A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.ª: Virginia Salvador #vaidarcerto :).  Em se tratando da linguagem nela empregada, normalmente se utiliza o padrão formal, no qual o grau de intimidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.ª: Virginia Salvador #vaidarcerto :).  Em se tratando da linguagem nela empregada, normalmente se utiliza o padrão formal, no qual o grau de intimidade."— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª: Virginia Salvador #vaidarcerto :)

2  Em se tratando da linguagem nela empregada, normalmente se utiliza o padrão formal, no qual o grau de intimidade entre os interlocutores pode variar, dependendo da relação que se estabelece entre ambos. No entanto, a clareza, a precisão e a objetividade devem ser elementos indispensáveis.  Dado o caráter argumentativo da modalidade em questão, pode-se dizer que se assemelha aos demais textos dotados de tal aspecto, mas com uma diferença básica: a interlocução, haja vista que essa se dá de forma explícita, ou seja, alguém específico e com poderes de solucionar o problema levantado. Vejamos, pois, acerca dos aspectos estruturais:

3  Local e data;  Identificação do destinatário;  Vocativo (lembrando que se faz necessário o uso adequado do pronome de tratamento, tendo em vista o cargo ocupado pela pessoa em referência);  Corpo do texto – nesta parte se torna evidente a necessidade de apresentar o objeto de reclamação ou de solicitação, somado a argumentos que efetivamente o justifiquem;  Expressão de despedida;

4 Fortaleza, 20 de abril de 2004. Exmo. Sr. Secretário, A nossa população clama por soluções urgentes para os principais problemas que, infelizmente, ainda enfrenta. São eles: a falta de saneamento básico, o desemprego e a depredação do patrimônio público, que têm gerado um clima de total insatisfação. Os índices de proliferação de doenças, com a chegada do período de chuvas, têm aumentado de forma preocupante, ainda mais com os esgotos correndo a céu aberto. Um exemplo disso, são os casos de dengue e leptospirose em nosso bairro, que aumentaram 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Outra grande preocupação da nossa comunidade é o desemprego entre os moradores, o que tem gerado a ociosidade e a marginalização, de modo especial entre os jovens. È comum encontrarmos adolescentes drogados praticando furtos em nossa comunidade, principalmente a comércios. Com relação à depredação do patrimônio público, notamos enormes prejuízos para a população, pois além de extinguir áreas de lazer e entretenimento nas diversas praças, há a desvalorização dos nossos imóveis.

5 Para mudar essa situação, é necessário construir uma ampla rede de esgotos que interligue os bairros de periferia, que haja visitas periódicas de agentes sanitários e uma intensificação na campanha de conscientização da população para higienização dessa rede de esgotos. Acrescentamos que é de fundamental importância a implantação de cursos profissionalizantes nas escolas públicas da comunidade, que são as únicas da área, além do desenvolvimento de atividades esportivas, artísticas e beneficentes nos finais de semana para tirar os jovens da ociosidade. Solicitamos, também, que seja realizada uma ampla campanha de conscientização para a limpeza e manutenção das áreas de lazer e um mutirão constante de fiscalização e preservação dessas áreas. Aguardamos providências urgentes,

6


Carregar ppt "Prof.ª: Virginia Salvador #vaidarcerto :).  Em se tratando da linguagem nela empregada, normalmente se utiliza o padrão formal, no qual o grau de intimidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google