A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania”.

3 O que é, e por que fazer o Enem? A partir de 2009, com o novo formato das provas, a criação do Sisu e o crescimento do ProUni, o Enem passou a representar a única oportunidade para milhões de estudantes que almejam ingressar no ensino superior, seja em uma instituição pública ou privada.

4 ENEM 2012 – Formato ENEM – Formato As 4 provas objetivas e a redação serão divididas em 2 dias e avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do Ensino Médio: 1º dia de Prova (4 horas e 30 min.): · Ciências Humanas · Ciências da Natureza 2º dia de prova (5 horas e 30 min.): · Linguagens · Matemática · Redação

5 ENEM 2012 – Formato ENEM – Formato Ed. Física Filos. e Soc.

6 Por que fazer o Enem? Nenhum aluno é obrigado a fazer a prova, mas existem vários motivos para fazê-la. O principal é que o exame serve como auto- avaliação para o aluno. Além do mais, a pontuação do aluno adquirida no exame será utilizada no processo seletivo de Universidades (SISU) de todo o país, e no Programa Universidade para todos (PROUNI).

7 Praticamente todas as Universidades Federais do Brasil Universidade Federal do Ceará – UFC Instituto Federal do Ceará – IFCE Que Universidades aderiram ao ENEM ?

8 O que é o SISU ? O SISU ( Sistema de Seleção Unificada ) é um programa que permite que os alunos que fizeram o ENEM possam disputar vagas nas Universidades Federais.

9 Como Funciona o SISU ? Os alunos devem fazer suas inscrições na página do Sisu (sisu.mec.gov.br). O candidato poderá escolher até dois cursos e instituições e deve colocá-los por ordem de prioridade.

10 Como Funciona o SISU ? No ato da inscrição o candidato deverá ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

11 Como Funciona o SISU ? O SISU funciona em um sistema de turnos, durante o dia o site fica aberto para que os alunos possam se cadastrar e modificar os seus dados e durante a noite fica fechado para que o sistema possa processar as inscrições e recalcular as notas.

12 Como Funciona o SISU ? Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).

13 Como Funciona o SISU ? Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

14 Como Funciona o SISU ? Candidato selecionado em 1ª opção: O candidato selecionado em sua primeira opção não participará da chamada subsequente, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino para a qual foi selecionado.

15 Como Funciona o SISU ? Candidato selecionado em 2ª opção: O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, continuará concorrendo, na chamada subsequente, à vaga que escolheu como primeira opção.

16 Como Funciona o SISU ? Candidato selecionado em 2ª opção: Assim, se na chamada subsequente o candidato já matriculado na sua segunda opção for selecionado em sua primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção

17 Como Funciona o SISU ? Lista de Espera: Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas

18 Como Funciona o SISU ? Lista de Espera: Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.página do Sisu

19 Como Funciona o SISU ? Lista de Espera: Podem participar da lista de espera, os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares, assim como os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula.

20 Como Funciona o SISU ? Lista de Espera: A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas é feita pela instituição.

21 Como Funciona o SISU ? Resultado e Matrícula Como saber o resultado do Sisu? O resultado do Sisu poderá ser consultado no seu boletim do candidato, nesta página, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone

22 Como Funciona o SISU ? Resultado e Matrícula Quais são os critérios de desempate? No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios: Maior nota obtida na redação; Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;

23 Como Funciona o SISU ? Resultado e Matrícula Quais são os critérios de desempate? Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias

24 Como Funciona o SISU ? Resultado e Matrícula Como devo proceder com a matrícula caso seja selecionado pelo Sisu? O candidato selecionado pelo Sisu deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula. O prazo para a realização da matrícula está definido no cronograma disponível na página do Sisu.página do Sisu

25

26 O que é e como funciona o ProUni: O ProUni é um programa do Governo federal que oferece bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privadas. E as instituições que participam do programa tem isenção de alguns tributos.

27 Como conseguir bolsa pelo PROUNI ? Assim como ocorre com o Sisu, o Prouni seleciona seus candidatos exclusivamente através das notas do Enem; Ocorre duas vezes por ano, para ingressantes no primeiro e no segundo semestres; Ofereceu mais de 195 mil bolsas de estudo integrais e parciais no primeiro semestre de 2012.

28 O Que fazer para participar do ProUni ? Ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter nota maior que zero na redação; Atingir média mínima de 400 pontos nas cinco áreas do conhecimento avaliadas pelo exame;

29 O Que fazer para participar do ProUni ? Ter cursado o ensino médio completo em: escola pública, ou em escola privada com bolsa integral, ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

30 O Que fazer para participar do ProUni ? Ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada

31 O Que fazer para participar do ProUni ? Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem de No momento da inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

32 DIFERENÇA O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

33 DIFERENÇA O Prouni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior

34 PROUNI E FIES E se o candidato contemplado com uma bolsa de 50% não puder pagar a outra metade da mensalidade? O bolsista parcial de 50% poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador na contratação do financiamento. Para isso, é necessário que a instituição para a qual o candidato foi selecionado tenha firmado Termo de Adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).

35 TUDO ISSO SÓ PODERÁ ACONTECER SE VOCÊ FIZER A PROVA DO ENEM !!!!


Carregar ppt "O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google