A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planeta terra A Terra como um sistema.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planeta terra A Terra como um sistema."— Transcrição da apresentação:

1 Planeta terra A Terra como um sistema

2 Sistema Terra Sistema – é um conjunto de elementos interligados e organizados em função de um objectivo e que estão delimitados por uma fronteira, a qual permite a troca matéria e/ou energia entre o interior e o exterior do sistema. A Terra é um sistema pois é constituída por um conjunto de elementos – os seres vivos e o meio físico ou a geosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera - interligados, verificando-se trocas de matéria e/ou energia.

3 Geosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera - subsistemas da Terra
Cada um destes elementos ou constituintes tem caraterísticas diferentes consoante o lugar da Terra e, assim, formam diferentes ambientes terrestres, constituídos por ecossistemas Hidrosfera

4 Os subsistemas da Terra formam os diferentes ambientes
Hidrosfera formam Ambientes aquáticos Ambientes terrestres constituídos por ecossistemas

5 Ecossistemas Cada ecossistema é composto:
- pelos seres vivos (comunidade biótica), - o meio físico, - as influências mútuas entre ambos

6 Geosfera  É a parte superficial da Terra formada pelo solo, rochas continentais e dos fundos oceânicos, bem como os restantes materiais que se encontram no seu interior. É neste sistema que o Homem adquire materiais para construir as suas habitações, retira rochas e minerais para fabricar utensílios e outros materiais de que necessita para sobreviver e obtém fontes de energia fósseis (gás, petróleo e carvão).

7 Hidrosfera Hidrosfera
Inclui toda a água no estado líquido e sólido que se encontra na superfície terrestres - os oceanos, os mares, os lagos, os rios, a água existente no subsolo, os gelos das calotes polares e dos glaciares. As actividades humanas dependem da água como a agricultura e a indústria. A água é também um importante factor na estabilização do clima terrestre. Hidrosfera

8 Atmosfera  É o invólucro gasoso da Terra, sendo, actualmente, constituída por uma mistura de gases como o azoto, o oxigénio, o árgon e o dióxido de carbono. O vapor de água também é um constituinte da atmosfera. Este subsistema é o principal regulador do clima e protege a Terra dos efeitos das radiações solares e do bombardeamento das partículas sólidas vindas do espaço.

9 Biosfera  É constituída por todos os seres vivos, que ocupam vários ecossistemas. Existem seres vivos na geosfera, na atmosfera e na hidrosfera.

10

11 Relação Geosfera-Biosfera:
Os animais e as plantas são, também, importantes agentes de meteorização das rochas; as plantas seguram os solos; os animais escavam tocas; as minhocas revolvem o solo.

12 Relação Geosfera-Hidrosfera:
A água pode alterar as rochas (meteorização).

13 Relação Geosfera-Atmosfera:
as erupções vulcânicas libertam gases e poeiras para a atmosfera, bem como calor. Estas substâncias podem influenciar a quantidade de radiação solar que atinge o planeta e, desta forma, alterar o clima.

14 Relação Atmosfera-Biosfera:
O oxigénio é necessário à respiração celular; o dióxido de carbono é necessário para a fotossíntese realizada pelas plantas. A presença de ozono protege os seres vivos dos raios ultravioletas, potenciais causadores de mutações genéticas nas células.

15 Relação Atmosfera-Hidrosfera:
Estes dois subsistemas estão relacionados entre si através do ciclo da água, nomeadament e nos processos de evaporação, condensação e precipitação em forma de chuva, neve e granizo.

16 Relação Biosfera-Hidrosfera:
A água é o principal constituinte dos seres vivos e permite a realização de diversas funções fisiológicas. É o meio onde vivem muitos seres vivos

17 Tipos de sistemas Existem três tipos de sistemas, e podem ser classificados consoante o tipo de interacção entre os seus componentes. - Sistema isolado — não há troca de matéria nem de energia pelas suas fronteiras - Sistema fechado — não há troca de matéria mas há troca de energia - Sistema aberto — ocorre trocas de energia e de matéria através das suas fronteiras

18 Que tipo de sistema será a Terra?
A Terra é um sistema fechado porque recebe energia do sol sob forma de calor e perde calor do seu interior para o espaço. Alguns cientistas consideram que a Terra é um sistema aberto, pois para além das trocas de energia, consideram trocas de matéria (um exemplo são os meteoritos vindos da cintura de asteróides). Os subsistemas são abertos. O que se passa num, afeta os outros.

19 TPC (pág 27) - correção 1. Por que razão se considera a Terra como um sistema? A Terra é um sistema pois é constituída por um conjunto de elementos – os seres vivos e o meio físico - relacionados entre si. 2. Em que sistemas se pode considerar que a Terra está incluída? A Terra está incluída no Sistema Via Láctea e Sistema Solar. 3. Dá dois exemplos de subsistemas da Terra. Geosfera, litosfera, hidrosfera, biosfera, ecossistemas. 4. Indica algumas das caraterísticas de um sistema. É constituído por vários elementos; esses elementos relacionam-se entre si. 5. Dá dois exemplos de grandes ecossistemas naturais. Florestas e oceanos 6. Indica os constituintes de um ecossistema. Os constituintes são: a comunidade biótica, o meio físico, as influências mútuas entre ambos.

20 Apresentação elaborada por:
Anabela Santos 520- Biologia & Geologia


Carregar ppt "Planeta terra A Terra como um sistema."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google