A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Que SubstantivoPronomeConjunção Pronome relativo AdvérbioPreposiçãoInterjeição Partícula de realce.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Que SubstantivoPronomeConjunção Pronome relativo AdvérbioPreposiçãoInterjeição Partícula de realce."— Transcrição da apresentação:

1 que SubstantivoPronomeConjunção Pronome relativo AdvérbioPreposiçãoInterjeição Partícula de realce

2 Substantivo: Quando na função de um substantivo, será sempre acentuada graficamente: Este caso tem um quê de mistério. Advérbio de intensidade: Relaciona-se a um adjetivo ou advérbio, assumindo o valor de quão e exercendo a função de adjunto adverbial de intensidade: Que lindo está seu penteado! Que bem elaborado este quadro! Preposição Equivalendo a “de” liga dois verbos em locução: Temos que resolver a lista de exercícios.

3 Interjeição: Quando exprime de maneira sintética e inarticulada um sentimento, uma emoção: Quê! Não acredito que você não irá à festa! Partícula expletiva ou de realce: Neste caso poderá ser retirado da frase sem que haja alteração de sentido da mesma. Geralmente é representado pela locução é que: Quantas surpresas que a vida nos traz. O que é que você disse? Vocês é que são os interessados no assunto.

4 Pronome adjetivo interrogativo: Liga-se a substantivos em frases interrogativas, podendo ser substituídos por: qual, quais, exercendo a função de adjunto adnominal: Que funcionários não compareceram à reunião? Que presente você comprou para o aniversariante? Pronome substantivo interrogativo: Liga-se a verbos em frases interrogativas, exercendo a função de substantivo: Que relatas sobre o passeio? Em que acreditar se tudo parece perdido? Pronome adjetivo indefinido: (quanto) Liga-se a substantivos em frases exclamativas, desempenhando a função de adjunto adnominal. Que calor faz nesta cidade! Que disposição têm aqueles atletas!

5 Conjunção: Como tal, caracteriza-se ora como coordenativa, ora como subordinativa. Trata-se de um mero conectivo, o qual não exerce nenhuma função sintática: * Coordenada aditiva – possui valor de “e”: Pensa que pensa, mas não consegue encontrar uma solução. * Coordenada adversativa – valor de “mas”: Todos, que não ele, são culpados pelo incidente. * Coordenada explicativa – valor de “pois”: Estudem bastante, que o conteúdo programático está complexo. Subordinativa integrante – introduz a oração subordinada substantiva: Desejo que você consiga atingir suas metas. É importante que ele compareça à reunião.

6 * Subordinativa causal – possui valor de “porque”, “já que”: Apressados que estávamos, não pudéramos esperar. Subordinativa comparativa – equivale à expressão “do que”: A sua vontade é maior que sua possibilidade. * Subordinativa temporal – assume o valor de “desde que”, “desde quando”: Fazia dois anos que ele chegara. * Subordinativa concessiva – apresenta sentido equivalente a “embora”, “ainda que”: Insignificante que seja a proposta, precisamos analisá-la. * Subordinativa consecutiva - admite a posposição da locução em consequência: Era tão sem compromisso que (em consequência) foi demitido do trabalho.

7 São de grande valia na composição de textos, pois permitem a retomada de termos, evitando a repetição vocabular, que pode tornar o texto pesado e enfadonho. PRONOME RELATIVO Os pronomes relativos substituem um termo que já foi mencionado na oração principal de um período composto por subordinação ( antecedente ).

8 Funções sintáticas do “que”

9

10 A garota que lhe telefonou não quis se identificar.  - A garota não quis se identificar.  - A garota lhe telefonou.

11 As crianças com que Pedro brincava moram neste condomínio há muitos anos.  - As crianças moram neste condomínio há muitos anos.  - Pedro brincava com as crianças.

12 As páginas que estavam rasgadas continham informações muito relevantes para mim. As páginas estavam rasgadas. sujeito QUE = sujeito

13 Os móveis que perdemos na enchente farão muita falta a todos agora. Perdemos os móveis na enchente. objeto direto QUE = objeto direto

14 AGORA TENTE VOCÊ :  Os trabalhos que faço me dão prazer.  Fortaleza, que é a capital do Ceará, é uma linda cidade.

15 objeto direto: Os trabalhos [que faço] me dão prazer. que substitui os trabalhos faço os trabalhos os trabalhos: objeto direto sujeito: Fortaleza, [que é a capital do Ceará], é uma linda cidade. que substitui Fortaleza Fortaleza é a capital do Ceará Fortaleza – sujeito

16 Este é o livro a que me referi na aula. Referi-me ao livro na aula objeto indireto Que = objeto indireto

17 É este o documento sobre o que há dúvidas? Há dúvidas sobre o documento Complemento nominal Que = complemento nominal

18 AGORA TENTE VOCÊ:  As pessoas de que gostamos compareceram à festa.  O filme a que fizeram referência foi premiado.

19 objeto indireto: As pessoas [de que gostamos] compareceram à festa. quem substitui as pessoas gostamos das pessoas das pessoas: objeto indireto) complemento nominal: O filme [a que fizeram referência] foi premiado. que substitui o filme fizeram referência ao filme ao filme: complemento nominal)

20 O pessimista que eu era deu lugar a um sonhador. Eu era o pessimista. Predicativo do sujeito Que = predicativo do sujeito

21 Quero que conheça a cidade em que nasci. Nasci na cidade Adjunto adverbial Que = adjunto adverbial

22 O lugar por que fomos atraídos é paradisíaco. Fomos atraídos pelo lugar. Agente da passiva Que = agente da passiva

23 Agora tente você:  Os mosquitos por que temos sido picados transmitem alguma doença?  Ele não é mais o político honesto que era antes.  Deve-se aguardar o momento em que todos estejam dormindo.

24 Agente da passiva Os mosquitos por que temos sido picados transmitem alguma doença? Temos sido picados pelos mosquitos. (Agente da passiva) Predicativo do sujeito Ele não é mais o político honesto que era antes. Ele era antes político honesto. (predicativo do sujeito) Adjunto adverbial Deve-se aguardar o momento em que todos estejam dormindo. Todos estejam dormindo no momento. (Adjunto adverbial)

25 Há duas ocorrências do pronome “que” no quadrinho. Eles exercem, respectivamente, as funções de: a) sujeito, objeto direto b) objeto direto, objeto indireto c) complemento nominal, sujeito d) objeto indireto, sujeito e) sujeito, sujeito

26 1. No período "Avistou o pai, que caminhava para a lavoura", a palavra que classifica-se sintaticamente como: a) Objeto direto b) Objeto indireto c) Sujeito d) Complemento nominal e) Predicativo 2. Em “A enxada com que ele costumava trabalhar foi-lhe roubada.”, a palavra destacada exerce a função de: a) Sujeito b) Objeto direto c) Adjunto adverbial d) Complemento nominal

27 4. (UFRJ) — Qual a diferença sintática entre os termos destacados em: "não serás mais o que és" e "abismo que cavaste a teus pés’. 5. (FUVEST-SP) - Nos trechos: "...Bebi o café que eu mesmo preparei..." e "... pensando na vida e nas mulheres que amei" a palavra que tem a mesma função sintática? Sim ou não? Justifique.

28

29 SUBSTANTIVO Ele sempre tem um SE antes de qualquer resposta. Não sei se posso usar um SE nesta frase.

30 * Índice de Indeterminação do Sujeito: vem acompanhando um verbo transitivo indireto, um verbo intransitivo (sem sujeito claro), um verbo de ligação ou um transitivo direto, em casos de objeto direto preposicionado. Serve para indicar que o Sujeito da oração é indeterminado. A voz é ativa. Neste caso, caso seja feita a tentativa, não é possível pôr a oração na voz passiva analítica. - Necessita-se de voluntários para o hospital. (VTI) - Neste lugar se é tratado como um animal. (VL) - Ainda se corre o risco de perder o oxigênio. (VI) - Ama-se a Deus. (VTD – objeto direto preposicionado)

31 * Partícula apassivadora: acompanha verbo transitivo direto e serve para indicar que a frase está na voz passiva sintética. Para comprovar, pode-se colocar a frase na voz passiva analítica, como está feito abaixo. - Consertam-se roupas. (voz passiva analítica: roupas são consertadas) - Alugam-se casas e apartamentos. (casas e apartamentos são alugados)

32 * PRONOME REFLEXIVO André machucou-se. (pronome pessoal reflexivo) Os cachorros feriram-se uns aos outros. (pronome pessoal recíproco)

33 Parte integrante do verbo (verbos pronominais) Os criminosos arrependeram-se. (Enganar-se, mudar-se, pentear-se, casar-se, divorciar-se, sentar-se, orgulhar-se, atrever-se, indignar-se, queixar-se)

34 * A partícula SE como partícula expletiva Os alunos riram-se. Foi-se embora sem avisar. Murcham-se as flores. * Em construções com esta, a partícula SE não possui função sintática, é chamada de expletiva, pois é usada apenas como um realce estilístico.

35 Conjunção integrante: inicia oração subordinada substantiva. - Perguntei se ela tinha troco. - Saberei se você não fizer a prova. Conjunção adverbial condicional: introduz uma oração adverbial condicional e serve para indicar a condição. - Se você quiser, nós vamos embora. - Só libero sua compra se você me mostrar o comprovante de pagamento.

36 Sujeito acusativo (de uma oração infinitiva) "Sofia deixou-se estar à janela.“ Fez-se reconhecer herdeira. O cego deixou-se levar pelo guia. É objeto direto de um verbo e sujeito de outro ao mesmo tempo.

37 Advérbio, adjunto adverbial de afirmação Você quer ganhar um carro? - Se quero!

38 * Função morfossintática * Objeto direto "Martinho se trancou por dentro, calado, esperando.“ - reflexivo: Machucou-se bastante. - reflexivo recíproco: Olharam-se ternamente. Objeto indireto "O chefe reservou-se um objetivo ambicioso: a chaminé.“ - reflexivo: Ele se atribui grandes poderes. - reflexivo recíproco: Deram-se as mãos na dança.

39 1. Assinale a opção onde “se” exerce a função de índice de indeterminação do sujeito: A) Gosta-se muito de doces por aqui. B) Comprou-se um novo prédio para a loja. C) Emprestou-se o dinheiro ao professor. D) Deixou-se sentar na soleira da porta. E) As roupas, os varais, tudo isso se foi, levado pela correnteza 2. Em todas as orações abaixo, a palavra “se” aparece como pronome reflexivo, exceto em: A) Os namorados beijavam-se calorosamente. B) Mãe e filha queriam-se muito. C) Suicidou-se numa noite de verão. D) Era-se feliz na fazenda. E) Cortou-se a pobre menina nos arames farpados.

40 1. O se é índice de indeterminação do sujeito na frase: a) Não se ouvia o sino. b) Assiste-se a espetáculos degradantes. c) Alguém se arrogava o direito de gritar. d) Perdeu-se um cão de estimação. e) Não mais se falsificará tua assinatura. 2. O se é pronome apassivador em: a) Precisa-se de uma secretária. b) Proibiram-se as aulas. c) Assim se vai ao fim do mundo. d) Nada conseguiria, se não fosse esforçado. e) Eles se propuseram um acordo.


Carregar ppt "Que SubstantivoPronomeConjunção Pronome relativo AdvérbioPreposiçãoInterjeição Partícula de realce."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google