A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DE RISCOS. Definições - 1 Perigo: A propriedade de uma coisa (materiais, equipamentos, métodos e práticas de trabalho, p.ex.) potencialmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DE RISCOS. Definições - 1 Perigo: A propriedade de uma coisa (materiais, equipamentos, métodos e práticas de trabalho, p.ex.) potencialmente."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DE RISCOS

2 Definições - 1 Perigo: A propriedade de uma coisa (materiais, equipamentos, métodos e práticas de trabalho, p.ex.) potencialmente causadora de danos; Risco: A probabilidade do potencial danificador ser atingido, nas condições de uso e/ou exposição, bem como a possível amplitude do dano; Avaliação do Risco: Processo de avaliar o risco para a saúde e segurança dos trabalhadores no trabalho decorrente das circunstâncias em que o perigo ocorre no local de trabalho.

3 Definições -2 Trabalhador - Toda a pessoa que realiza um trabalho, de maneira regular ou temporária, para um empregador; Empregador - Toda a pessoa individual ou colectiva que empregue um ou mais trabalhadores; Local de trabalho - Toda a área física onde os trabalhadores devam permanecer ou tenham de ir por razões de trabalho efectuado sobre o controlo de um empregador; Acidente - Acontecimento imprevisto no decurso do trabalho ou em relação com o mesmo, do qual resultam lesões corporais; Incidente - Acontecimento imprevisto no decurso do trabalho ou em relação com o mesmo, do qual resultam lesões corporais.

4 Definições - 3 Representantes dos trabalhadores para a SHST - Pessoa eleita ou designada, de acordo com a legislação e a prática nacionais para representar os trabalhadores nas questões relacionadas com a SHST no local de trabalho; Comissão de Segurança e Saúde - Comissão integrada por representantes dos trabalhadores para a SHST e dos empregadores e que desempenha funções nesta área na Organização/Empresa, de acordo com a legislação e prática nacionais; Sistema de gestão da SHST - Conjunto de elementos interrelacionados ou interactivos que têm como objectivo estabelecer uma política e objectivos em SHST e alcançar esses objectivos.

5 Para que serve a Avaliação de Riscos Para que o empregador possa tomar eficazmente as medidas necessárias para proteger a segurança e a saúde dos trabalhadores. Tais medidas incluem: –prevenção dos riscos profissionais; –informação aos trabalhadores; –formação dos trabalhadores; –organização e criação dos meios para aplicar as medidas necessárias.

6 Etapas da Avaliação de Riscos Identificação de perigos; Identificação de trabalhadores (ou outros) potencialmente expostos a riscos derivados desses perigos; Estimativa do risco em causa (qualitativa ou quantitativa); Estudo da possibilidade de eliminar o risco... e apenas quando tal não for possível Adopção de medidas para prevenir ou reduzir o risco.

7 Abordagens para a Avaliação de Riscos Observação do meio circundante do local de trabalho (vias de acesso, estado dos pavimentos, iluminação, segurança das máquinas, etc); Identificação das actividades realizadas no local de trabalho; Avaliação dos riscos na perspectiva de cada um dos trabalhos; Observação dos trabalhos com eles em curso; Consideração de padrões de trabalho; Consideração de factores externos que possam afectar o local de trabalho (p.ex. condições atmosféricas nos trabalhos ao ar livre); Consideração de factores psicológicos, sociais e físicos que possam contribuir para o stress no trabalho, a sua interacção mútua e relação com outros factores da organização e do ambiente laboral; Consideração da organização de trabalhos de manutenção.

8 Trabalhadores e outros expostos Trabalhadores da produção, manufactura, distribuição, etc.; Trabalhadores auxiliares ou pertencentes a serviços de apoio (limpeza, manutenção, segurança, etc.); empreiteiros; trabalhadores independentes; estagiários, aprendizes e estudantes; pessoal de escritório e comércio; visitantes; serviços de emergência;

9 Trabalhadores especialmente expostos Trabalhadores deficientes; trabalhadores jovens e idosos; mulheres grávidas e lactantes; trabalhadores sem formação ou experiência (sazonais, temporários ou recém-contratados); trabalhadores em espaços exíguos ou mal ventilados; pessoal de manutenção; trabalhadores com deficiências imunitárias; trabalhadores com doenças já declaradas; trabalhadores que tomem medicamentos susceptíveis de aumentarem a sua vulnerabilidade.

10 Exemplos de avaliação de riscos -1 Equipamento de trabalho: Peças móveis insuficientemente protegidas que possam esmagar, cortar, ferir, bater, prender ou puxar; Peças ou material em movimento livre que possam cair, escorregar, soltar-se, etc, atingindo alguém; Movimentos de máquinas e veículos; Perigo de incêndio ou explosão por fricção ou pressão de recipientes, etc.; Entalamentos

11 Exemplos de avaliação de riscos - 2 Práticas de trabalho e características do local Trabalhos em altura; Superfícies perigosas (Arestas, saliências, pontas cortantes, etc.); Trabalhos que impliquem posturas/movimentos forçados; Espaço acanhado; Superfícies molhadas ou escorregadias ; Efeitos do uso de EPIs; Técnicas e métodos de trabalho; Penetração e trabalho em espaços exíguos.

12 Exemplos de avaliação de riscos - 3 Electricidade Interruptores eléctricos; Instalações eléctricas; Equipamento accionado electricamente (controlos, isolamentos, etc,); Ferramentas eléctricas portáteis; Perigo de incêndios ou explosões causados por energia eléctrica; Cabos eléctricos suspensos

13 Exemplos de avaliação de riscos - 4 Exposição a substâncias perigosas Inalação, ingestão ou absorção cutânea de substâncias perigosas para a saúde; Uso de materiais inflamáveis e explosivos; Falta de oxigénio (asfixia); Presença de substâncias corrosivas; Presença de substâncias reactivas/instáveis; Presença de alergéneos.

14 Exemplos de avaliação de riscos - 5 Exposição a agentes físicos Exposição a radiação electromagnética; Exposição a raios laser; Exposição a níveis elevados de ruído,ou ultrasons; Exposição a vibrações mecânicas; Exposição a ambientes ou produtos muito quentes; Exposição a ambientes ou produtos muito frios; Presença de fluídos sob pressão (ar comprimido, vapor, líquidos, etc.).

15 Exemplo de avaliação de riscos - 6 Exposição a agentes biológicos Riscos de infecções por exposição não intencional a microrganismos ou toxinas; Riscos de infecções por exposição inadvertida a microrganismos como bactérias; Presença de alergéneos.

16 Exemplos de avaliação de riscos - 7 Factores ambientais e condições climáticas Iluminação inadequada; Controlo deficiente da temperatura; Controlo deficiente da humidade; Controlo deficiente da ventilação; Presença de poluentes.

17 Exemplos da avaliação de riscos - 8 Interacção local de trabalho - factores humanos Conhecimentos e aptidões profissionais dos trabalhadores; Conhecimento das normas de comportamento; Conhecimento e informação sobre os sistemas de segurança; Boa comunicação e instruções adequadas para enfrentar situações anormais; Impacto do abandono previsível de procedimentos de trabalho seguros; Existência e adequação dos EPCs; Existência e adequação dos EPIs; Motivação para trabalhar em segurança; Factores ergonómicos.

18 Exemplos da avaliação de riscos - 9 Factores psicológicos Intensidade das cadências e monotonia dos gestos; Dimensões do local de trabalho; Ambiguidade e/ou conflito de funções; Contribuição para a tomada de decisões que afectem o trabalho; Forte procura e/ou fraco controlo do trabalho; Reacções em caso de emergência.

19 Exemplos da avaliação de riscos - 10 Organização do trabalho Processos de trabalho (trabalhos por turnos, trabalho nocturno, trabalho em equipa, etc.); Sistemas de gestão eficientes e medidas de organização, planeamento, acompanhamento e controlo da saúde e segurança; Manutenção do equipamento, incluindo o de segurança; Existência de medidas adequadas para enfrentar acidentes e emergências.

20 Exemplos da avaliação de riscos - 11 Factores diversos Perigos causados por outras pessoas, actos de violência, perigosidade de algumas profissões/funções; Trabalho com animais ; Trabalhos em atmosferas pressurizadas; Condições atmosféricas extremas; Trabalhos junto ou debaixo de água; Estaleiros móveis. Integridade do software informático.

21 Consequências dos acidentes

22 Custos de um acidente - 1 Custos directos: Dias de trabalho perdidos; Despesas com assistência médica e medicamentosa; Indemnizações por salários perdidos; Pensões por invalidez ou morte; Despesas com deslocações; Custos de reabilitação; Aumento do prémio do seguro; Prestação de primeiros socorros.

23 Custos de um acidente - 2 Custos indirectos: Tempo perdido para socorrer o acidentado, investigar as causas do acidente, tratar dos aspectos legais, retomar o ritmo normal de trabalho e reparar equipamentos avariados; Baixa de produtividade; Perdas de produtos; Reintegração do acidentado; Prejuízo para a imagem da empresa; Custos de reparação de equipamentos e outros bens; Formação de um substituto para o acidentado; Mau clima social; Não cumprimento de prazos

24 Custos de um acidente - 3 Os custos directos são mais evidentes e estão geralmente segurados; Os custos indirectos passam geralmente despercebidos, sobretudo aos empregadores. No entanto os custos indirectos são entre 3 a 5 vezes superiores aos custos directos. Por isso, os acidentes são um factor de grande prejuízo para as empresas, para além de serem indicadores de uma má gestão de recursos e de perturbações importantes no processo de produção.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DE RISCOS. Definições - 1 Perigo: A propriedade de uma coisa (materiais, equipamentos, métodos e práticas de trabalho, p.ex.) potencialmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google