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Rua Silva Ortiz, 62 – Floresta - BH/MG – Cep. 30150-130 - (31) 3309-0940.

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1 Rua Silva Ortiz, 62 – Floresta - BH/MG – Cep. 30150-130 - (31) 3309-0940

2 À Ação Mineira para a Educação Análise de Satisfação e Avaliação do Projeto "Todos por Todos - Educando além da Escola" RELATÓRIO DE PESQUISA

3 Avaliar a satisfação dos integrantes com o Projeto "Todos por Todos - Educando além da Escola" e o desempenho do projeto na ampliação da formação para a cidadania de jovens estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte e Contagem por meio da cultura, esporte e saúde. OBJETIVO GERAL

4 Entender de que forma o trabalho realizado no projeto influencia a vida dos beneficiados; Avaliar o impacto das atividades realizadas no cotidiano dos atendidos; Analisar o envolvimento e a participação dos alunos e pais nas atividades oferecidas; Identificar os principais benefícios proporcionados pelo projeto; Entender qual é a imagem que a criança ou adolescente possui das atividades do projeto; Identificar os pontos positivos e negativos do projeto e da instituição. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

5 Técnica de Pesquisa Quantitativa por Survey – Constitui-se basicamente na aplicação, por amostragem, de questionários semi-estruturados compostos por questões abertas e fechadas. Essa técnica proporciona um conhecimento amplo dos objetivos, permite uma avaliação estatística segura e possibilita, ainda, o levantamento de conceitos. Foram aplicados: 40 questionários em ex-usuários do programa. METODOLOGIA

6 300 questionários com os participantes do projeto de 7 a 15 anos. (divididos em 6 unidades) 180 questionários com os pais participantes do projeto. (divididos em 6 unidades) METODOLOGIA

7 Além disso, foram aplicados questionários também com 70 beneficiados pelo projeto. METODOLOGIA

8 ISSO É SATISFAÇÃO!!!!

9 Ex- usuários Beneficiados pelo programa Pais Crianças

10 Por quê o “Todos por Todos”?

11 Ex- usuários Beneficiados pelo programa Pais Crianças

12 Aspectos Positivos do Projeto

13 Ex- usuários Beneficiados pelo programa Pais Crianças

14 PONTO ALTO DO PROJETO: OS PROFESSORES

15 Ex- usuários Beneficiados pelo programa Pais Crianças

16 Aspectos Negativos do Projeto

17 Ex- usuários Beneficiados pelo programa Pais Crianças

18 AVALIAÇÕES ESPECÍFICAS DE CADA PERFIL

19 Crianças Participantes

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22 Ex-usuários do Programa

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25 Beneficiados pelo Programa

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29 Pais de Participantes

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36 Após a análise dos dados da pesquisa, pode-se afirmar que o Projeto “Todos por Todos” é extremamente bem avaliado, tanto pelos ex-participantes, quanto pelos atuais participantes, pelos beneficiários e pelos pais. O principal meio de conhecimento do projeto, verificado em todos os segmentos investigados é através de amigos. Este dado privilegia o “boca a boca” como parte essencial do processo de multiplicação sobre a existência do projeto. O grande diferencial identificado no Projeto “Todos por Todos – Educando além da Escola ” nesta pesquisa é o grupo de professores / instrutores. Este diferencial é apontado como um dos principais pontos positivos do projeto, e em geral, serve como assunto de conversas entre pais e filhos participantes. Estas conversas são bastante positivas em relação aos professores na avaliação dos pais. A principal influência na vida das crianças e jovens participantes do projeto identificada nesta pesquisa foi no âmbito escolar e comportamental. Pelo fato de oferecer novas formas de conhecimento e aprendizado, evitando com que as crianças fiquem na rua ou sozinhos em casa, o projeto “Todos por Todos” permite mudanças no comportamento em relação ao tempo que dedicam ao estudo. Este dado é mais evidente no segmento de pais, que apontam que os filhos passaram a estudar mais em casa, a tirar notas mais altas, a serem mais obedientes, serem mais ativos e passarem menos tempo na rua.

37 Os dados da pesquisa apontam também para um alto envolvimento dos participantes e pais no projeto, uma vez que as atividades desenvolvidas são os principais pontos de conversa entre pais e filhos, apontando para a participação e valorização do projeto no cotidiano dos investigados. Os benefícios do projeto apontados na pesquisa são amplos e envolvem desde conhecimento a benefícios sócio-educativos. O mais apontado, entretanto, é o aumento e melhoria do conhecimento / aprendizado. Os pais, além destes benefícios, apontam os ganhos no desenvolvimento e convivência social dos seus filhos. A avaliação geral propiciada pela pesquisa é que o projeto “Todos por Todos – Educando além da Escola” traz uma contribuição fundamental para o desenvolvimento de seus participantes, seja no âmbito direto, propiciando melhorias no conhecimento e aprendizados específicos como informática, por exemplo, seja no âmbito indireto, e talvez mais importante, que é da formação individual. Através das atividades que desenvolve, instrumentais e culturais, o projeto gera mudanças comportamentais que tendem a se consolidar por toda a vida do indivíduo atendido, uma vez que permite a diminuição à exposição a agentes externos negativos não propiciando que as crianças e jovens permaneçam na rua e desenvolve educação no sentido amplo, instrumental e comportamental, com valores e conhecimentos transformadores.

38 Neste sentido, a presença do professor / instrutor se mostra peça fundamental e é a base de construção da imagem e solidez do projeto “Todos por Todos – Educando além da Escola”, como identificado na pesquisa. São estes profissionais o principal atributo diferenciador do projeto e o ponto mais valorizado e conceituado do mesmo. O investimento na contratação, treinamento, valorização e motivação destes profissionais é ponto fundamental para o desenvolvimento e consolidação do projeto “Todos por Todos – Educando além da Escola”. É PERCEPTÍVEL QUE AS PREMISSAS DO PROJETO ESTÃO TODAS SENDO CUMPRIDAS: - Inclusão social já que todos participam; - Relações sociais de respeito e reciprocidade; - Estrutura: o professor mantém suas atividades na integralidade;


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