A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARACTERÍSTICAS MISSIONÁRIAS DA IGREJA DE ATOS Héber Negrão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARACTERÍSTICAS MISSIONÁRIAS DA IGREJA DE ATOS Héber Negrão."— Transcrição da apresentação:

1 CARACTERÍSTICAS MISSIONÁRIAS DA IGREJA DE ATOS Héber Negrão

2 O Espírito Santo O Espírito Santo é o direcionador da obra da Igreja no livro de Atos. Ele mantém a coerência e a constância entre a Obra de Cristo e a Obra da Igreja. Ele é o poder que move os cristãos a continuarem o plano de salvação. Ele é o substituto de Cristo para a Igreja.

3 O Espírito Santo “Da mesma forma que o Espírito de Deus estava vivo na vida de Jesus desde o momento de sua concepção para dar autoridade a suas palavras e atos poderosos, o Espírito de Deus estará presente com os discípulos de Jesus enquanto eles tomam sobre si a cruz e o seguem [...]. Ele substitui a presença física de Jesus para seus discípulos, para que eles não se sintam em desvantagem por Jesus não mais estar fisicamente presente entre eles.” (FRANK THIELMAN)

4 Seqüência Evidente: Espírito Santo substitui Cristo para a Igreja A Igreja (orientada pelo Espírito Santo) continua a obra de Cristo na terra.

5 O Espírito Santo Lista de Atuações do Espírito Santo: No começo da Igreja, trazendo 3.000 depois 5.000 pessoas ao Evangelho – 2.41,44 Deu ousadia a Pedro para testemunhar em meio à perseguição – 3.11-26 Deu generosidade aos cristãos primitivos – 4.32-37 Levou o evangelho ao primeiro lar gentio – 11.12 O Evangelho alcançou a Etiópia e África 8.27- 29

6 O Espírito Santo Lista de Atuações do Espírito Santo: As igrejas na Judéia, Galiléia e Samaria se estabeleceram firmemente - 9.31; A igreja de Antioquia passou a enviar vários missionários - 11.22-26; O amor mútuo dos primeiros cristãos manifestou-se através da coleta para os pobres da profecia de Ágabo - 11.28-29; A igreja de Antioquia lançou seu programa missionário - 13.2; Paulo venceu Elimas o mágico, em Chipre - 13.9

7 O Espírito Santo Lista de Atuações do Espírito Santo: Os apóstolos alegraram-se com a perseguição em Antioquia da Pisídia (13.50-52); Os apóstolos reconheceram a obra realizada por Deus entre os gentios e pronunciaram liberdade da lei para os cristãos gentios (15.28); Paulo foi impedido de continuar na Ásia, sendo dirigido à Europa; um marco missionário significante (16.6-10); Os líderes foram escolhidos para tomar conta da igreja local em Éfeso (20.28)

8 O Espírito Santo A Igreja primitiva não foi forçada ou coagida a testemunhar, eles foram movidos por uma força interna. A Grande Comissão não era uma ordenança missionária, antes era uma promessa de que os discípulos seriam revestidos de poder pelo Espírito Santo e como conseqüência imediata disso eles testemunhariam.

9 O Espírito Santo A missão é a conseqüência direta do derramar do Espírito. “O Espírito torna-se o catalisador, a força orientadora e motriz da missão. A cada ponto a missão da igreja é tanto inspirada quanto confirmada por manifestações do Espírito” (DAVID BOSCH)

10 Batismo e Admissão Para a igreja primitiva o batismo era um sinal da admissão do neófito à fé cristã. [At 2.38] O batismo também adquire um sentido missionário, pois apresentava o arrependimento, a remissão dos pecados em nome de Jesus e o dom do Espírito Santo que é a salvação.

11 Batismo e Admissão A maneira para se fazer parte da Igreja era somente pela salvação através da fé em Cristo, o batismo era somente uma demonstração pública dessa nova fé. A importância de uma continuidade de 12 apóstolos para liderar a igreja. Não é administração eclesiástica Compara o novo povo de Deus com o antigo povo de Deus (12 tribos de Israel)

12 O Testemunho de Jesus Testemunha = Discípulo, seguidor Testemunho = mensagem O Kerigma apostólico: O centro é Cristo Ressurreição de Cristo Arrependimento e perdão dos pecados Kerigma Paulino: A Cruz de Cristo A Obra de Cristo: redenção, justificação, etc.

13 O Testemunho de Jesus Padrão do Kerigma apostólico: 1. Os judeus reconheciam a divindade de Jesus – 2.22 2. Os judeus o mataram – 2.23 3. Deus o ressuscitou – 2.24,32 4. Deus o levou aos céus – 2.33 5. Os judeus foram responsáveis pela morte de Cristo – 2.36 6. O perdão poderia vim através do arrependimento e perdão dos pecados – 2.38

14 O Testemunho de Jesus Identificação dos discípulos com Jesus Eles agiam no nome de Jesus “A obra dos apóstolos é, desse modo, uma continuidade da obra de Jesus, por meio da qual os sinais do reino de Deus são manifestados e a salvação torna-se efetiva na vida das pessoas por meio da pregação de seus seguidores.” (HOWARD MARSHALL)

15 Evangelização Dois públicos para a evangelização Judeus Gentios Aos Judeus: Testemunho apostólico Exposição pública Conversas informais Reuniões em casas

16 Evangelização Aos Judeus Forte rejeição da mensagem dos apóstolos “Quando os judeus rejeitaram o evangelho, Deus os rejeitou, fato este que foi simbolizado quando os missionários sacudiram contra eles o pó dos seus pés e se voltaram aos gentios.” (HOWARD MARSHALL) Em cada cidade Paulo procurava inicialmente uma sinagoga para ensinar. Somente depois de ser rejeitado ele passava a ensinar os gentios.

17 Aos Gentios Primeiros enviados: Filipe em Samaria e com o Etíope– At 8 Comissão de Saulo aos gentios- At 9.15 Pedro a Cornélio – At 10 Cristãos de Chipe e Cirene – At 11.20 Igreja de Antioquia envia seus missionários –13.2 Testemunho Paulino Gentios tinham a mentalidade do gnosticismo

18 Evangelização Aos Gentios 1. Hesitação por parte os apóstolos pra anunciar o evangelho aos gentios 2. Deus demonstra poderosamente aos apóstolos que o evangelho também deve alcançar os gentios 3. Os apóstolos passam a dar valor à evangelização dos gentios.

19 Liderança da Igreja Estabelecimento de liderança nas igrejas. “E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade [Derbe] e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus. E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.” (At 14.21-23).

20 Os apóstolos eram os Líderes de Referência A Igreja ainda não estava tão bem estruturada como instituição. Eles tinham a responsabilidade de autenticar o cristianismo em outras cidades – 8.14,15 Paulo esperou que a Igreja de Jerusalém reconhecesse a importância de alcançar os gentios. – 11.18

21 Liderança da Igreja Os apóstolos eram os Líderes de Referência “A autoridade apostólica no estabelecimento de igrejas entre os não-judeus é, obviamente, importante para Lucas [..]. Os apóstolos são o núcleo o testemunho que vão proporcionar continuidade entre a história de Jesus e a da igreja; seu papel distintivo consiste em proporcionar um elo autorizado entre Jesus e a Igreja.” (DAVID BOSCH)

22 Mensagem Contextualizada O sermões eram apresentados de acordo com o público alvo Antioquia da Psídia (At 13.16-41): nessa ocasião Paulo pregou em uma sinagoga onde a maioria dos participantes era judia que conheciam a história do povo de Israel, guardavam suas leis e adoravam a Jeová. Ele iniciou seu sermão elogiando os judeus daquela cidade por adorarem ao Deus verdadeiro e não criticando por não aceitarem a divindade de Jesus

23 Mensagem Contextualizada Antioquia da Psídia (At 13.16-41): A crença num único Deus que havia se revelado a Israel Conhecimento do Antigo Testamento que consideravam Palavra Inspirada do próprio Deus Conhecimento da história de Israel Obediência a Lei de Moisés como sendo os mandamentos de Deus Esperança no Messias prometido pelos profetas Crença no dia do julgamento divino Conhecimento de João Batista Conhecimento sobre a vida de Jesus de Nazaré

24 Mensagem Contextualizada Em Atenas (At 17.22-31) Paulo não começou atacando o politeísmo dos atenienses, nem os desprezou. A idéia inicial de Paulo foi perguntar “o que está correto na maneira de pensar dos atenienses?”, e “o que eu posso elogiar do seu estilo de vida?”. Paulo chegou com a mente e o coração abertos, com predisposição para amá-los e a mostrar-lhes o evangelho a partir de pontos positivos da visão de mundo deles.

25 Mensagem Contextualizada Em Atenas (At 17.22-31) Eram pessoas religiosas Tinham um grande desejo de adorar e conhecer a Deus Acreditavam que Deus é maior e mais poderoso que as pessoas Acreditavam que Deus não é dependente de ofertas dos humanos Entendiam que Deus não precisa de uma casa para morar Valorizavam a dignidade humana, aceitando que existe uma qualidade divina nos seres humanos. Por fim Paulo lhes deu a conhecer o Deus até então desconhecido

26 Mensagem Contextualizada Contextualização no Vocabulário e nos métodos de comunicação do povo: Judeus e gentios prosélitos em Antioquia At 13.16-41 Na Colina de Marte com os Atenienses At 17.22-31 Deus v.16,17,21,26,30,33,34,37 – Paulo usa o termo de vasto conhecimento dos judeus e gentios prosélitos para se referir ao Senhor Deus. “O divino” vv.23,29 – Paulo iniciou com esta expressão usada pelos gregos ao se referirem a alguma divindade. No entanto aprofundou o assunto sobre Deus se referindo a Ele como “Criador” e “Juiz de todas as coisas” no fim do seu discurso. Jesus v.23 – além deste nome, Paulo menciona outras duas referências a Jesus familiares aos judeus: Salvador e Promessa “o varão” v.31 – os gregos não conheciam Jesus Cristo, então Paulo se referiu a ele com um termo grego utilizado para “homem”.

27 Mensagem Contextualizada Judeus e gentios prosélitos em Antioquia - At 13.16-41 Na Colina de Marte com os Atenienses At 17.22-31 Citações do Antigo Testamento vv.34,35,41 – Paulo cita dois salmos (Sl 2 e 15) e um profeta (Habacuque) Citações literárias v.28 – ele citou dois poetas gregos em sua exposição: Epimênedes e Aratus. Estilo literário – Paulo usa uma narrativa com levantamento de dados históricos do povo de Israel pra comprovar a que Jesus é o Messias. Aliterações com a letra “p” – isso tornou o estilo do discurso de Paulo mais elevado e culto no grego clássico Termos judaicos – Paulo usando símbolos do povo judeu e mencionando personagens e fatos importantes na história da nação. Termos gregos – Paulo utilizou diversas outras expressões exclusivamente gregas em seu discurso na Colina de Marte.

28 Outras Estratégias Evangelização de Cidades-chaves Filipe em Samaria Pedro em Cesaréia Paulo em Antioquia e cidades do Oriente Evangelização de Pessoas-chaves Paulo e o procônsul em Chipre – 13.12 Filósofos em Atenas - 17.18 10 anos na Escola de Tirano – 19.9 Filipe e o alto oficial etíope - 8.27

29 Outras Estratégias Oração constante Decisões importantes – 1.24 Envio dos missionários – 13.2 Cristão recebem o Espírito Santo – 8.14,15 Conversão de Cornélio – 10.2 “Deus parece usar as orações de seu povo para fazer avançar sua obra de salvação ao longo do curso predeterminado, tanto quanto ele usa a proclamação de sua Palavra para reunir o povo que lhe pertence em um lugar determinado.” (DAVID BOSCH)


Carregar ppt "CARACTERÍSTICAS MISSIONÁRIAS DA IGREJA DE ATOS Héber Negrão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google