A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICOS"— Transcrição da apresentação:

1 AMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICOS
INDICADORES AMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICOS André Braz Matos e Kateline Silva

2 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES DE ANÁLISE Indicadores são unidades de medidas que permitem aferir resultados, impactos, qualidade, etc., dos processos e das intervenções (projetos, programas ou políticas) na realidade. Os indicadores são instrumentos de gestão, essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação de projetos, programas e políticas. (RUA, 2007)

3 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES DE ANÁLISE Os indicadores não são simplesmente dados; são uma atribuição de valor a objetos, acontecimentos ou situações de acordo com certas regras. Enquanto medidas, os indicadores devem ser definidos em termos operacionais; por meio das categorias pelas quais se manifestam e podem ser mensurados; e por meio das suas evidências físicas e documentais. (RUA, 2007)

4 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES DE ANÁLISE Tradicionalmente, os indicadores têm sido construídos por meio de números. Os indicadores são construídos por meio de razões (frequências relativas), em forma de proporções ou coeficientes. As proporções representam a parcela do total de casos, indicando a importância desses casos no conjunto total. (LAURENTI, 1987)

5 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES DE ANÁLISE Os coeficientes (ou taxas) representam o “risco” de determinado evento ocorrer na população (que pode ser a população do país, estado, município, população de nascidos vivos, de mulheres, etc.) É preciso destacar, ainda, a diferença entre coeficientes (ou taxas) e índices. (LAURENTI, 1987)

6 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS Um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas). É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma. (JANNUZZI, 2001)

7 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS Os indicadores sociais se prestam a subsidiar as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e sociedade civil e permitem aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes fenômenos sociais (JANNUZZI, 2001)

8 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS Segundo o Ministério da Saúde, IDB-BRASIL (2006) são indicadores socioeconômicos: taxa de analfabetismo, níveis de escolaridade, produto interno bruto, razão de renda, proporção de pobres, taxa de desemprego, taxa de trabalho infantil.

9 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS O indicador “Taxa de Analfabetismo” é o percentual de pessoas de 15 ou mais anos de idade que não sabem ler e escrever pelo menos um bilhete simples no idioma que conhecem na população total residente da mesma faixa etária, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Mede o grau de analfabetismo da população adulta. (IDB-BRASIL, 2006)

10 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS O indicador “Níveis de Escolaridade” refere-se à distribuição percentual da população residente de 15 e mais anos de idade, por grupos de anos de estudo, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa níveis de instrução da população de 15 anos e mais de idade. (IDB-BRASIL, 2006)

11 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS O indicador “Produto Interno Bruto” (PIB) Per Capita é o valor médio agregado por indivíduo, em moeda corrente e a preços de mercado, dos bens e serviços finais produzidos em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Mede a produção, por habitante, do conjunto dos setores da economia. (IDB-BRASIL, 2006)

12 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS O indicador “Razão de Renda” refere-se ao número de vezes que a renda do quinto superior da distribuição da renda (20% mais ricos) é maior do que a renda do quinto inferior (20% mais pobres), na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a concentração da renda pessoal, ao comparar os estratos extremos de renda. (IDB-BRASIL, 2006)

13 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS O indicador “Proporção de Pobres” expressa o percentual da população residente com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a proporção da população geral considerada em estado de pobreza, de acordo com a renda familiar mensal per capita. (IDB-BRASIL, 2006)

14 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS O indicador “Taxa de Desemprego” é o percentual da população residente economicamente ativa que se encontra sem trabalho na semana de referência, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Define-se como população economicamente ativa (PEA) o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada. (IDB-BRASIL, 2006)

15 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS O indicador “Taxa de Trabalho Infantil” refere-se ao percentual da população residente de anos de idade que se encontra trabalhando ou procurando trabalho na semana de referência, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a magnitude da ocupação laboral de crianças de 10 a 14 anos de idade. (IDB-BRASIL, 2006)

16 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES AMBIENTAIS Define-se Indicador de Saúde Ambiental, como “uma expressão que demonstra a vinculação entre o ambiente e saúde direcionada para um aspecto concreto de uma política ou gerenciamento e apresentada em uma forma que facilite sua interpretação, permitindo a tomada de decisão eficaz e efetiva”. (BRIGGS; CORVALAN, 1996)

17 TIPOS E CONCEITOS DE INDICADORES
INDICADORES AMBIENTAIS Um indicador de saúde ambiental pode ser visto como uma medida que sintetiza, em termos facilmente compreensíveis e relevantes, alguns aspectos da relação entre o meio ambiente e a saúde, de forma a auxiliar tomadores de decisão a fazer escolhas mais apropriadas, fundamentadas em informações. (VILLARDI, 2007)

18 INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA
A expressão ecoeficiência foi criada em 1991 pelo WBCSD. Este conceito é amplamente aplicado nos negócios das empresas associadas ao WBCSD. O termo ecoeficiência retrata a abordagem que liga empresários/negócios, meio ambiente e necessidades humanas presentes e futuras. Especificamente, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) vê ecoeficiência como a prática de produzir bens e serviços mais úteis, ao mesmo tempo em que reduz continuamente o consumo de recursos e a poluição emitida. (WBCSD, 2003, apud SALGADO, 2005)

19 INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA
Ela alcançada mediante o fornecimento de bens e serviços a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, ao tempo que reduz progressivamente o impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo do ciclo de vida, a um nível, no mínimo, equivalente à capacidade de sustentação estimada da Terra. Ter a eco eficiência como estratégia produtiva significa combinar desempenho econômico e desempenho ambiental para criar e promover valores com menor impacto ambiental. (WBCSD, 2003, apud SALGADO, 2005)

20 INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA
O WBCSD estabelece que a ecoeficiência está relacionada a três importantes objetivos: a – Redução do consumo de recursos; b – Redução do impacto na natureza; c – Aumento da produtividade ou do valor do produto. (WBCSD, 2003, apud SALGADO, 2005)

21 INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA
Os indicadores de ecoeficiência vem sendo progressivamente incorporados pelas empresas, na medida em que as grandes empresas se conscientizam de que o comportamento ecoeficiente além de reduzir o impacto das atividades empresariais no meio ambiente, aumenta a rentabilidade de suas empresas. (WBCSD, 2003, apud SALGADO, 2005) Figura 2 – Fórmula para cálculo do índice de ecoeficiência Fonte: (Adaptado de Holliday, C.; Schmidheiny, S. e Watts, P. , 2002)

22 INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA
Princípios do WBSCD para a Definição e Utilização de Indicadores de Ecoeficiência: (WBCSD, 2003, apud SALGADO, 2005)

23 INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA
O CONJUNTO DE INDICADORES O WBSCD define dois tipos de indicadores: indicadores de aplicação genérica; indicadores específicos do negócio avaliado. (WBCSD, 2003, apud SALGADO, 2005)

24 INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA
O CONJUNTO DE INDICADORES O WBSCD define dois tipos de indicadores: indicadores de aplicação genérica são aqueles que podem ser utilizados por praticamente todos os negócios, embora possam ter um valor e grau de importância diferente, consoante o negócio. (WBCSD, 2003, apud SALGADO, 2005)

25 INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA
O CONJUNTO DE INDICADORES Para cada um destes indicadores, tem de haver um acordo internacional geral sobre o seguinte: • O indicador está relacionado com uma preocupação ambiental global ou com um; • Valor representativo global para todos os negócios; • É relevante e significativo para praticamente todos os negócios; • Os métodos de medição estão estabelecidos e as definições são globalmente aceitas. (WBCSD, 2003, apud SALGADO, 2005)

26 INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA
O CONJUNTO DE INDICADORES Todos os outros indicadores que não respeitarem estes três critérios são denominados específicos de negócio, o que significa que deverão ser definidos consoante ao negócio a que se referem. Estas distinções não implicam que os indicadores de aplicação genérica sejam mais importantes do que os indicadores específicos. (WBCSD, 2003, apud SALGADO, 2005)

27 INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA
O CONJUNTO DE INDICADORES São Indicadores de Aplicação Genérica: Valor do Produto ou Serviço Quantidade de mercadoria produzida ou serviços prestados aos clientes; Vendas Líquidas. (WBCSD, 2003, apud SALGADO, 2005)

28 INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA
O CONJUNTO DE INDICADORES São Indicadores de Aplicação Genérica: Influência Ambiental na Criação do Produto / Serviço Consumo de energia; Consumo de materiais; Consumo de água; Emissões de gases de efeito estufa; Emissões de substâncias deterioradoras da camada de ozônio; Resíduos totais; Emissões gasosas acidificantes. (WBCSD, 2003, apud SALGADO, 2005)

29 INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA
O CONJUNTO DE INDICADORES São exemplos de Indicadores de Específicos de Negócio: Emissões de metais pesados para águas superficiais; Produção de oxidantes fotoquímicos; Resíduos eliminados por incineração; Resíduos dispostos em aterros sanitários. (WBCSD, 2003, apud SALGADO, 2005)

30 INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA
Fonte: Paiva P. R. de. Contabilidade Ambiental. São Paulo: Atlas (p.136)

31 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO : ISO 14031
A norma destina-se a ser amplamente aplicável em todas as organizações que desejem avaliar seu desempenho ambiental, quer tenham ou não, estabelecido um sistema de gerenciamento ambiental. Adicionalmente, a ISO foi escrita para ser aplicável à qualquer sistema de gerenciamento ambiental, inclusive os que não se basearam na ISO Fonte: Acesso em 28/10/11

32 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO : ISO 14031
INDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTAL (IDA) Indicadores de Desempenho de Gestão (IDG): fornecem informações sobre os esforços da gestão para influenciar a performance ambiental. Atendimento pessoal; Satisfação do empregado; Gestão das receitas; Consumo de materiais; Gestão de resíduos sólidos. Indicadores de Desempenho Operacional (IDO): fornecem informações sobre o desempenho ambiental da operação da organização. Consumo de energia; Consumo de matéria-prima Fonte: Acesso em 28/10/11

33 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO : ISO 14031
INDICADORES DE CONDIÇÃO AMBIENTAL (ICA) Fornecem informações sobre as condições do meio ambiente. Estas informações podem ajudar a Organização à entender melhor o impacto potencial ou efetivo de seus aspectos ambientais. Índice de qualidade da água; Índice de qualidade do ar. Fonte: Acesso em 28/10/11

34 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO : ISO 14031
A escolha dos indicadores de desempenho devem se fundamentar: Objetivo da Organização; Abrangência de suas atividades; Condições ambientais locais e regionais; Aspectos ambientais significativos; Requisitos legais e outras demandas da sociedade; Capacidade de recursos financeiros, materiais e humanos para o desenvolvimento da avaliação.

35 INDICADORES DE DESEMPENHO (GRI)
A avaliação do desempenho organizacional e a efetividade na implementação de medidas eco eficientes é revelada a partir do uso de indicadores, que, ao serem transformados em números índices, podem ser objeto de comparação. E é a partir da medição desses indicadores que a empresa pode reportar o seu desempenho global seja sob a forma de balanços sociais de relatórios sócio-ambientais ou ainda de relatórios de sustentabilidade empresarial. Esse tipo de documento deve oferecer uma descrição equilibrada e sensata do desempenho de sustentabilidade da organização relatora, incluindo informações tanto positivas como negativas. Fonte: Acesso em 28/10/11

36 INDICADORES DE DESEMPENHO (GRI)
Relatórios de Sustentabilidade: Global Reporting Initiative No âmbito internacional, o modelo proposto pelo GRI (Global Reporting Initiative) é reconhecido e adotado em todo mundo, apresentando cerca de 100 indicadores que estão em constante processo de mudança e aperfeiçoamento. A Global Reporting Initiative (GRI) é resultado de um acordo internacional, criado com uma visão de longo prazo, “multi-stakeholder”, e cuja função é elaborar e difundir o guia para elaboração de relatórios de sustentabilidade aplicáveis globalmente e voluntariamente, pelas organizações que desejam dar informações sobre os aspectos econômicos, ambientais e sociais de suas atividades, produtos e serviços. Fonte: Acesso em 28/10/11

37 INDICADORES DE DESEMPENHO (GRI)
A GRI define uma empresa sustentável como aquela que realiza investimentos adequados aos desafios da sustentabilidade, que geram resultados positivos para seus negócios e contribuem para o aumento da competitividade responsável das áreas onde atuam. É importante destacar que uma atuação assim exige que a empresa internamente modifique não só apenas sua forma de atuação, mas também passe a incluir a sustentabilidade como um aspecto de sua estratégia, por meio de aprendizagem contínua, pesquisa e comentários públicos em ciclos regulares, e que reúna também centenas de parceiros num processo voluntário multistakeholder e consensual. (GLOBAL REPORTING INITIATIVE – GRI, 2006)

38 INDICADORES DE DESEMPENHO (GRI)

39 INDICADORES DE DESEMPENHO (GRI)
O RELATÓRIO CONSISTE EM TRÊS TIPOS DE CONTEÚDO: Perfil: Essas informações ajudam a organização a estabelecer o contexto para que os leitores compreendam as questões de sustentabilidade e sua abordagem. As informações sobre perfil incluem: Estratégia e Análise, Perfil Organizacional, Parâmetros para o Relatório e Governança, Compromissos e Engajamento dos Stakeholders Forma de Gestão: Essas informações ajudam a organização a estabelecer o contexto para a compreensão de seus resultados de desempenho. As informações sobre a Forma de Gestão incluem: Objetivos e Desempenho; Política; Responsabilidade Organizacional; Treinamento e Conscientização; Monitoramento e Acompanhamento; Certificações; e Outras Informações Contextuais. Fonte: Acesso em 28/10/11

40 INDICADORES DE DESEMPENHO (GRI)
Indicadores de Desempenho: Essas informações são usadas para comunicar os resultados de desempenho. Os Indicadores são organizados por categoria de sustentabilidade – econômico, ambiental e social – para facilitar a consulta. Os indicadores sociais estão categorizados em práticas trabalhistas, direitos humanos, responsabilidade pelo produto e sociedade.   Fonte: Acesso em 28/10/11

41 INDICADORES DE DESEMPENHO (GRI)
Os Indicadores essenciais são pertinentes à maioria das organizações relatoras e de interesse para a maioria dos stakeholders. Os Indicadores adicionais representam uma prática emergente ou fornecem informação de interesse a stakeholders que são especificamente importantes para algumas entidades relatoras. Os indicadores adicionais poderão ser submetidos a mais testes para possível classificação como indicadores essenciais no futuro. Os Indicadores essenciais devem ser incluídos no relatório, a menos que sejam considerados não relevantes quando da aplicação dos Princípios de Relatório, enquanto que os indicadores adicionais podem ser considerados opcionais. Fonte: Acesso em 28/10/11

42 ÍNDICE DOW JONES O Índice Dow Jones de Sustentabilidade disponibiliza listas de empresas que aderem às causas sociais e ambientais.O Dow Jones Sustainability Index analisa as práticas adotadas pelas empresas que tem ações na bolsa de valores, identificando seus resultados e classificando-as como sustentáveis ou não, assim os compradores saberão se estão adquirindo ações de empresas com responsabilidade ambiental e social e quais as vantagens de adquiri-las. O Dow Jones Index é o índice econômico mundial mais importante, sendo assim, estar em sua publicação como Empresa Sustentável faz valorizar as ações da empresa, uma forma de incentivá-la a dar continuidade às práticas sustentáveis e ainda incentivar outras empresas a adotá-las. Fonte: Acesso em 29/10/11

43 ÍNDICE DOW JONES Parâmetro Bolsa de Valores dos Estados Unidos
DIMENSÃO SOCIAL • Práticas trabalhistas • Desenvolvimento de capital humano • Atração e retenção de talentos • Gestão do conhecimento • Cidadania e filantropia • Critério específico da indústria DIMENSÃO AMBIENTAL • Política ambiental Eco eficiência • Relatórios ambientais - Sistema de Gestão Ambiental • Critério específico da indústria O DJSI adota a metodologia conhecida como Best in Class, que seleciona as empresas com melhor desempenho em cada um dos setores econômicos, excluindo apenas companhias do setor de defesa com mais de 50% do faturamento oriundo da venda de armas. Fonte: Acesso em 29/10/11 DIMENSÃO ECONÔMICA • Governança corporativa • Relações com investidores • Relacionamento com clientes • Código de conduta • Gerenciamento de risco • Critério específico da indústria

44 ÍNDICE DOW JONES PETROBRAS A Petrobras pelo sexto ano consecutivo integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability World Index 2011/ DJSI), o mais importante índice mundial de sustentabilidade. A Companhia se consolida assim como uma das empresas com melhores práticas de gestão social, ambiental e econômica no mundo. De acordo com os critérios de avaliação do índice, a Petrobras obteve melhora na avaliação das dimensões econômica e social e manteve seu desempenho na dimensão ambiental.  Deve-se destacar ainda que, pela quinta vez, obteve a nota máxima no critério Transparência.  Fonte: Acesso em 29/10/11

45 ÍNDICE DOW JONES PETROBRAS
No setor de petróleo e gás, a Petrobras apresentou significativo aumento no indicador de refino/combustíveis limpos, alcançando uma avaliação bem acima da média do setor, como resultado dos investimentos no refino efetuados pela Companhia para melhoria da qualidade dos combustíveis produzidos. Também deve ser destacada a avaliação de outros quesitos: política ambiental, impactos sociais nas comunidades, biodiversidade, estratégia climática e informações fornecidas sobre nossas iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável e suas relações com a geração de valor para os nossos acionistas. Fonte: Acesso em 29/10/11

46 ÍNDICE DOW JONES PETROBRAS
Nesta edição, 342 companhias de 30 países participam do Índice em 57 setores da indústria, sendo 23 empresas do setor de petróleo e gás. Atualmente, mais de US$ 8 bilhões estão investidos em fundos que se baseiam exclusivamente nas empresas pertencentes aos índices DJSI. A permanência no índice reflete o compromisso da Petrobras em alinhar seu crescimento ao desenvolvimento sustentável, minimizando e mitigando o impacto de suas atividades no meio ambiente e gerando retorno aos seus acionistas. Fonte: Acesso em 29/10/11

47 Referências BRIGGS, D.; CORVALAN, C. Lintage methodes for environment and health analysis. Geneve: UNEP/USEPA/WHO IDB-Brasil. Indicadores básico para a saúde no brasil: conceitos e aplicações Disponível em: < ttp://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2006/matriz.htm#demog >. Acesso em 31/10/2011. JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas. Revista Brasileira de administração Pública, Rio de Janeiro LAURENTI, R. et al. Estatísticas de saúde. São Paulo: E.P.V/Edusp RUA, Maria das Graças. Sistema de indicadores do marco Lógico para monitoramento e avaliação de programa. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 2007. SALGADO, Vivian Gullo; ROVERE, Emílio Lèbre La Rovere; BARATA, Martha Macedo de Lima. Importância dos indicadores de ecoeficiência para o transporte de gás natural Disponível em: < >. Acesso em 31/10/2011. VILLARDI, Juliana Wotzaseta Rulli. Indicadores de saúde ambiental. Brasil, Ministério da Saúde, Secretaria da Vigilância em saúde


Carregar ppt "AMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google