A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinâmica Geológica e formas da Litosfera

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinâmica Geológica e formas da Litosfera"— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmica Geológica e formas da Litosfera
Prof. Cíntia S. 2º ano

2 Origem da Terra Teoria mais aceita Big Bang (origem por agregação ou teoria da poeira cósmica)

3 Depois da explosão do Big Bang ocorreu a agregação da poeira cósmica  atração gravitacional  constantes colisões  formação da Terra altas temperaturas aumento gravitacional  retenção de gases atmosfera primitiva fusão dos materiais que compõem a Terra mais pesados no interior; mais leves na superfície ( origem das camadas da Terra).

4 IGBE Simulação da Origem do Universo, do Sistema Solar e da Terra através da Teoria do Big Bang. Movimentos da Terra e suas conseqüências.

5 Camadas da Terra A estrutura interna da Terra é constituída por três grandes camadas concêntricas: a crosta, o manto e o núcleo. Essas camadas encontram-se separadas por descontinuidades. Crosta Descontinuidade de Mohorovicic Manto Descontinuidade de Wiechert-Gutenberg Núcleo externo Núcleo interno

6

7 Litosfera Também chamada de crosta terrestre.
Corresponde a parte sólida da Terra. É a mais fina das camadas da Terra  espessura entre 30 a 60 km. É uma camada rochosa descontínua, formada por “blocos” que flutuam sobre o manto. Subdividida em Sial e Sima.

8 Sial é camada superior da crosta e é composta principalmente de Silício e Alumínio. (15 a 25Km)
Sima é a camada inferior da litosfera é de composição basáltica com predominância de silício e magnésio. Obs.: o fundo dos oceanos não possui a camada superior da crosta (sial) somente a inferior (sima) e esta tem espessura 6Km. Sial = silício e alumínio (densidade menor). Sima = silício e magnésio (densidade maior).

9 Manto Também chamado de astenosfera, encontra-se na forma pastosa.(2.900Km) Constituído de material magmático (magma), apresenta densidade maior que a crosta terrestre. Apresenta movimento  células de convecção, responsável pelos abalos sísmicos e vulcões que atingem a crosta terrestre.  pressão do magma sobre a crosta.

10 Núcleo Constituído por níquel e ferro, também conhecido por nife.(6370Km) Subdividido em 2 partes: Núcleo externo  provavelmente encontra-se em estado líquido, temperatura em torno de 3000ºC. densidade maior que a do manto. Núcleo interno devido a pressão das demais camadas deve-se encontrar em estado sólido com temperaturas em torno dos 6000ºCsimilar a superfície solar.

11 Descontinuidades As camadas descontinuidades nada mais são que faixas de transição de uma camada da Terra para outra. Descontinuidade de Mohorovicic: da crosta para o Manto. Descontinuidade de Wiechert-Gutenberg: do manto para o núcleo.

12 Isostasia É o estado de equilíbrio dos blocos continentais que flutuam sobre o magma. Blocos mais espessos  mais pesados  encontram-se profundamente mergulhados. Blocos mais finos  mais leves  encontram-se pouco mergulhados no magma.

13

14

15 Deriva Continental De acordo com o modelo da deriva continental, o Pangéia, continente ancestral, teria se fragmentado dando origem a Laurásia, no Hemisfério Norte, e Gondwana, no Hemisfério Sul. Os continentes atuais surgiram da fragmentação desses dois grandes blocos de terras emersas.

16

17 A células de convecção do manto são responsáveis por essa dinâmica.
Placas Tectônicas Placas rochosas litosfera dinâmica com o magma da astenosfera. Tectonismo A células de convecção do manto são responsáveis por essa dinâmica.

18

19 Evidências da teoria: Dorsais marinhas cadeias de montanhas no fundo dos oceanos que quando seus picos emergem para fora formam as ilhas. A distribuição de abalos sísmicos e vulcões coincidem com as dorsais marinhas e com as grandes cadeias de montanhas.

20 A separação ou choque das placas pode ocasionar abalos sísmicos e vulcões.

21

22

23 Falhamentos separação das placas possibilitam que o material vulcânico atinja a superfície dorsais marinhas.

24 Dobramentos é o choque das placasuma placa é forçada a mergulhar sob a outra as grandes cadeias de montanhas.

25

26 Deslizamentos de placas  a um deslize horizontal das placas.
Falha de San Andreas

27 As Grandes estruturas geológicas da Terra
As estruturas da Terra refletem os eventos geológicos da história do planeta. A superfície das terras emersas divide-se basicamente em: escudos cristalinos, bacia sedimentares e dobramentos modernos.

28 Escudos cristalinos São dobramento antigos, surgidos do entrechoque das placas quando se formava a Pangéia. As áreas dos escudos cristalinos sofreram intensa ação erosiva ao longo das eras geológicas. Antes : cadeias de montanhas do período pré-cambriano Hoje: baixos planaltos, chapadas e maciços arredondados.

29

30 Bacias Sedimentares Podem ser de formação antiga ou recente.
Resultam do acúmulo de sedimentos da ação erosiva nas cadeias de montanha antigas, que se depositam em áreas mais rebaixadas. São as planícies litorâneas e fluviais, baixos planaltos.

31

32 Dobramentos modernos Originam-se do choque das placas, no período do final do Cretáceo e inicio do Terciário. Recente acomodação das placas tectônicas. É nesta áreas que concentram-se os abalos sísmicos, as falhas e os vulcões. OBS.: as dorsais marinhas também surgiram deste mesmo processo.

33

34 O modelado da Crosta Relevo: corresponde as diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planaltos, planícies, depressões) O relevo é resulta da atuação de dois grandes conjuntos de fatores denominados agentes do relevo.

35 Agentes internos ou endógenos
Ocorrem no interior da Terra São conhecidos como agentes modeladores da crosta Terrestre. Tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos.

36 Tectonismo Teoria das placas tectônicas.
Movimentos de longa duração geológica  epirogêneseáreas estáveis da crosta. Ex.:Litoral da Holanda Movimentos de curta duração geológica orogênese áreas de instabilidade da crosta  dobras e falhas.

37 Vulcanismo Atividade pela qual o magma chega a superfície.
Vulcão: montanhas formada a partir de erupções. Principal atividade vulcânica da Terra é o Círculo de Fogo do Pacifico.

38 Abalos sísmicos Acomodações das placas  vibrações.
Sismógrafo (aparelho que mede as vibrações da Terra). Terremotos e Maremotos (Tsunamis) Medido através da escala Richter

39

40

41 Agentes Externos ou exógenos
São os agentes externo da Terra. Agente esculpidores do relevo. Processos de erosão e intemperismo. Intemperismo  desgaste e decomposição da rocha. Erosão  modelagem, remoção e transporte.

42 Principais agentes Geleiras: erosão glaciária  o gelo desgasta e fragmenta a rocha. Rios: erosão fluvial  escavação de leitos e transporte de sedimentos.

43

44 Ventos: erosão eólica  transporte de sedimentos menores.

45 Mar: erosão marinha  deposita sedimentos nas áreas litorâneas  praias, restingas.
Abrasão marinha  desgaste e destruição das rochas  falésias.

46

47 Homem: erosão antrópica e acelerada.


Carregar ppt "Dinâmica Geológica e formas da Litosfera"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google