A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos hídricos Professora Vera Sanches

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos hídricos Professora Vera Sanches"— Transcrição da apresentação:

1 Recursos hídricos Professora Vera Sanches http://www.youtube.com/watch?v=vDWxD4CaASw

2 Recurso Natural Renovável Conjunto de águas doces superficiais e das águas subterrâneas utilizadas pelas populações, quer para beber quer para as diversas actividades humanas. Recursos Hídricos

3 Disponibilidade da água na Terra Embora a Terra possa ser considerada um planeta aquoso, devido ao facto de grande parte da sua superfície estar coberta por oceanos, a água é um recurso que está longe de ser abundante. Pode parecer que as reservas de água aumentam por meios naturais como a chuva ou por meios artificiais como a abertura de poços, mas a quantidade total disponível no planeta mantém-se constante.

4 Disponibilidade da água na Terra

5 A água subterrânea é um recurso geológico de extrema importância, que constitui cerca de 0,6% do total de água que existe na Terra. A quantidade e a qualidade da água subterrânea tem efeitos na sobrevivência e na saúde das populações humanas. Cerca de 15% da água que precipita sobre a superfície da Terra infiltra-se no solo, por acção da gravidade, e origina a água subterrânea que preenche os aquíferos. Águas subterrâneas

6 Conservação da água doce Se por um lado, a espécie humana utiliza os recursos naturais para sobreviver, por outro, tem obrigação de os preservar, garantindo o futuro da vida no nosso planeta. Da água existente na Terra, apenas uma pequena parte está disponível para as populações humanas como água doce. A água doce é um recurso essencial quer para beber, quer para regar os campos cultivados. O ecossistema planeta Terra sobrevive como fruto de uma troca constante de recursos naturais entre os seres vivos. De todos os fantasmas ambientais que rondam a humanidade no século XXI, a falta de água doce está no topo da lista.

7 Como se utilizam os recursos hídricos?

8 Consumo Doméstico

9  Em vez de um banho de imersão, em que gastas cerca de 200 litros de água, opta por um duche. Se demorares apenas cinco minutos, gastas 20 litros de água.  Não deixes a água correr. Enquanto te ensaboas, escovas os dentes e fecha a torneira. Uma gota poupada hoje é mais uma gota que podes utilizar amanhã!

10 Consumo na agricultura  A nível mundial gasta-se cerca de 70% de água…  PROBLEMA: Irrigação não controlada

11 Consumo industrial  20% de água disponível consumida de forma ineficiente…  O sector que mais gasta é no fabrico de papel e cartão e o de menor consumo é o que envolve o fabrico de máquinas e equipamentos… Sabias que?

12 Consequências da utilização dos Recursos Hídricos  Rejeição directa pelas fábricas para meio aquático dos esgotos  Esgotos domésticos não tratados meio de propagação de infecções e contaminações  Adubos artificiais são uma fonte de poluição dos cursos de água.

13 Poluição da Água

14 Causas e Consequências da Poluição O conceito de água poluída compreende, não só as modificações das propriedades físicas, químicas e biológicas da água, mas também a adição de substâncias líquidas, sólidas ou gasosas, capazes de tornar as águas impróprias para os diferentes usos a que se destinam. Os mares, rios e lagos têm vindo a ser utilizados como um gigantesco caixote do lixo, acreditando-se que grandes massas de água tudo diluem e tudo dispersam a uma velocidade suficiente para evitar qualquer poluição.

15 Causas e Consequências da Poluição Os resíduos orgânicos normalmente têm origem: - vegetal - animal - esgotos domésticos - processos industriais - processos agro-pecuários Destruídos naturalmente por microorganismos Biodegradáveis

16 Causas e Consequências da Poluição Os resíduos inorgânicos provêm: - indústrias químicas - indústrias petroquímicas Não podem ser decompostos naturalmente

17 O papel das ETA’s e ETAR’s Antes de ser utilizada, a água deve ser analisada para determinar as respectivas características físicas e composição química, para que sejam definidos os posteriores tratamentos, que vão depender dos fins a que essa água se destina. Nos médios e grandes centros populacionais, o tratamento das águas é feito nas estações de tratamento de água (ETA’s). As Estações de Tratamento de Águas Residuais – ETAR’s – são locais onde as águas residuais são tratadas, de forma a poderem ser lançadas nos cursos naturais de água sem representarem risco de contaminação e desequilibro.

18 O papel das ETA’s e ETAR’s A poluição das águas pode ter origem urbana, resultante dos esgotos domésticos e das águas pluviais (águas residuais urbanas), ou industrial e agrícola, resultante dos efluentes das fábricas, explorações agro-pecuárias, ou outras (águas residuais industriais e agrícolas). A natureza tem a capacidade de purificar a água, mas o ritmo exigido pela moderna civilização é tal que ultrapassa a capacidade natural da natureza. Por isso, a água residual deve ser purificada antes de regressar à natureza.

19 Consequências da utilização dos Recursos Hídricos  Rejeição directa pelas fábricas para meio aquático dos esgotos  Esgotos domésticos não tratados meio de propagação de infecções e contaminações  Adubos artificiais são uma fonte de poluição dos cursos de água.

20  À medida que a população aumenta, as regiões que hoje possuem recursos hídricos poderão sofrer falta de água doce Stresse Hídrico  Quanto maior o consumo, menor é a qualidade da água.  Água Potável- não tem microrganismos patogénicos nem substâncias capazes de provocar doenças. Água RECURSO LIMITADO?

21 Classificação das águas  Água de Nascente  Águas Termais  Águas Minerais Naturais

22  Em 1968 o Conselho da Europa, aprovou a Carta Europeia da Água.  “A água é um património que é necessário proteger, tratar e, como tal, defender.” http://www.youtube.com/watch?v=-Suk6xARzWU

23


Carregar ppt "Recursos hídricos Professora Vera Sanches"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google