A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5/31/20161 Mercado de Capitais: Estrutura e Controle Ações Valor das ações Mercado primário e secundário Abertura de capital Mercado secundário - Bolsa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5/31/20161 Mercado de Capitais: Estrutura e Controle Ações Valor das ações Mercado primário e secundário Abertura de capital Mercado secundário - Bolsa."— Transcrição da apresentação:

1 5/31/20161 Mercado de Capitais: Estrutura e Controle Ações Valor das ações Mercado primário e secundário Abertura de capital Mercado secundário - Bolsa de valores O papel da CVM

2 5/31/20162 Ações São títulos representativos da menor fração do capital social de uma empresa. O acionista é um co- proprietário da empresa, com direito a participação nos resultados.São títulos representativos da menor fração do capital social de uma empresa. O acionista é um co- proprietário da empresa, com direito a participação nos resultados. Emitidas na forma física (cautelas ou certificados) ou na forma escritural, que dispensa a emissão física, mantendo-se o controle das ações em contas de depósitos em nome dos titulares.Emitidas na forma física (cautelas ou certificados) ou na forma escritural, que dispensa a emissão física, mantendo-se o controle das ações em contas de depósitos em nome dos titulares. Uma ação não tem prazo de resgate. Pode ser comprada ou vendida a qualquer momento.Uma ação não tem prazo de resgate. Pode ser comprada ou vendida a qualquer momento. Ações abertas: quando são distribuídas entre um número mínimo de acionistas.Ações abertas: quando são distribuídas entre um número mínimo de acionistas. Ações fechadas: restritas a um grupo de poucos investidores. Empresas familiares são um exemplo.Ações fechadas: restritas a um grupo de poucos investidores. Empresas familiares são um exemplo.

3 5/31/20163 Valor das ações Nominal: valor atribuído a uma ação previsto no estatuto social da companhia.Nominal: valor atribuído a uma ação previsto no estatuto social da companhia. Patrimonial: representa a parcela do capital próprio da sociedade que corresponde a cada ação. É deter- minado pelo patrimônio líquido dividido pelo núme- ro de ações emitidas.Patrimonial: representa a parcela do capital próprio da sociedade que corresponde a cada ação. É deter- minado pelo patrimônio líquido dividido pelo núme- ro de ações emitidas. Intrínseco: equivale ao valor presente de um fluxo esperado de benefícios de caixa.Intrínseco: equivale ao valor presente de um fluxo esperado de benefícios de caixa. De liquidação: determinado quando do encerramen- to de atividades de uma companhia, indicando quanto corresponde do resultado da liquidação a cada ação.De liquidação: determinado quando do encerramen- to de atividades de uma companhia, indicando quanto corresponde do resultado da liquidação a cada ação. De subscrição: preço definido no lançamento das ações, em operações de abertura de capital.De subscrição: preço definido no lançamento das ações, em operações de abertura de capital. De mercado: efetivo preço de negociação da ação no mercado.De mercado: efetivo preço de negociação da ação no mercado.

4 5/31/20164 Mercado Primário e Secundário Mercado Primário: neste mercado ocorre a canali- zação direta dos recursos monetários superavitá- rios, para o financiamento das empresas, por meio da colocação inicial (venda) de ações. Neste mercado as empresas procuram recursos para a consecução dos seus objetivos.Mercado Primário: neste mercado ocorre a canali- zação direta dos recursos monetários superavitá- rios, para o financiamento das empresas, por meio da colocação inicial (venda) de ações. Neste mercado as empresas procuram recursos para a consecução dos seus objetivos. Mercado Secundário: nele são estabelecidas as rene- gociações entre os agentes econômicos, das ações adquiridas no mercado primário. Os valores destas negociações não são transferidos para o financia- mento das empresas, sendo simples transferências entre investidores.Mercado Secundário: nele são estabelecidas as rene- gociações entre os agentes econômicos, das ações adquiridas no mercado primário. Os valores destas negociações não são transferidos para o financia- mento das empresas, sendo simples transferências entre investidores.

5 5/31/20165 Subscrição Pública de Ações Chamado underwriting, obedece ao fluxo indicado a seguir:Chamado underwriting, obedece ao fluxo indicado a seguir: Empresa emitente: atratividade econômicaEmpresa emitente: atratividade econômica Intermediário financeiro: elo de ligação entre a em- presa tomadora dos recursos e os agentes poupado- res identificados no mercado primário.Intermediário financeiro: elo de ligação entre a em- presa tomadora dos recursos e os agentes poupado- res identificados no mercado primário. –Subscrição tipo puro ou firme –Subscrição tipo residual (stand by) –Subscrição tipo melhor esforço (best effort) EMPRESAEMITENTENOVASAÇÕESI.F.INTERME-DIADORAMERCADOPRIMÁRIOMERCADOSECUNDÁRIO

6 5/31/20166 Subscrição Pública de Ações Tipo puro ou firme: a intermediadora financeira assume amplamente o risco da colocação das ações no mercado. Prevê a subscrição e integração do total das novas ações por parte da IF.Tipo puro ou firme: a intermediadora financeira assume amplamente o risco da colocação das ações no mercado. Prevê a subscrição e integração do total das novas ações por parte da IF. Tipo residual (stand by): a IF não se responsabiliza pela integralização total das ações. Há um acordo para oferecer as ações durante certo tempo, findo o qual a IF poderá subscrever o volume não negociado.Tipo residual (stand by): a IF não se responsabiliza pela integralização total das ações. Há um acordo para oferecer as ações durante certo tempo, findo o qual a IF poderá subscrever o volume não negociado. Tipo melhor esforço (best effort): o risco da colocação corre por conta da sociedade emitente. A IF se compromete a dedicar seu melhor esforço para conseguir a colocação do maior número possível de ações no mercado.Tipo melhor esforço (best effort): o risco da colocação corre por conta da sociedade emitente. A IF se compromete a dedicar seu melhor esforço para conseguir a colocação do maior número possível de ações no mercado.

7 5/31/20167 Subscrição Pública de Ações Preço de emissão da ação: importante para o suce- sso da subscrição pública. É fundamental fixar um preço que viabilize a colocação integral das novas ações no mercado.Preço de emissão da ação: importante para o suce- sso da subscrição pública. É fundamental fixar um preço que viabilize a colocação integral das novas ações no mercado. Preço muito baixo: pode gerar o que a lei chama “diluição injustificada da participação acionária”. O preço menor que o preço de mercado torna o direito de subscrição do acionista um bom negócio.Preço muito baixo: pode gerar o que a lei chama “diluição injustificada da participação acionária”. O preço menor que o preço de mercado torna o direito de subscrição do acionista um bom negócio. Vantagens da abertura do capital: prazo indetermi- nado dos recursos levantados, menor risco finan- ceiro da empresa por maior capitalização, melhores condições de liquidez, melhor imagem, etc.Vantagens da abertura do capital: prazo indetermi- nado dos recursos levantados, menor risco finan- ceiro da empresa por maior capitalização, melhores condições de liquidez, melhor imagem, etc. Novas exigências e responsabilidades à empresa.Novas exigências e responsabilidades à empresa.

8 5/31/20168 Mercado Secundário: Bolsa de Valores Registra unicamente a transferência de propriedade dos títulos e valores mobiliários, não determinando variações diretas sobre os fluxos de recursos das so- ciedades emitentes.Registra unicamente a transferência de propriedade dos títulos e valores mobiliários, não determinando variações diretas sobre os fluxos de recursos das so- ciedades emitentes. Bolsas de Valores: associações civis sem fins lucrativos, cujo objetivo básico é o de manter um local em condições adequadas para a realização, entre seus membros, de operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários.Bolsas de Valores: associações civis sem fins lucrativos, cujo objetivo básico é o de manter um local em condições adequadas para a realização, entre seus membros, de operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários. São supervisionadas pela CVM.São supervisionadas pela CVM. Pregão: local onde são realizadas as diversas transações de compra e venda de ações. Opera de 09:00 à 13:00 horas, em dias úteis.Pregão: local onde são realizadas as diversas transações de compra e venda de ações. Opera de 09:00 à 13:00 horas, em dias úteis.

9 5/31/20169 Bolsa de Valores Preservar valores éticos nas negociações.Preservar valores éticos nas negociações. Divulgação rápida e eficiente dos resultados das transações.Divulgação rápida e eficiente dos resultados das transações. Promover segura e eficiente liquidação das operações.Promover segura e eficiente liquidação das operações. Desenvolver sistema de registro e liquidação.Desenvolver sistema de registro e liquidação. Desenvolver sistema de negociação que proporcione segurança e liquidez aos títulos e valores.Desenvolver sistema de negociação que proporcione segurança e liquidez aos títulos e valores. Fiscalizar o cumprimento das normas e disposições que disciplinam as operações em bolsas de valores.Fiscalizar o cumprimento das normas e disposições que disciplinam as operações em bolsas de valores.

10 5/31/201610 Tipos de Ordens Ordem de mercado: não há qualquer limitação quanto ao preço da negociação, procurando o operador de bolsa executar a ordem recebida pelo melhor preço possível identificado no momento da realização do negócio.Ordem de mercado: não há qualquer limitação quanto ao preço da negociação, procurando o operador de bolsa executar a ordem recebida pelo melhor preço possível identificado no momento da realização do negócio. Ordem limitada: estabelece um limite ao preço da negociação, fixando geralmente um preço mínimo para venda e um preço máximo para compra.Ordem limitada: estabelece um limite ao preço da negociação, fixando geralmente um preço mínimo para venda e um preço máximo para compra. Ordem casada: envolve a realização obrigatória de compra e outra de venda. A execução da ordem casada somente é possível se as duas transações puderem ser realizadas.Ordem casada: envolve a realização obrigatória de compra e outra de venda. A execução da ordem casada somente é possível se as duas transações puderem ser realizadas.

11 5/31/201611 Modalidades de Operação Operações a vista: pagamento da operação efetuado até 3 dias após o fechamento do negócio. Nesse tempo a corretora recebe os títulos e os repassa ao investi- dor.Operações a vista: pagamento da operação efetuado até 3 dias após o fechamento do negócio. Nesse tempo a corretora recebe os títulos e os repassa ao investi- dor. Operações a termo: formalizadas por meio de contra- to firmado entre comprador e vendedor, estipulando a liquidação do negócio em determinada data futura a um preço prefixado. Prazos de 30, 60, 90 e 120 dias são permitidos atualmente.Operações a termo: formalizadas por meio de contra- to firmado entre comprador e vendedor, estipulando a liquidação do negócio em determinada data futura a um preço prefixado. Prazos de 30, 60, 90 e 120 dias são permitidos atualmente. Operações com opções: envolvem negociações de direitos de compra e venda de ações, a prazo e preço preestabelecidos. O comprador de uma opção, para exercer seu direito numa data futura, paga ao vendedor um prêmio. Pode negociar o prêmio no mercado.Operações com opções: envolvem negociações de direitos de compra e venda de ações, a prazo e preço preestabelecidos. O comprador de uma opção, para exercer seu direito numa data futura, paga ao vendedor um prêmio. Pode negociar o prêmio no mercado.

12 5/31/201612 Índice de Bolsas de Valores Mede o desempenho médio dos preços de uma suposta carteira de ações, refletindo o comportamento do mercado em determinado período. As variações são entendidas como a lucratividade.Mede o desempenho médio dos preços de uma suposta carteira de ações, refletindo o comportamento do mercado em determinado período. As variações são entendidas como a lucratividade. A carteira deve ser representativa do mercado, atin- gindo % expressivo do volume transacionado (~85%)A carteira deve ser representativa do mercado, atin- gindo % expressivo do volume transacionado (~85%) n = número de negócios a vista realizados com a açãon = número de negócios a vista realizados com a ação N = número total negócios realizados na bolsa no períodoN = número total negócios realizados na bolsa no período v = montante R$ dos negócios realizados com a ação no períodov = montante R$ dos negócios realizados com a ação no período V = montante de todos os negócios realizados na bolsa no períodoV = montante de todos os negócios realizados na bolsa no período

13 5/31/201613 Índice de Bolsas de Valores Ibovespa: criado em 1968, com valor inicial = 100.Ibovespa: criado em 1968, com valor inicial = 100. Dow Jones Industrial: constituído por uma carteira fixa de 30 ações.Dow Jones Industrial: constituído por uma carteira fixa de 30 ações. Standard & Poor ou S&P: amostragem mais ampla que o Dow Jones.Standard & Poor ou S&P: amostragem mais ampla que o Dow Jones. NYSE ou New York Stock Exchange: envolve todas as ações inscritas na Bolsa de NY. É o índice do mercadoNYSE ou New York Stock Exchange: envolve todas as ações inscritas na Bolsa de NY. É o índice do mercado Nikkei: mais conhecido índice acionário japonês. Constituído por mais de 200 ações.Nikkei: mais conhecido índice acionário japonês. Constituído por mais de 200 ações. Topix: substitui o Nikkei na bolsa de Tóquio, por ser mais abrangente e informativo.Topix: substitui o Nikkei na bolsa de Tóquio, por ser mais abrangente e informativo. Financial Times Index: índice mais antigo adotado na Bolsa de Valores de Londres. Calculado pela média geométrica dos preços de uma carteira composta pelas mais representativas ações do mercado.Financial Times Index: índice mais antigo adotado na Bolsa de Valores de Londres. Calculado pela média geométrica dos preços de uma carteira composta pelas mais representativas ações do mercado.

14 5/31/201614 Índice de Bolsas de Valores Metodologia de Cálculo 1o. Pregão 2o. Pregão 1o. Pregão 2o. Pregão Ação QPPxQ1 P PxQ2 A60.000 $1,20 72.000 $1,3078.000 A60.000 $1,20 72.000 $1,3078.000 B20.000 $2,70 54.000 $2,5450.800 B20.000 $2,70 54.000 $2,5450.800 C40.000 $4,10 164.000 $4,10 164.000 C40.000 $4,10 164.000 $4,10 164.000 D10.000 $1,90 19.000 $2,10 21.000 D10.000 $1,90 19.000 $2,10 21.000 Índice: 309.000 313.800 Variação = (313,8/309,0) - 1 = 1,55% Variação = (313,8/309,0) - 1 = 1,55%

15 15 Funções Básicas da CVM. Incentivar a poupança no mercado acionário.. Estimular o funcionamento das bolsas de valores e das instituições operadoras do mercado acionário.. Assegurar a lisura nas operações de compra/venda de valores mobiliários.. Promover a expansão dos negócios do mercado acionário.. Proteger aos investidores do mercado acionário.

16 15 Atuação da CVM CVMCVM InvestidoresInvestidores Companhias de Capital Aberto Companhias de Capital Aberto Instituições Financeiras do Mercado Instituições Financeiras do Mercado


Carregar ppt "5/31/20161 Mercado de Capitais: Estrutura e Controle Ações Valor das ações Mercado primário e secundário Abertura de capital Mercado secundário - Bolsa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google