A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante como segmento social que deve ser objeto de cuidados e de políticas públicas específicas, as quais confiram sustentabilidade às dinâmicas de constituição subjetiva, sociocultural, política e acadêmico-profissional deste segmento. Neste sentido, são estruturadas ações a partir de quatro eixos: 1) Assistência ao estudante; 2) Ações afirmativas; 3) Ações artístico-culturais e esportivas; e 4) Atenção integral à saúde do estudante. 02

2 Organização Administrativa 03 Célula de Assistência ao Estudante: Esta Célula elabora instrumentos para a qualificação da permanência do estudante na UECE a partir das seguintes estruturas: Restaurante Universitário; Residência Universitária; Creche; Programa de Bolsas de Estudos e Permanência Qualificada. Célula de Ações Afirmativas: Realiza estudos e pesquisas sobre o perfil econômico, social e cultural dos estudantes; fomenta debates acerca das formas de discriminação social, racial, étnica e de gênero na UECE; contribui para a implantação de ações afirmativas por meio de seminários, mobilizações e visitas aos campi. Célula de Atenção Integral à Saúde do Estudante: Ação estratégica de apoio ao estudante visando a contribuir na saúde integral do estudante. Diz respeito à interação de vários aspectos psicossociais e pedagógicos, focando tanto em ações preventivas quanto mediando ações voltadas para o atendimento emergencial no tocante à saúde/doença do estudante. Célula de Ações Artístico-Culturais e Esporte: Por meio da cultura e do esporte, busca fortalecer a apropriação/a invenção de formas de sociabilidades juvenis – constituídas por categorias cognitivas, perceptivas e afetivas próprias – aliadas aos conhecimentos voltados à formação acadêmica e ao desempenho profissional. SecretariaPró-Reitor Célula de Assistência ao Estudante Célula de Ações Afirmativas Célula de Ações Culturais e Esporte Célula de Atenção Integral à saúde do estudante Conselho de Política Estudantil

3 Assistência ao Estudante Célula de Assistência ao Estudante: Em 2014 foram ofertadas 900 bolsas de permanência universitária (600 na Capital e 300 nos Campi do Interior) no valor de R$400,00. O Programa de Bolsas de Estudo e Permanência desenvolve o Projeto Estudante Solidário, aonde desenvolverá o trabalho solidário, em células de trabalho, a partir de preparação prévia dos grupos, na rede pública de ensino. O Restaurante Universitário fornece em média 1.800 refeições diárias no Campus do Itaperi e 400 para o refeitório do Campus Fátima. Os Restaurantes de Limoeiro do Norte e de Crateús estão em construção. Elaboração da Resolução 530/2014 que regulamenta a concessão de Auxílio Financeiro para Participação de estudantes de graduação em eventos acadêmicos, científicos, artísticos- culturais e esportivos. 04 Célula de Ações Afirmativas: Célula de Atenção Integral à Saúde do Estudante: Célula de Ações Artístico-Culturais e Esporte O estudante é atendido por uma assistente social, sem agendamento prévio, como primeiro contato para os serviços disponibilizados na Célula. Este Programa desenvolve ações em Fortaleza e na Faculdade de Educação de Crateús – FAEC. As ações totalizam cerca de 336 atendimentos individuais nas duas unidades. A I Feira das Profissões, realizada em 2013, contou com a participação de xx cursos de graduação, e com uma média de xx estudantes do ensino médio e de cursinhos pré- vestibulares. Realização do II e II Seminário de Adesão ao ENEM, SISU e Cotas. Realização da Semana de Integração com o tema: “ENEM, SISU e Cotas: Possibilidades e implicações do processo de adesão”. Elaboração do documento de adesão ao sistema de seleção ENEM. Realização do I Censo Discente da UECE. Elaboração da Resolução 1097/2014 que regulamenta a utilização dos espaços físicos e equipamentos para promoção de eventos acadêmicos, artísticos, científicos, culturais, esportivos, comemorativos, sindicais e de formação política na UECE. Discussão e elaboração do projeto dos Jogos Universitários da UECE. Realização do Projeto Cine Imaginário. Apoio na realização de eventos festivos na Universidade.


Carregar ppt "Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google