A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROTINA ESCOLAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROTINA ESCOLAR."— Transcrição da apresentação:

1 ROTINA ESCOLAR

2 E qual a importância da criança ter uma rotina bem definida na escola?
Na conversa com pais de alunos, professores sempre enfatizam a importância da criança ter uma rotina bem definida em casa, com horário para estudar, brincar, auxiliar nos afazeres domésticos... E qual a importância da criança ter uma rotina bem definida na escola?

3 A importância da rotina escolar
Segundo Reis, Lima, Gascón e Dias (2011): “A organização da rotina escolar é (...) de grande necessidade por se tratar da melhor maneira de aproveitar o tempo e o conteúdo a ser trabalhado.” “Uma rotina clara e definida é um fator de segurança porque serve para orientar as ações dos professores e crianças favorecendo a previsão do que possa vir a acontecer.”

4 Reflexos da rotina escolar
“Uma rotina estável, clara e compreensível permite que as crianças a incorporem, podendo antecipar o que irá acontecer em seguida. Isso oferece uma sensação de segurança a elas, o que, por sua vez, permitirá que elas atuem com maior autonomia e tranquilidade no ambiente escolar.” (Valadares, 2013).

5 A rotina ensina valores, atitudes, ações
Soligo (2012) afirma que... “a rotina que estabelecemos para a classe é também uma situação de ensino e aprendizagem, a despeito de não...ser planejada... Se (...) a leitura é realizada apenas uma vez ou outra e a escrita é uma atividade frequente, o que estamos ensinando – involuntariamente – para os alunos é que a escrita é mais importante do que a leitura. Se o trabalho com as áreas de História, Geografia e Ciências ocorre apenas nas semanas que antecedem a avaliação bimestral, o que estamos ensinando é que os conteúdos dessas áreas servem apenas para estudar às vésperas da prova...”

6 O que é a rotina escolar? Qual a sua função?

7 O que é a rotina escolar? É um instrumento para concretizar as intenções educativas. Por meio da rotina se organiza o tempo, o espaço, os materiais, as ações, as intervenções escolares. A rotina consiste na definição sistematizada de uma sequência ou ordenação às ações, atividades, materiais, espaços e tempos escolares, envolvendo periodicidade (diária, semanal, mensal, bimestral, semestral, anual), com o objetivo de proporcionar organização, autonomia, segurança. A espinha dorsal da rotina são os marcos temporais, espaciais e atitudinais contidos na sequenciação de ações e atividades.

8 Dimensões da rotina escolar
Dimensão causal Dimensão planejada Dimensão implícita Dimensão explícita

9 Âmbitos da rotina escolar
Rotina da Escola Circunscrita pelo PPP, crenças e práticas de ensino/ educativas Engloba organização implícita ou explícita das ações, tempos e espaços escolares Rotina do Professor Orienta o planejamento do professor Rotina da Classe/ Sala de aula Orienta as ações da classe

10 Quais são as funções da rotina escolar?
Organizar as ações, atividades, intervenções, tempos, espaços escolares Melhorar os processos de ensino-aprendizagem Proporcionar autonomia Criar sensação de segurança Aumentar a participação da turma Proporcionar maior tranquilidade e estabilidade Desenvolver competências acadêmicas e sociais Oportunizar criação de equilíbrio entre momentos de contato social e desenvolvimento individual

11 “O conhecimento da rotina (
“O conhecimento da rotina (...) pelos alunos evidencia maior organização do ambiente, maior tranquilidade na elaboração das atividades, mais motivação na espera de novas propostas e o cumprimento do que é proposto. Fica claro que a rotina didática traz benefícios para o aprendizado, pois habituado a esta o aluno consegue baixar sua ansiedade, o que é bastante comum nesta fase de aprendizagem, contribuindo para sua noção de tempo e a partir da vivência de rotina didática no cotidiano da escolar, tem-se como referência para a sua vida cotidiana com a família e a sociedade.” (Reis, Lima, Gascón e Dias, 2011).

12 Como é rotina... na sua escola? na sua prática de ensino?

13 Elementos indispensáveis da rotina
Planejamento prévio; Flexibilidade; Consideração às necessidades dos alunos*, docentes e institucionais; Consideração às variações nas demandas: conforme a época do ano (1º semestre, 2º semestre), conforme a série/ nível de ensino. Equilíbrio entre áreas trabalhadas e estratégias utilizadas.

14 Para organizar a rotina
Definir: todas as áreas a serem trabalhadas, as ações e atividades a serem realizadas, a frequência, os conteúdos que serão abordados, a melhor forma de organizar e tratar didaticamente os conteúdos, os textos e os tipos de atividade a serem propostos durante a semana (tanto na sala de aula como em casa) e a respectiva frequência, local e materiais relacionados. Distribuir tudo isso no tempo disponível durante o dia, a semana ou o mês de trabalho, estabelecendo as devidas prioridades e sequencias. Instrumentos importantes: Quadros de horários diários e semanais; Calendários mensais. Publicizar, revisar, abordar frequentemente.

15 Os diferentes tratamentos didáticos do conteúdo na rotina escolar
Atividades permanentes Atividades sequenciadas Atividades de sistematização Atividades independentes ou iminentes Projetos

16 Momentos importantes da rotina diária
Recepção dos alunos Caracterização do dia: Calendário  Tempo Chamada Ajudante do dia Roda ou tempo para conversar com a turma Repasse dos combinados ou regras da turma Revisão da tarefa de casa Apresentação das atividades do dia: quadro de rotinas Momento do lanche Recreio Retorno do recreio – atividade para relaxar e concentrar Apresentação da tarefa de casa ao final da aula Organização do espaço escolar Agenda Encerramento

17 Formas de expor a rotina em sala de aula

18 Rotina diária

19 Rotina semanal

20

21 Rotinas diária e mensal

22 Como trabalhar com a rotina escolar?

23 Trabalhando com a rotina escolar estabelecida
planejada de uma forma geral/ ampla no início do ano, replanejada semanalmente, abordada em sala de aula diariamente, revisitada constantemente. Torne os eventos previsíveis sem perder a chama da novidade e do inesperado. Crie um espaço para expor a rotina e trabalhar com ela pedagogicamente. Aborde a rotina diariamente com os alunos e fale sobre modificações. Crie rituais, as crianças gostam disso e eles auxiliam a fixar a rotina.

24 Balões para cada mês do ano
Mãos para contagem dos dias Ajudantes do dia Calendário mensal Quadro do tempo Rotina diária

25 REFERÊNCIAS Miller, Karen. Educação Infantil: como lidar com situações difíceis. Porto Alegre: Artmed, 2008. Ministérios da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Coletânea de Textos. Módulo 01. Brasília, MEC: 2001. Morangon, Cristiane. Um quadro de rotinas. Revista Nova Escola. Edição nº160. São Paulo: Editora Abril, março, 2003. Reis, M. C.; Lima, A. F. O.; Gascón, A. S. M.; Dias, V. L. C. A implantação da rotina didática no primeiro ano do ensino fundamental. Anais do XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XI Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação, V Encontro de Iniciação Científica Júnior. Universidade do Vale da Paraíba, Disponível em: . Acessado aos 31 de janeiro de 2014, às 19h. Soligo, Rosaura. Dez importantes questões a considerar: Variáveis que interferem nos resultados do trabalho pedagógico. Revista Nova Escola, Edição 256. São Paulo: Abril, 2012. Valadares, A. C. Rotina do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Blog do Colégio A. Carlos Valadares. Indaroba (SE), 28 de fevereiro de Disponível em: . Acessado aos 31 de janeiro de 2013, às 18h.


Carregar ppt "ROTINA ESCOLAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google