A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Em busca da felicidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Em busca da felicidade."— Transcrição da apresentação:

1 Em busca da felicidade

2 O que significa ser feliz. A não dor, o não sofrimento, a não perda
O que significa ser feliz? A não dor, o não sofrimento, a não perda. Nietzsche chamaria de “felicidade de rebanho” – comportamento em massa, padronizado!

3 É a construção do ser – o que o ser humano faz de si próprio!.

4 A “Experiência de ser” 1º sentimento de satisfação – não é pleno
A “Experiência de ser” 1º sentimento de satisfação – não é pleno. 2º Realização dos desejos...(dúvida) 3º Autonomia – se somos livres, podemos refletir sobre o que é bom para nós, o que desejamos para a vida como um todo –projetos! Padrões morais e éticos. Robert Misrahi chama isso de “experiência de ser!

5 Felicidade é portanto a celebração da amizade, do amor e do erotismo
Felicidade é portanto a celebração da amizade, do amor e do erotismo! TIPOS DE AMOR: a) Filia B) ágape C) Eros

6 FILíA = vem do grego philia o mesmo que amizade.

7 Ágape = amor fraterno. Esse amor não supõe reciprocidade – zelo pelo o outro.

8 Eros = relações amorosas recíprocas – busca do prazer, da alegria e da conquista do ser amado.

9 Platão: Eros e a filosofia No Banquete De platão ele relata: “discurso sobre o amor”. Aristófanes – mito sobre a origem do amor. Sócrates - amor é um anseio humano por uma totalidade do ser.

10 Corpo e alma: o dualismo platônico. Alma superior. e a Alma inferior
Corpo e alma: o dualismo platônico * Alma superior * e a Alma inferior. = CORPO & ALMA Portanto Corpo são e mente sã! Para Platão a felicidade é de natureza racional e moral ou seja, controle das paixões e do corpo.

11 O corpo sob o olhar da ciência a ciência que busca respostas através da investigação do corpo.

12 Descartes: o corpo – máquina somos divididos em duas partes: 1- a substância pensante = coisa que pensa ou seja o pensamento. 2- a substância extensa – o corpo/ natureza material. Para ele o corpo depende da alma – funciona como máquina “A maior felicidade do homem depende do reto uso da razão.”

13 A inovação de Espinosa O pensamento dele é uma tentativa de superar essa dicotomia corpo - consciência. A teoria do paralelismo = não há relação de casualidade ou hierarquia entre corpo e espírito. E sim uma relação de correspondência ou seja, o que acontece com um acontece com o outro. As paixões da alegria e da tristeza – alegria=passagem de uma perfeição menor para uma maior e vice e versa.

14 Uma ética da felicidade – as boas paixões permitem o desenvolvimento humano, facilitam o encontro das pessoas e proporcionam alegria. O contrário causam a destruição.

15 As teorias contemporâneas: Freud e a natureza sexual da conduta humana -desmente as crenças racionalistas segundo as quais a consciência humana é o centro das decisões e do controle dos desejos. Outra inovação da psicanálise encontra-se na compreensão da natureza sexual da conduta humana. A energia que preside todos os atos humanos é de natureza pulsional, pela qual Freud põe em relevo o conceito de libido. De difícil definição, a libido pode ser entendida como a pulsão da energia sexual, mais propriamente a manifestação dinâmica.

16 Marcuse: Eros e civilização vai falar da super-repressão = produtividade da sociedade industrial – repressão sexual. Depois desencadeia uma reação da sociedade – tudo voltado para questões sexuais por exemplo: produção de filmes, revistas, comerciais etc. Mas a sexualidade “liberada”é genital centralizada no ato sexual. Empobrecendo a sexualidade humana.

17 Foucault: a microfísica do poder. Controle, vigilância e regulamentação. Modo de agir indicado pelo poder.

18 Individualismo e narcisismo Sec
Individualismo e narcisismo Sec. XX – entrada na era da informática e da comunicação. Bem como à globalização. Famílias com formatos plurais; jovens com mais liberdade sexual; readquirem forças de movimentos ao ideal de família e indissolubilidade do casamento por conta dos movimentos religiosos;

19 Consequências de tudo isso:. Individualismo – voltar-se para si mesmo
Consequências de tudo isso: *Individualismo – voltar-se para si mesmo. *Buscar a realização do desejo o chamado aqui e agora! *Diminui o interesse coletivo. *Intensificou o narcisismo – aprimoramento da auto imagem!

20


Carregar ppt "Em busca da felicidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google