A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISAB e e-SUS AB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISAB e e-SUS AB."— Transcrição da apresentação:

1 SISAB e e-SUS AB

2 Legislação A Portaria nº , DE 10 de Julho de 2013 do Ministério da Saúde institui o SISAB e o e-SUS AB.

3 PMAQ A Nota Técnica do DAB de 30 de setembro de dispõe sobre a porcentagem da certificação do PMAQ para os municípios que implantarem o sistema e-SUS. Para essas equipes a avaliação fica assim: 10% AMAQ 08 Indicadores de Desempenho Padrões de Implantação na Avaliação Externa 70% Avaliação Externa

4 O que é? O e-SUS AB é um sistema criado pelo Ministério da Saúde - Departamento de Atenção Básica com a finalidade de reestruturar a coleta de dados em saúde e gerar relatórios que vão subsidiar a gestão na tomada de decisões e qualificar os processos de trabalho e melhorias do atendimento.

5 O sistema conta com duas versões diferentes e complementares e com as Fichas para a coleta de dados simplificada.

6 Versões do e-SUS CDS – Coleta de dados simplificada. É a versão na qual vão ser digitados os dados coletados nas Fichas.

7 Versões do e-SUS PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão. Versão online do sistema. Nela são importados os dados digitados na versão CDS, ficando assim disponíveis na base nacional.

8 Implantação do e-SUS Para implantar o sistema é preciso entrar no site do DAB na página específica do e-SUS. Nela encontramos as versões para download e a documentação necessária para a implantação (fichas e manuais) e o acesso ao Sistema de Controle da implantação do e-SUS. Também encontramos seis cenários de implantação do sistema, fazendo com que a implantação possa ser realizada em diferentes realidades de estrutura física (rede de computadores e internet).

9 Primeiros passos O primeiro passo para a implantação do e-SUS é a identificação do cenário ideal para a realidade do município em questão. O planejamento prévio do fluxo de dados é imprescindível. Definir como e onde serão digitados os dados coletados (centralizado ou descentralizado) antes de iniciar a coleta de dados.

10 Instalação dos Sistemas
Depois de escolhido o cenário e fazer o download dos sistemas vêm a instalação dos mesmos. A versão CDS não pede login e senha de acesso. Basta instalar e utilizar. A versão PEC necessita de algumas configurações prévias. Algumas delas realizadas no Sistema de Controle de instalação do e-SUS, outras pelo telefone 136.

11 e-SUS PEC No site do DAB acesse o link do Sistema de Controle de Implantação do e-SUS.

12 Siga os três passos no Sistema de Controle de Instalação do e-SUS:
Responder ao questionário Geral Preencher o Plano de implementação por UBS Realizar o Cadastro de técnico

13 Depois de seguir os três passos, os técnicos cadastrados devem ligar no 136 para pegar a senha de acesso. O passo seguinte é extrair a pasta do e-SUS PEC do arquivo zipado. Dentro da pasta deve-se executar o arquivo esus-pec- win32 (ou win64, de acordo com a configuração de seu computador). Minimize a tela de comando que se abriu e abra o navegador de internet com o seguinte endereço:

14 No primeiro acesso ao e-SUS PEC o sistema pedirá algumas informações:
Tipo de estabelecimento Usuário Senha Chave e contra-chave. Você deverá ligar no 136, passar a chave e receber a contra-chave para validação da instalação.

15 Exportação Os dados das fichas que foram digitados na versão CDS devem ser importados dentro da versão PEC. Como essa versão é online, ela funciona como exportador de dados para a base nacional, uma vez que os dados forem importados nela, já estão constando na base nacional.

16 Relatórios O Datasus ainda não disponibilizou nenhum site onde possam ser vistos de maneira sintética os dados que foram lidos nas exportações como acontece com o SIAB, mas o sistema PEC conta com dois tipos de relatórios: Relatório de Procedimentos Relatório de cadastro

17 Contatos: giseliserrado@hotmail.com e cg.galvao@ig.com.br
Obrigada! Contatos: e


Carregar ppt "SISAB e e-SUS AB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google