Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEstela de Paiva Santos Alterado mais de 8 anos atrás
1
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS 1ª Semana Científico Cultural da FABES CIÊNCIAS CONTÁBEIS Alunos do 8º Período Apresentação: Luiz Auad Sheila Salino Luciene Santana Vanessa Alves Zelita André
2
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS A busca pela qualidade mobilizou os diversos segmentos da economia nacional, motivados principalmente pela inexorável competitividade do mercado a que foram submetidos pela globalização econômica.
3
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS Neste sentido, torna-se necessário que as empresas atentem não só para o aspecto econômico, como também para o item mais exigido pelos clientes: QUALIDADE. Assim, a criação de um setor de qualidade e a implantação de um sistema de qualidade são condições imperativas para a manutenção da competitividade de uma empresa, não só com a conquista, mas, sobretudo, com a fidelização de seus clientes.
4
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL É fazer com que os itens de controle referentes à qualidade, ao custo, ao atendimento, à moral e à segurança sejam gerenciados de forma descentralizada, com participação de todos, obedecendo aos padrões e bloqueando as causas fundamentais das falhas.
5
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS MENSURAÇÃO DOS CUSTOS NA IMPLANTAÇÃO DO CONTROLE DE QUALIDADE Contratação de uma consultoria especializada A consultoria deverá elaborar um diagnóstico inicial da empresa para a mensuração dos custos de implantação. Custo atribuído ao item: Custo de consultoria. Treinamento do pessoal-chave e do setor de qualidade da empresa Consiste na apresentação e detalhamento de toda a estrutura; fase de conscientização da importância do trabalho a ser desenvolvido. Custo atribuído ao item: Custo de treinamento. Palestras de conscientização dos demais funcionários (colaboradores) da empresa Marketing para divulgação interna e externa; motivação das equipes de trabalho e demais funcionários (colaboradores). Custos atribuídos ao item: Custo relativo às palestras; Custo de consultoria; Custo relativo ao material de divulgação.
6
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS MENSURAÇÃO DOS CUSTOS NA IMPLANTAÇÃO DO CONTROLE DE QUALIDADE Desenvolvimento e implementação de todos os procedimentos e normas Representa a fase mais importante do trabalho e requer a participação e empenho de todo o corpo funcional e níveis hierárquicos da empresa. Custo atribuído ao item: Custo de consultoria. Treinamento de Auditores Internos Consiste na apresentação da metodologia a ser utilizada para a execução dessa auditoria. Custo atribuído ao item: Custo de treinamento. Primeira Auditoria Interna O objetivo da auditoria interna é avaliar, de forma preliminar, se o sistema desenvolvido está de acordo com os padrões especificados, detectando não-conformidades de processos e falhas. Custos atribuídos ao item: Custo relativo às palestras; Custo de consultoria; Custos relativos ao material de divulgação.
7
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS EMPRESA SANTA MARIA LTDA. Fundada em 18 de agosto de 1964, a Transportes Santa Maria ltda. é uma empresa de ônibus urbanos, permissionária de 15 linhas auxiliares e seus respectivos serviços especiais e variantes na Cidade do Rio de Janeiro. Possuí uma subsidiária, a SAMTUR - Santa Maria Turismo Ltda. que é concessionária de 01 linha, obtida em licitação, que divide com ela suas instalações. Ao longo dos últimos 05 anos, a frota teve um crescimento de 35,2%, passando de 162 para 219 ônibus e microônibus. Sua participação no mercado de ônibus urbanos na Cidade do Rio de Janeiro, que possuí 7760 veículos é de 2,89%. É a 5ª maior empresa em número de veículos, transportando mais de 85 mil passageiros pagantes/dia.
8
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS NECESSIDADE DE MELHORIA NO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS No ano de 1994 a empresa já tinha ciência de que precisava passar a investir em qualidade, não tanto pela questão de sua frota, que era das mais novas da Cidade do Rio de Janeiro, mas por ter ciência de que o mercado, com o fim da inflação e o início da estabilidade econômica, aliados à crescente onda de “direitos dos consumidores”, exigiria maior cuidado com a qualidade dos serviços prestados à população.
9
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS PLANEJAMENTO A Santa Maria elaborou seu “Projeto + 6” 1.Projeto FORMAR - visa estimular o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores, através do oferecimento de cursos, palestras e seminários sobre os mais diversos temas, abordando desde os assuntos técnicos relacionados especificamente com o dia-a- dia da organização, até outros de interesse geral. 2. Projeto SAÚDE - visa melhorar a qualidade de vida de nossos colaboradores, a Santa Maria passou a oferecer apoio na forma de: Convênios com: Farmácia, Ótica, Laboratório de Análises Clínicas, Clínica Odontológica, Sest / Senat, etc. 3. Projeto PROVER - dotar a organização do que há de melhor em tecnologia e em material de apoio ao desenvolvimento do trabalho de recursos humanos. 4. Projeto ECONOMIZAR - Economia de Combustível, - Economia de Pneus; - Economia de Peças e outros insumos; - Campanhas Internas de economia de luz e força; de evitar desperdícios; de limpeza; de muitas outras coisas que, enfim, possam ser fonte de economia de recursos; - Cursos de Organização e Método, para economia de tempo (em estudos); - Campanha do + 6 passageiros por viagem, visando aumentar a produtividade de motoristas, cobradores, fiscais e despachantes; -Implantação dos 5S, inicialmente na manutenção para depois englobar toda a empresa; - Campanhas de Combate à Evasão de Receita; 5. Projeto PREMIAR - visa estimular e motivar os colaboradores a empreenderem a superação de seu desempenho a cada mês, através do reconhecimento aos esforços de todos os membros da equipe, na forma de prêmios, bottons, certificados e muito mais. 6. Projeto INTEGRAR - visa integrar a Santa Maria com seus colaboradores; com seus clientes; com as comunidades localizadas em sua área de atuação e as associações de moradores que as representam; com escolas; com diversas entidades civis e de classe; com o Poder Público; com outras empresas do setor; com todos que, enfim, de uma forma ou de outra possam auxiliar / apoiar a empresa em seu trabalho de melhoria da qualidade.
10
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS COLABORADORES DO PROJETO Hoje trabalham na Santa Maria aproximadamente 1.200 pessoas, todas envolvidas na implantação do Projeto + 6, de melhoria da qualidade e produtividade.
11
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS PRIORIDADE NA IMPLANTAÇÃO DE QUALIDADE A prioridade foi na formação e aperfeiçoamento dos colaboradores e no atendimento ao cliente.
12
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS VALOR INICIAL DO INVESTIMENTO Em valores atualizados, a empresa realizou, ao longo de 2 anos, investimentos na ordem de R$ 600.000,00, em pessoal, equipamentos, softwares, obras etc.
13
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS ESTIMATIVA DE INVESTIMENTO A questão da gestão com qualidade em empresas de ônibus estava em sua fase inicial em poucas empresas, não havendo ainda um intercâmbio de dados quanto a estes programas, muito menos idéia de custos.
14
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS CUSTO MENSAL NA MANUTENÇÃO DA QUALIDADE O custo hoje é basicamente em pagamento de pessoal e encargos trabalhistas, além de material gráfico de apoio e manutenção de equipamentos, o que dá em média R$ 25.000,00 por mês.
15
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS CUSTO ANUAL Em 2006: R$ 350.000,00 Previsão para 2007: R$ 320.000,00
16
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS REFLEXOS APÓS A IMPLANTAÇÃO DA QUALIDADE Melhoria significativa na qualidade do atendimento aos clientes; Criação de diversos canais de contato dos usuários com a direção da empresa; Redução de número de acidentes - o que significou uma economia suficiente para custear todos os investimentos em qualidade; Melhoria na auto estima dos colaboradores e na imagem institucional da empresa.
17
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS NÍVEL DE SATISFAÇÃO Houve um significativo aumento na satisfação tanto do cliente interno (colaboradores) quanto do externo (usuários).
18
O CUSTO DO CONTROLE DE QUALIDADE NAS EMPRESAS RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO FAVORÁVEL OU DESFAVORÁVEL Totalmente favorável, embora de difícil mensuração.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.