A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ilustrações: Liliana Melim Texto: Equipa de Coordenação do PRER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ilustrações: Liliana Melim Texto: Equipa de Coordenação do PRER."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ilustrações: Liliana Melim Texto: Equipa de Coordenação do PRER

3 Capítulo 1 Foi naquele amanhecer chuvoso, que o fez ficar fechado em casa tremendamente aborrecido, que decidiu explorar o enorme sótão de sua casa tão preenchido de objetos tão antigos quanto misteriosos. — Tiago, vê lá se não estragas nada da tua avó! — gritou-lhe a mãe do primeiro andar, enquanto preparava o saboroso e tradicional assado de domingo. — Não te preocupes mãe, não estrago nada — respondeu ele, de forma automática, enquanto olhava encantado para um velho baú, não conseguindo perceber como nunca o tinha encontrado antes.

4 Quando, por entre o imenso pó que se levantou no ar ao abrir a tampa de madeira maciça, a primeira coisa que viu foi uma velha foto do seu avô fardado, iluminaram-se-lhe os olhos de tamanha felicidade.

5

6 O seu avô, que fazia dois anos que tinha falecido, tinha sido seguramente o seu melhor amigo durante a infância. O avô, um ex-detetive da polícia, facto que enchia Tiago de orgulho, sempre tinha brincado com ele aos enigmas e aos detetives. Depois de tirar a fotografia, ficou ainda mais surpreendido ao encontrar uma carta com a letra do seu avô. Observou melhor e era para ele que estava dirigida.

7 “Querido neto, Afasta as tristezas da minha partida, porque eu vou estar sempre ao pé de ti e esta foi a forma que eu imaginei de podermos continuar com as nossas aventuras de detetives. Preparei dezenas de enigmas para decifrares. Quero realmente ajudar-te a tornares-te um grande detetive como eu fui. Ao primeiro enigma que te quero desafiar a resolver, dei-lhe o nome de “O mistério rodoviário.” Tiago estava completamente fascinado. A carta continuava dizendo: “A primeira etapa é simples, só tens de seguir os sinais por forma a conseguires chegar à segunda etapa. Na segunda etapa, encontrarás a essência do problema.”

8 Tiago olhou imediatamente para um velho sinal de trânsito de obrigação que tinha no sótão e, só nesse momento, reparou que a seta do sinal de obrigação apontava para outro, bem mais pequeno, em papel, mas que estava do outro lado do sótão. Aquele sótão, de repente, tinha-se transformado numa grande aventura e, Tiago, via agora, pequenos sinais em que nunca tinha reparado. Estaria ele à altura do desafio preparado pelo avô? Conseguiria encontrar a segunda etapa, que se prometia como fundamental no desafio? O Tiago merece toda a nossa ajuda.

9

10 Continua… Em colaboração com os teus colegas de turma, ajuda o Tiago a tentar decifrar o significado de cada um dos seguintes sinais: a) c) d) e) f) g)

11 Para o professor Sugestão de realização: 1 - Mostrar o diapositivo com os sinais e promover a discussão, de forma regrada, sobre quais os significados de cada sinal. 2 – Orientar as respostas dos alunos até ao significado correto. 3 – Dar exemplos, ainda, de outros sinais que o professor considere pertinentes. 4- Num documento previamente preparado com as imagens dos sinais, redigir as respostas dos alunos e enviar para o e-mail aventurarodoviaria@hotmail.com até dia 30 de novembro.aventurarodoviaria@hotmail.com


Carregar ppt "Ilustrações: Liliana Melim Texto: Equipa de Coordenação do PRER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google