A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mercado Saloio da EB de Freiria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mercado Saloio da EB de Freiria"— Transcrição da apresentação:

1 Mercado Saloio da EB de Freiria
Professoras Responsáveis: Vera Nobre e Zélia Baptista 3 dez. 2015

2 Introdução ao tema Segundo a Wikipédia: “Designa-se como saloio o habitante natural das zonas rurais do início do século XX em volta de Lisboa, a região saloia. A região saloia compreende vários concelhos, sendo os seus limites discutíveis. Alguns autores definem como região saloia os concelhos de Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Loures, Mafra, Odivelas, Sintra, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

3 No passado os seus habitantes viviam da agricultura, praticada em hortas e pomares, e do comércio de produtos agrícolas em mercados e na cidade de Lisboa. Ainda hoje se situa nesta região o mercado que mais carne de bovino fornece à capital, a Feira da Malveira.

4 As mulheres ganhavam mais algum dinheiro como lavadeiras das famílias abastadas de Lisboa. Desses tempos em que muitas aldeias se enchiam de peças de roupa a secar ao sol ficou o termo Aldeia da Roupa Branca, que se tornou título de um filme dos anos 30 do século XX sobre esta região.

5 Com produtos agrícolas de excelência (frutas, hortaliças, coelho, aves, ovos, queijo, caça, …), esta zona desenvolveu também uma gastronomia bastante variada e rica, sobressaindo as receitas de coelho, aves e porco.

6 O queijo fresco ainda hoje é muito apreciado em todo o país.

7 A maneira de trajar também era muito própria, incluindo o colete e o barrete que até há poucos anos ainda era usado por pessoas mais velhas em algumas destas aldeias.

8 Atualmente a região saloia está bastante descaracterizada, tendo alguns concelhos deixado a ruralidade do passado tornando-se zonas urbanas, como Amadora, Odivelas e partes significativas de Loures, Sintra, Mafra e Torres Vedras. As tradições e formas de vida tradicionais perderam-se no passado recente e os atuais saloios (principalmente as novas gerações) em nada se distinguem dos lisboetas, nem dos habitantes de Oeiras e Cascais.”

9 Mercado Saloio da EB de Freiria
OBJETIVOS Valorização das tradições dos habitantes da região saloia, dos seus produtos agrícolas, da sua gastronomia, dos seus trajes, dos seus jogos e danças tradicionais; Reviver as tradições da região saloia e regressar às primeiras décadas do século XX (anos 30 e 40); Apresentar à comunidade escolar trabalhos ou apresentações diversas desenvolvidos nas disciplinas ao longo do ano;

10 Mercado Saloio da EB de Freiria
OBJETIVOS Promover a participação de todos os setores da Comunidade Escolar nas atividades escolares; Promover a reciclagem, a reutilização, o respeito pelo ambiente e a valorização dos produtos agrícolas; Angariar fundos para a realização de atividades da turma; Encerramento/Despedida das atividades letivas.

11 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Realização de um Mercado Saloio com: Bancas Ecológicas de produtos agrícolas (vegetais e animais); Bancas de Artesanato; Tascas com Comida (coelho, aves, ovos, porco, sopas, saladas, fruta, queijo, pão saloio, caracol) e Bebida da Época (groselha, capilé, sumos naturais e vinho –> adultos); Jogos Tradicionais e Demonstração do Jogo do Pau; Danças Tradicionais (convidados, alunos e professores); Apresentações Diversas .

12 Mercado Saloio da EB de Freiria
CALENDARIZAÇÃO DA ATIVIDADE 4ª F – Dia 8 de junho 2016 Montagem do Mercado (bancas, palco, recolha de produtos para venda); 5ª F – Dia 9 de junho 2016 8h30m às 10h – Conclusão da montagem das Bancas do Mercado; Das 10h às 15h 30m - Mercado Saloio da EB de Freiria; Das 15h 30m até às 16h30m – Desmontagem com recolha e separação de resíduos sólidos e respetivo encaminhamento para o Eco-Ponto.

13 Eco-Escolas Banca Eco-design Jogos Tradicionais Animais Domésticos
Bancas de Comida (de prato) Banca Eco-design Jogos Tradicionais Bancas de Produtos Tradicionais (hortícolas, doces, queijo...) Bancas de Produtos Trad. Apresentações Diversas Animais Domésticos

14 Ficam desde já convidados
a participar.


Carregar ppt "Mercado Saloio da EB de Freiria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google