A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Protocolo de Leitura: Alunas: Marcela Aquino Simone Lucas Simone Lucas Thássia Pontes Thássia Pontes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Protocolo de Leitura: Alunas: Marcela Aquino Simone Lucas Simone Lucas Thássia Pontes Thássia Pontes."— Transcrição da apresentação:

1 Protocolo de Leitura: Alunas: Marcela Aquino Simone Lucas Simone Lucas Thássia Pontes Thássia Pontes

2 P1: Sara, você sabe me dizer quais são os cinco órgãos dos sentidos? SC: Visão, audição, olfato, paladar e tato. P1: Essa figura do espelho está relacionada a qual órgão do sentido? SC: Ao da visão. P1: Muito bem! Nessa imagem podemos perceber que a luz refletida no espelho volta aos nossos olhos, e isso nos permite ver a nossa imagem no espelho. Então, a partir disso você sabe me dizer quais são os fatores que influenciam a visão? SC: Hum... A luz! P1 inicia sua pesquisa fazendo uma pergunta à criança acerca do tema que será tratado no texto, assim ela percebeu o conhecimento que a menina possui. Logo depois utiliza de uma imagem no texto para transmitir um conhecimento à criança e assim relacionar com o órgão de sentido tratado no momento.

3 P1: Você lembra de mais algum? SC: Não. P1: Tudo bem! Agora lê aqui para mim. SC: “Os seres humanos são capaz..es de enxergar formas e cores. Em nossos olhos temos dois tipos de células: as células em formas de cones, que são responsável (responsáveis) por enxergarmos cores, e as células em forma de bastones (bastonetes), responsáveis por enxergarmos forma (formas).” P1: Então, por causa dessas células existentes em nossos olhos, podemos ver as formas e cores dessa foto neh!? Agora lê essa outra parte aqui. P1 procura saber se a criança conhece mais algum fator e vendo que a criança não conhece inicia a leitura, após a primeira parte lida, P1 faz um comentário afirmativo para lembrar algo que foi dito no texto e perceber se a criança prestou atenção e entendeu.

4 SC: “Mas os animais são todos.....não são todos iguais em relação ao sentido da visão. São poucos (os) que enxergam cores como os humanos. Os cachorros, por exemplo, enxerga (enxergam) o preto, o branco e tons de cinza. Os touros também.” P1: Então, os animais enxergam da mesma forma que os seres humanos? Eles enxergam as cores como nós? SC: Não...eles não enxergam cores. Novamente P1 Faz uma pergunta relacionada ao que a criança acabou de ler e isso permiti saber se a criança entendeu e assimilou aquilo que o trecho estava dizendo. P1: Você disse que os animais não enxergam nenhum tipo de cor? SC: Isso.

5 P1: Eles enxergam cores, mas não como os seres humanos tah?! Agora você sabe me dizer o que é isso? (telescópio) SC: Telescópio. P1: Muito bem! Você sabe qual a função do telescópio? SC: Aumenta a imagem que a gente está vendo por meio de lentes. P1: Ok! Agora lê aqui pra mim. P1 corrigi o que a menina entendeu de forma errada mostrando a ela qual foi o erro e assim prossegue no trabalho mostrando novamente outra imagem e fazendo um questionamento a respeito da imagem.

6 SC: “Os telescópios melhoram nossa visão permitindo que enxergamos (enxerguemos) melhor e mais longe. Já os microscópios permitem que enxerguemos o mundo microscópio (microscópico), inacessível à nossa visão, como os cromóssomos (cromossomos) mostrado (mostrados) no detalhe.” P1: Tá bom! Quando olhamos para essa figura aqui. Ou melhor, quando olhamos para uma sala, temos uma visão tridimensional do espaço. Você sabe como isso ocorre? SC: Eu sei que tridicionalmente (tridimensionalmente) são três lados. Mas não sei explicar como ocorre. P1: Tudo bem! Então lê esse trecho aqui. P1 ao perceber que a aluna não sabe explicar o porque do acontecimento de uma visão tridimensional do espaço pede que a criança continue lendo pois abaixo se explica e assim ela poderá se esclarecer.

7 SC:”Quando paramos para pensar se devemos ou não pular um buraco ou uma vela (vala), nossa decisão depende fundamental (fundamentalmente) de nossa capacidade de avaliar se essa distância não é muito grande para nossas habilidade física (habilidades físicas). É nossa visão tridi..dimensal...mensional que (nos) permite avaliar distâncias. Isso só é possível porque nosso cérebro processa as informações enviadas pelos nossos dois olhos e automatical...camente estima as distâncias.” P1: Agora vamos falar um pouquinho da audição. P2: Isso, você vai aprender mais sobre outro sentido! P2: Lê esse pedaço aqui, por favor! SC: “Graças ao sentido da audição podemos ouvir os sons da natureza e diferenciar sons graves de agudos, sons fortes de fracos (volumes altos (volume alto) e volume baixo), sons vindos de uma cachoeira de sons vindos de um automóvel etc.”.

8 P2: Pode continuar: SC: “Nossa audição é possível graças ao sistema acústico de que somos dotados. Mas podemos também auxiliar a audição com o uso de instrumentos. Para isso, usamos aparelhos eletrônicos como microfones, amplificadores e caixas acústicas, que podem tornar audível um som que antes era muito fraco para ser ouvido. Do mesmo modo que conseguimos enxergar trideimensio...tridimensionalmente, também podemos ouvir em este...estereo (estéreo), ou seja, podemos perceber a direção da qual vem o som. Por termos duas orelhas com uma certa distância entre elas, os sons, vindos de uma mesma fonte, são recebidos em instantes ligeiramente diferentes. Nosso cérebro é capaz de interpretar essas diferenças e avaliar de que direção vem o som, bem como a distância aproximada da fonte sonora. Por isso, quando ouve alguém dizendo seu nome, você automaticamente vira a cabeça para o lado de onde vem o chamado, como se soubesse a (de) an...antemão (o SC aparentemente desconhece a palavra) sua origem”.

9 P2: Ok! Muito bem! Gostaria de saber se você sabe me dizer por que nossa audição é possível? SC: Ah ta... Igual eu li? Por causa do nosso... É... Acho que é sistema acústico... não lembro muito. P2: É isso mesmo, parabéns! Nossa audição é possível porque temos um sistema acústico e o auxílio de vários instrumentos. Agora gostaria de saber se você acha que ter duas orelhas em vez de uma nos traz algum benefício? SC: Hum... Sei lá... Acho que sim. Se eu tivesse só uma orelha, ouviria tudo pela metade... aí ia cê ruim demais. P2 Pergunta novamente a respeito do que foi lido e a criança deduz que ela tinha que responder de acordo com o que leu, responde de forma muito direta e sem muitas explicações, Diz que não lembra. P2 completa sua resposta e faz mais uma pergunta pedindo sua opnião.

10 P2: Agora vamos perceber o mundo pelo olfato. SC: “Podemos sentir o mundo também pelo sentido do olfato. Quando entramos na cozinha, na hora em que estão tirando um bolo do forno, sentimos aquele cheirinho delicioso no ar. Os gases emitidos pelo bolo quente conduzem um cheiro que denuncia propriedades que associamos ao paladar e nossa boca se enche de água. Do mesmo modo, o olfato pode sugerir que nos afastemos de algum lugar quando o cheiro é ruim, como o cheiro de esgoto, de algum animal morto ou de produtos tóxicos. Nós temos uma parte da memória reservada para os odores. Assim, olhar uma foto sugestiva com alimentos, ou mesmo recordar de algum prato peti...petitoso (apetitoso), nos faz lembrar dos cheiros que eles exaltam (exalam). Alguns vaga-lumes têm hábitos diurnos. Assim, para o a macho, aquele brilho para atrair a fêmea perde sua utilidade durante o dia. Ele precisou, então, desenvolver outras estratégias para chegar até a sua candidata a namorada. Para isso, ele desenvolveu uma superantena com a qual é capaz de perceber, pelo olfato, o cheiro de algumas substâncias secretas (secretadas) pela fêmea. Esse recurso também é usado por outros animais”.

11 P3: Muito bem! Está cansada já? Estamos acabando! Como você percebeu nos trechos que leu, o olfato, do mesmo modo, que a audição, é usado por animais para encontrar parceiros. Gostaria que você me desse um exemplo. SC: “Deixa eu ver...espera aí...tava era quereno lembra o do...ah sei...é o do vaga-lume que teve que inventar aquela superantena...acho que só. P3 Usa novamente de um artifício com o intuito de perceber se a aluna prestava atenção no que estava lendo e pede um exemplo que foi citado no texto. P3: E agora vamos falar do tato. Pode ler esta parte aqui, por favor?

12 SC: “O tato é muito importante para nossa relação com o ambiente. Sem ele, nós nos machucaríamos com facilidade. É o tato que informa ao cérebro a temperatura e a textura dos objetos. Sem essa informação, nos queimaríamos com freqüência. É o tato que também informa ao cérebro a força com que devemos apertar as mãos para segurar um objeto. Sem esta informação, poderíamos esmagar os objetos ou deixar que eles caíssem de nossas mãos”. P3: Muito bem! Então o tato é importante por que tem a função de? SC: É... pode ser de...de contar ao cérebro quando tem um objeto muito quente encostando na gente...muitas outras coisas que não me lembro.

13 P3: Agora vamos falar do paladar! SC: “Pelo paladar, podemos sentir o gosto de todas as substâncias que colocamos na boca: a tampa da caneta que mordemos na hora da prova, o beijo da namorada ou do namorado, os alimentos e as bebidas. É o paladar, aliado ao olfato, que recebe as informações referentes ao sabor e as envia ao cérebro. Repelimos aquilo que não agrada ao nosso paladar e sentimos prazer ao saborear um prato que o cérebro elege como saboroso. Esse julgalmento (julgamento) que o cérebro faz sobre o gosto das coisas é muito pessoal e varia de um indivíduo para outro. Por isso é que algumas pessoas adoram doces e outras adoram verduras armagas (amargas)”.

14 “As plantas também se reproduzem, mas, ao contrário dos animais, não podem se locomover para encontrar um companheiro. Para o cruzamento de células masculinas e femininas, elas contam com a ajuda dos pássaros e dos insetos. Co...como...como? (Como?) Muitas flores produzem néc...néctar (uma substância açucarada) que é apreciado por alguns pássaros, como o beija-flor, isso (por insetos), como formigas e abelhas. Ao colher o néctar de uma flor, esses animais acabam carregando o pólen dessa flor. As células sexuais contidas no pólen são, assim, transportadas para outras flores, e as células masculinas acabam por fecundar as femininas”. P3: Tá cansada não é? Mas agora terminados. Você nos ajudou muito e aprendemos bastante com você! Obrigada!

15 FIM


Carregar ppt "Protocolo de Leitura: Alunas: Marcela Aquino Simone Lucas Simone Lucas Thássia Pontes Thássia Pontes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google