A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reprodução e Gametogênese

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reprodução e Gametogênese"— Transcrição da apresentação:

1 Reprodução e Gametogênese

2 Reprodução assexuada Cissiparidade, bipartição ou divisão binária

3 Reprodução assexuada Fragmentação

4 Reprodução assexuada Gemulação ou brotamento

5 Reprodução assexuada Esporulação

6 Reprodução assexuada Multiplicação vegetativa

7 Reprodução assexuada Partenogênese (não há fecundação)

8 Reprodução sexuada Formação de gametas  Gônadas
Monoicos ou hermafroditas  Gônadas masculinas e femininas estão em um mesmo indivíduo Dioicos  Gônadas masculinas e femininas estão em indivíduos diferentes

9 Reprodução sexuada Autofecundação x fecundação cruzada
Externa: na água ou por meio de agentes polinizadores (água, vento, insetos, aves, morcegos) Interna - cópula Maioria dos vertebrados é dioica e apresentam dimorfismo sexual

10

11 Tipos de desenvolvimento nos vertebrados
Ovos, útero, marsúpio Ovo  ovíparo Interior da mãe  vivíparo Ovovivíparo (peixes e alguns répteis)  embriões se desenvolvem dentro de ovos que permanecem no interior do corpo da mãe até eclodirem

12 Reprodução humana ♀ - ? ♂ - ? Geração de descendentes e sexualidade
Puberdade  início da fase reprodutiva  caracteres sexuais secundários ♀ - ? ♂ - ?

13 Sistema genital feminino

14 Sistema genital feminino

15

16

17 Ovogênese

18

19

20 Fecundação

21 Sistema genital masculino

22 Sistema genital masculino

23

24

25 Questões de revisão Que formas de reprodução existem? Dê exemplos.
Onde ocorre o desenvolvimento dos embriões dos vertebrados? Dê exemplos. O que é puberdade e que mudanças ela ocasiona nos indivíduos do sexo feminino e masculino? Quais os principais órgãos do sistema genital feminino e masculino? O que é a “ovulação”? Qual a diferença entre óvulo e ovócito II? O que é Gametogênese? Quais as diferenças entre Ovogênese e Espermatogênese?

26 Fecundação

27 Fecundação

28 Curiosidade Homúnculo (séc. XVII e XVIII)

29 Curiosidade Por que apenas um espermatozoide penetra no óvulo?
A zona pelúcida normalmente bloqueia a entrada de outros espermatozoides, pois a Polispermia causaria inviabilidade do embrião.

30 Curiosidade Como se formam os gêmeos?
Univitelinos (idênticos): óvulo fecundado se divide em duas células completas. São geneticamente “iguais”. Bivitelinos: dois ou mais óvulos são fecundados. São geneticamente diferentes.

31 O que acontece depois da fecundação?
Multiplicação celular Diferenciação celular Migração celular Morte celular programada (apoptose)

32 Como o embrião se nutre? Difusão  absorção de nutrientes a partir da água Reserva de vitelo  substância nutritiva encontrada no óvulo de animais Alimentação parenteral  desenvolvimento dentro do organismo materno Poderiam citar exemplos de cada caso?

33 Tipos de óvulos Esponjas, Corais, Equinodermos
Vários peixes, moluscos e outros invertebrados. Esponjas, Corais, Equinodermos Vários peixes e mamíferos ovíparos

34 Curiosidade – Ovo de galinha
A galinha não depende do galo para produzir ovos, porém, o galo é fundamental para a sua fertilização. Ovo não galado = ovo não fertilizado  não vai desenvolver “pintinhos”. Se o ovo for fecundado, será chocado por cerca de 20 a 22 dias e dele nascerá um pintinho.

35 Segmentação ou clivagem
Processo de divisão do citoplasma. Dá origem aos blastômeros Vitelo, por ser muito denso, não se divide

36 Estágios iniciais do desenvolvimento embrionário
Mórula Blástula: Blastocele e Blastoderme Gástrula

37 Importante demais da conta!
A Gastrulação faz surgir uma nova cavidade, o arquêntero, espécie de tudo digestivo primordial que se comunica com o meio externo por meio do blastóporo, o qual pode dar origem à boca (protostômios) ou ao ânus (deuterostômios).

38 Importante demais da conta!
Na gástrula, a camada celular mais externa constitui um novo folheto embrionário, chamado ectoderma, enquanto a camada mais interna forma a endoderma.

39 Importante demais da conta!
Dois folhetos germinativos  Diblásticos Três folhetos germinativos  Triblásticos 3º folheto embrionário é o mesoderma. Este folheto reveste uma cavidade chamada celoma.

40

41 Organogênese Processo de desenvolvimento no qual os três folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme) que se diferenciam e dão origem aos órgãos internos do organismo. Neurulação  Formação do tubo neural

42

43

44 Anexos embrionários Saída da água para o ambiente terrestre
Como superar a desidratação, dessecação e a inexistência de meio líquido para locomoção dos espermatozoides? Fecundação interna e desenvolvimento do ovo Como obter alimentos e eliminar excretas?

45 Vesícula ou saco vitelínico
Presente em peixes, répteis, aves e mamíferos (bastante reduzida)

46 Alantoide Vesícula em forma de saco que tem como funções:
Armazenar as excretas nitrogenadas produzidas pelo embrião, Transferir proteínas presente na “clara” (em répteis e aves); Permitir trocas gasosas; Descalcificar a casca. Peixes e anfíbios são analantoidianos, ou seja, não formam alantoide.

47 Âmnio e Cório Membranas que permitiram o desenvolvimento do embrião fora do ambiente aquático. Âmnio  membrana interna que delimita a cavidade amniótica, que é preenchida pelo líquido amniótico, cujas funções são proteger o embrião contra choques mecânicos e dessecação. Parto raro, onde não ocorre o rompimento da bolsa amniótica

48 Âmnio e Cório Peixes e anfíbios são anamniotas, ou seja, não formam âmnio. Cório  Mais externa e envolve todo o conjunto de anexos embrionários citados até então. Em répteis e nas aves, juntamente com o alantóide, participa das trocas gasosas entre o embrião e o meio externo. Já nos mamíferos, originará a placenta.

49

50 Placenta e cordão umbilical
Mamíferos  viviparidade Vesícula vitelínica e alantoide  vestigiais em mamíferos placentários Placenta  eliminação de excretas e nutrição Cordão umbilical  Comunicação feto - placenta

51 Desenvolvimento direto
Não inclui fase larval

52 Desenvolvimento dos insetos
Ametábolo

53 Desenvolvimento indireto
Inclui fase larval Vantagens: redução da competição intra-específica Larva de libélula Larva de mosquito

54 Questões de revisão O que acontece depois da fecundação?
O que é apoptose? Por que ela ocorre? Qual a diferença entre zigoto, embrião e feto? Como podemos classificar os óvulos quanto à quantidade de vitelo? Que são organismos protostômios e deuterostômios? Que são organismos diblásticos e triblásticos? O que é celoma? Como podemos classificar os animais em relação a este? Cite alguns anexos embrionários, evidenciando suas funções.


Carregar ppt "Reprodução e Gametogênese"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google