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Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.

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Apresentação em tema: "Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC."— Transcrição da apresentação:

1 Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC

2 PNEA Art. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Sustentabilidade socioambiental Idéia multifacetada de sociedades sustentáveis: socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservam entre si relações de interdependência e diversidade. O conceito de sociedades sustentáveis inclui, além da sustentabilidade ecológica, ambiental e demográfica, os aspectos sociais, culturais, espirituais e políticos capazes de garantir o bem-viver das pessoas, a cidadania e a justiça distributiva, para a atual e as futuras gerações. Alguns conceitos

3 Abordagem sistêmica, transversal, interdisciplinar e transdisciplinar em todos os níveis modalidades de ensino, bem como na formação inicial e continuada de professores e demais profissionais da educação. Meio ambiente não pode ser resumido a ecologia, área da biologia, ou a natureza, base de sustentação da vida na biosfera. Trata-se de uma área de ação na qual precisamos tomar decisões políticas, práticas e éticas. Fundamentos pedagógicos

4 Política / Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA / ProNEA) Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável – 2005-2014, iniciativa das Nações Unidas (UNESCO). Marcos conceituais internacionais e nacionais

5 Constituição Federal de 1988 - art. 225, §1º, inciso VI. Lei nº 6.938, de 31/08/1981 – Política Nacional de Meio Ambiente Lei nº 9.394, de 20/12/1996 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) – 1997. Lei nº 9.795 de 27/04/1999 – Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Lei nº 10.172, de 09/01/2001 – Plano Nacional de Educação – PNE Decreto nº 4.281 de 25/06/2002 – Regulamenta a Lei 9.795/2002 (PNEA) Decreto n° 7.083, de 27 de janeiro de 2010 Plano Nacional sobre Mudança do Clima – 2009 Plano Nacional de Educação – PNE 2011-2020, Projeto de Lei nº 8.035/10 – princípio “promoção da sustentabilidade socioambiental. Fundamentos legais

6 Professores Capacitados – formação continuada de professores e outros profissionais da educação. - Presencial: 2004 a 2007 – 36.700 professores participantes dos seminários FI, FII e FIII (40h) - A distância - Rede de Educação para a Diversidade – UAB/CAPES - 2008/2009 – 4.000 vagas ofertadas (Edital 01/2008) Educação Ambiental (aperfeiçoamento) 2010 – 4.195 vagas ofertadas--- 1.690 curso de EA --- 2.505 curso Escolas Sustentáveis e Com-vida. Escolas / estudantes / municípios participantes dos processos de Conferência Infanto-juvenil: I CNIJMA – 15.452 escolas/ 4.543.000 est./ 3573 municípios II CNIJMA – 11.475 escolas/ 3.040.000 est. / 2865 municípios III CNIJMA – 11.600 escolas/ 3.116.000 est./ 2763 municípios Conferência Internacional Infanto-juvenil – Vamos Cuidar do Planeta, 47 países participantes, 323 estudantes e 110 professores. 4.000 Com-vidas formadas (Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida formadas nas escolas). Institucionalização da EA – 18 estados com política e/ou programa de EA. INDICADORES

7 Visão Sistêmica de Educação Ambiental no MEC Ações Estruturantes Com-Vida Coletivos Jovens Ciência & Tecnologia Difusa Conferências nas Escolas Mobilização Formação Continuada Presencial/EaD Material Didático Intervenção Escolas sustentáveis Programa Vamos cuidar do Brasil – visão sistêmica

8 FOCO: Estratégia da Educação para a Redução de Riscos e a Proteção das Comunidades. inserção no círculo virtuoso / visão sistêmica dimensões i.conhecimentos científicos / formação em ciências; ii.parcerias estratégicas locais; iii.construção de espaços educadores sustentáveis / preparação das edificações. Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas 2011

9 Vídeo-Seminário sobre a Estratégia interministerial- 14 de julho -- MI, MCT, MMA, MS, Casa Civil PR + representantes estaduais e sociedade civil. Passo a Passo para a Conferência + EaD Recursos a estados e polos municipais para Oficinas de formação, Conferências Municipais e Estaduais (2012). IV Conferência Infantojuvenil – Vamos cuidar do Brasil Cuidar e proteger: educação ambiental para a redução de riscos

10 Gestão Energia, transporte consumo saneamento, resíduos sólidos democracia equidade Espaço educador sustentável integridade Currículo PPP Com-Vida A partir do meio ambiente Sustentabilidade – coerência entre os eixos ESCOLA Escolas Sustentáveis

11 - Difícil de entender; me dizem, é a sua poesia, o senhor concorda? - Para entender nós temos dois caminhos: o da sensibilidade que é o entendimento do corpo; e o da inteligência que é o entendimento do espírito. Eu escrevo com o corpo. Poesia não é para compreender mas para incorporar Entender é parede: procure uma árvore. Manoel de Barros - Arranjos para Assovio, 1980, XV, p. 37


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