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Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.

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Apresentação em tema: "Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais."— Transcrição da apresentação:

1 Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais

2 Trataremos de temas relacionados aos processos gerenciais dentro das organizações, passando pelos seguintes tópicos: pensamento sistêmico, fundamentos das organizações, a informação e a tomada de decisão, o planejamento, a organização, a direção, o controle e os fundamentos da estrutura organizacional

3 Processos Gerenciais As constantes mudanças no mundo corporativo exigem uma visão estratégica para enfrentar os desafios, buscando competências e habilidades para gestão em diferentes áreas Uma boa Gestão Empresarial está ligada a estratégias competitivas cuja finalidade é agregar valor ao negócio da empresa, fazendo com que ela se posicione no mercado em que atua e se destaque da concorrência

4 Processos Gerenciais 1) O Pensamento Sistêmico É uma ferramenta de gestão empresarial que busca integrar todos os subsistemas ou departamentos da empresa, buscando a interação dos setores, fazendo com que a atividade fim ou missão da empresa sejam atingidos no menor espaço de tempo e com o menor custo possível

5 Processos Gerenciais 1) O Pensamento Sistêmico Para que essa filosofia tenha resultados eficazes, é necessário que o chefe de setores tenha consciência de que os diferentes deptos da empresa devem trabalhar de forma harmônica Para que isso aconteça deve haver um canal de comunicação, que permita essa interação. Ex.: poderiam ser reuniões periódicas de trabalho, para avaliação de desempenho e apresentação de resultados

6 Processos Gerenciais 2) Fundamentos das Organizações Cada Organização pode ter vários fundamentos. Ex.: as organizações militares, fundamentadas na hierarquia e disciplina Podemos definir que a hierarquia é a divisão dos níveis funcionais de forma vertical, e a disciplina é o imediato cumprimento das ordens recebidas e da forma como foram repassadas

7 Processos Gerenciais 2) Fundamentos das Organizações No mundo empresarial os fundamentos organizacionais são definidos pela própria organização, geralmente sendo fundamentados na característica social, missão e objetivos, funções e atividades, recursos e ambientes organizacionais

8 Processos Gerenciais 2) Fundamentos das Organizações Na atualidade um dos fundamentos mais valorizados, são ações voltadas para a defesa do meio ambiente, pois ressaltam a responsabilidade social da empresa perante o meio em que está inserida, formando consumidores fiéis

9 Processos Gerenciais 3) A Informação e a Tomada de Decisão As empresas modernas necessitam de um eficiente sistema de informações gerenciais (SIG), que possibilitará ao gestor tomar uma decisão correta frente a um determinado problema Deve constar do SIG informações financeiras, logísticas, produtividade, nível e giro dos estoques, capacidade de produção, venda e distribuição

10 Processos Gerenciais 3) A Informação e a Tomada de Decisão A análise das informações do SIG permitirão uma análise detalhada do problema e a conseqüente formulação de alternativas que, posteriormente analisadas, levarão à escolha da melhor alternativa Para a escolha da alternativa mais apropriada, deve se levar em conta o risco e o momento, buscando-se uma decisão adequada, exeqüível e aceitável

11 Processos Gerenciais 4) O Planejamento É a definição de metas e diretrizes de ação, referentes a organização e seu funcionamento, envolvendo análise e estrutura, previsão e seleção de meios Existem diferentes níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional

12 Processos Gerenciais 4) O Planejamento Pode ser de curto, médio ou longo prazo, envolve diversas fases, tais como implantação, observação de desvios, estudos de caso, ações interventivas e corretivas e busca de maior produtividade, para se chegar a um procedimento operacional padrão

13 Processos Gerenciais 5) A Organização Hoje com o mundo cada vez mais competitivo e globalizado é fundamental que a organização administrativa defina como irá determinar a sua sobrevivência

14 Processos Gerenciais 5) A Organização Deve ter como funções agregar vários fatores e recursos necessários para a execução dos planos como: planejar, dirigir, controlar, ter flexibilidade, agregar valores, ter excelentes colaboradores, gerando assim excelentes resultados e novas idéias, buscando inovações, quebrando paradigmas a organização estará cada dia mais fortalecida

15 Processos Gerenciais 5) A Organização Na organização o esforço conjunto utilizando suas idéias para bens comuns, o diálogo, o entrosamento, a criatividade, colocando mais integração das inovações tecnológicas, melhorando os processos gerenciais, a sua equipe alcançará um melhor rendimento, melhor qualidade dos produtos, com visão, os objetivos terão mais facilidade de serem concluídos

16 Processos Gerenciais 6) A Direção Dirigir significa interpretar os planos para os outros, dando instruções sob como executá-lo em direção do objetivo a atingir Dentro da direção podemos ter níveis distintos, direção em nível global, em nível departamental e nível operacional, e se isso for seguido, o sucesso será eminente

17 Processos Gerenciais 6) A Direção Na função administrativa a direção tem por finalidade operar a organização à medida que esta, ativamente, executa os planos traçados Estando tudo como planejado, temos as fases direcionais onde: traduzir os planos, objetivos dos superiores em planos, objetivos e ordens imediatas, emitir ordens específicas, avaliar e supervisionar os esforços e os motivar, sem esquecer das inovações do dia-a-dia, planejando para atingir um resultado claramente definido

18 Processos Gerenciais 7) O Controle Controle é avaliar o desempenho real frente ao previsto no planejamento Possibilita a ação corretiva, realimentando, alterando, atualizando o plano em tempo hábil e oportuno e seguido de imediato pelas ações necessárias constatadas

19 Processos Gerenciais 7) O Controle O controle pode assumir vários significados, como função restritiva e coercitiva, coibir ou limitar desvios indesejáveis, manipulação, controle social, como sistema automático de regulação, como função administrativa, tendo fases do controle, estabelecimento de padrões ou critérios, observação do desempenho, comparando com o padrão estabelecido e ação corretiva

20 Processos Gerenciais 7) O Controle Ter controle mas também dar liberdade de trabalho Essa é a melhor forma de estabelecer o feedback, fazendo reuniões de trabalho com objetivos e pautas pré-definidas Conforme comentado anteriormente se o SIG for bem estruturado não existiriam controles desnecessários, ou seja o sistema deve ser integrado

21 Processos Gerenciais 8) Fundamentos da Estrutura Organizacional A estrutura organizacional é composta por todos os meios e recursos utilizados pela organização Dependendo da área de atuação da empresa, as estruturas organizacionais serão diferenciadas, algumas poderão ser fundamentadas nos ativos imobilizados, como exemplo estrutura física, máquinas e equipamentos, outras poderão ser mais voltadas para o ativo circulante. Por ex.: bancos e instituições financeiras

22 Processos Gerenciais 8 ) Fundamentos da Estrutura Organizacional Empresas prestadoras de serviços deverão também considerar alguns ativos que são difíceis de serem mensurados). Ex.: imagem perante o publico, satisfação do cliente e parceiros confiáveis


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