. Por cada lugar da Terra passa um meridiano, designado meridiano do lugar.

13 Meridiano de Greenwich
O meridiano que passa pelo observatório de Greenwich, em Londres é o meridiano principal ou de referência e divide a Terra em dois hemisférios: ocidental e oriental (oeste e este).

14 Rede Cartográfica Juntando o equador com os paralelos e os meridianos obtém-se a rede cartográfica que nos permite determinar, com rigor, a localização de qualquer lugar à superfície da Terra, através das suas coordenadas geográficas, a latitude e a longitude.

15 Rede Cartográfica

16 As Coordenadas Geográficas
A localização através das coordenadas geográficas utiliza a mesma lógica do jogo da Batalha Naval. Neste jogo, cada jogador tem de localizar os navios inimigos, utilizando, para isso, duas coordenadas. Uma coordenada horizontal, correspondente a um número, e uma coordenada vertical, correspondente a uma letra. No caso do submarino assinalado na figura, as suas coordenadas são: 5E.

17

18 A latitude A latitude de um lugar é a medida angular (em graus) entre o equador e o paralelo do lugar. Varia entre 0º (no equador) e 90º N ( no pólo norte) e 90º S (no pólo sul). A referência para o cálculo da latitude é o equador 0º 0’ 0’’.

19 A latitude

20 A latitude Lê a latitude dos seguintes lugares: A E B D C F G H I A E

21 A latitude Q O P N

22 A latitude

23 A longitude A longitude de um lugar é a medida angular (em graus) compreendida entre o semimeridiano de Greenwich e o semimeridiano do lugar. Varia entre 0º (semimeridiano de Greenwich) e 180º Este ou Oeste (semimeridiano oposto).

24 A longitude Os meridianos são formados por dois semicírculos opostos (semimeridianos) que vão desde o pólo norte ao pólo sul.

25 A longitude

26 A longitude Lê a Longitude dos seguintes lugares: F B E C G D F E B C

27 LONGITUDE L H F N M K G E A J I C D A B

28 A longitude

29 A Localização Absoluta

30 A Localização Absoluta
Marca as seguintes coordenadas: B E A C D A B C D E Latitude 60ºN 40ºS 20ºN Longitude 40ºO 40ºE 160ºE 120ºE

31 Lê a latitude e a longitude dos seguintes lugares:
A Localização Absoluta Lê a latitude e a longitude dos seguintes lugares: Q A D M F C B L H K E P J G N I O R

32 A altitude A altitude é a terceira coordenada geográfica. A altitude de um lugar é a distância, em metros, medida na vertical, entre o nível médio das águas do mar e esse lugar. A altitude pode ser positiva (quando o lugar se situa acima do nível médio das águas do mar), negativa (quando o lugar se situa abaixo do nível médio das águas do mar) ou nula (quando o lugar se situa ao nível médio das águas do mar). Quando o local se encontra debaixo de água (submerso) a altitude passa a denominar-se profundidade.

33 Marégrafo de Cascais Marégrafo de Cascais
A ideia de instalar um Marégrafo em Cascais surgiu em 1877, com o objectivo de registar as alturas do nível do mar, ao abrigo de um sistema relativamente simples, conhecido como maregráfico da autoria de A. Borel. Concebido por J. Wagner em 1877, constituiu um dos primeiros observatórios, na Europa, erguidos especificamente para a colheita de dados sobre as correntes e marés. O Marégrafo de Cascais foi o primeiro a ser instalado em Portugal e através deste, foi possível obter os resultados do nível médio das águas em toda a costa nacional, dados fundamentais para a conclusão do levantamento geodésico de Portugal continental (realizado entre 1857 e 1892).

34

35


Carregar ppt "Geografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google