A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagnóstico da pequena produção popular e solidária na Amazônia Sibelle Cornélio Diniz e Roberto Luís de Melo Monte-Mór REUNIÃO TÉCNICA MESO-MICRO – INPE/SJC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagnóstico da pequena produção popular e solidária na Amazônia Sibelle Cornélio Diniz e Roberto Luís de Melo Monte-Mór REUNIÃO TÉCNICA MESO-MICRO – INPE/SJC."— Transcrição da apresentação:

1 Diagnóstico da pequena produção popular e solidária na Amazônia Sibelle Cornélio Diniz e Roberto Luís de Melo Monte-Mór REUNIÃO TÉCNICA MESO-MICRO – INPE/SJC

2 Objetivo compreender as relações produtivas envolvendo a economia popular e solidária na Amazônia e sua articulação ao processo de urbanização em curso; colaborar para a caracterização do circuito inferior da economia urbana nesta região e suas articulações com o circuito superior.

3 Economia Popular e/ou Solidária Economia dos Setores Populares: “formas de reprodução da vida não capitalistas assentadas no trabalho que possuem uma racionalidade econômica ancorada na geração de recursos (monetários ou não) destinados a prover e repor os meios de vida, e na utilização de recursos humanos próprios, agregando, portanto, unidades de trabalho e não de inversão de capital” (KRAYCHETE, 2000, p. 15). Principais teóricos: Singer, Coraggio, Kraychete.

4 Economia Popular e Economia Solidária → ECONOMIA POPULAR: não necessariamente motivada por ideais de solidariedade. Manifesta-se das mais variadas formas: trabalho familiar, por conta própria, informal, etc. → ECONOMIA SOLIDÁRIA: entendida como uma modalidade específica da Economia Popular. Envolve grupos autogestionários: empreendimentos formais (cooperativas, associações, pequenas empresas, etc.) ou informais (grupos de produção, clubes de troca, etc.)

5 Etapas do trabalho 1) Revisão bibliográfica a respeito da produção em pequena escala e de caráter popular e solidário na região Amazônica;

6 Etapas do trabalho 2 - Caracterização da pequena produção popular e solidária nas áreas selecionadas no URBISAmazônia:  2.1 – Desenvolvimento de metodologia de identificação de trabalhadores envolvidos na produção de caráter popular e solidário na região Amazônica, junto a pesquisas domiciliares do IBGE;  2.2 – Caracterização da população envolvida em tais atividades, a partir do Censo Demográfico 2010, utilizando as escalas municipal e intramunicipal;  2.3 – Caracterização da produção popular e solidária, em termos de número de trabalhadores envolvidos, renda gerada, setores de atividade relacionados, condições de trabalho, etc.

7 Etapas do trabalho 3 – Relacionar a configuração da economia popular e solidária aos processos de urbanização extensiva e constituição do circuito superior na região do URBISAmazônia, a partir do trabalho desenvolvido nos itens (1) e (2) e da articulação e diálogo com os demais estudos em curso:  mapeamento e estudo das microredes de serviços e trocas na região  processamento digital de imagens com vistas a caracterizar os processos de produção do espaço  estudos envolvendo o circuito superior na região

8 Primeiras impressões da ecosol Poucos trabalhos acadêmicos, maioria focando o extrativismo Instituções envolvidas: Conselho de Redes de Economia Solidária na Amazônia, Fórum Paraense de Economia Solidária, diversas entidades de assessoria, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários (UFPA), Depto. De Economia Solidaria ligado à SETER (gov. estadual) Economia Solidária no Pará (Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária – SENAES/MTE)  574 empreendimentos declarados  A maioria criados da década de 1990  Distribuição aproximadamente igualitária rural/urbano  Diversidade de produtos: agricultura, vestuário, pecuária, pesca, transporte rodoviário, artesanato  Principal mercado: local e comunitário  Dificuldades: constituição de redes, manutenção de clientes, crédito, sustentabilidade do empreendimento

9 Obrigada! sibelled@cedeplar.ufmg.br


Carregar ppt "Diagnóstico da pequena produção popular e solidária na Amazônia Sibelle Cornélio Diniz e Roberto Luís de Melo Monte-Mór REUNIÃO TÉCNICA MESO-MICRO – INPE/SJC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google