A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERCEIRO ANO C.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERCEIRO ANO C."— Transcrição da apresentação:

1 TERCEIRO ANO C

2 O Apartheid Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos. Embora a segregação existisse na África do Sul desde o século 17, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948.

3 Durante o Regime No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem europeia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais. 

4 Entre as Leis do Apartheid podemos citar:
- Proibição de casamentos entre brancos e negros - Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-afriacanos (branco, negro ou mestiço) - Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades - Determinação e criação dos bantustões (bairros só para negros) - Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) - Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões

5 Nelson Mandela: líder sul-africano que lutou contra o apartheid
Ainda estudante de Direito, Mandela começou sua luta contra o regime do apartheid. No ano de 1942, entrou efetivamente para a oposição, ingressando no Congresso Nacional Africano (movimento contra o apartheid). Em 1944, participou da fundação, junto com Oliver Tambo e Walter Sisulu, da Liga Jovem do CNA.

6 Nelson Mandela: líder sul-africano que lutou contra o apartheid
Durante toda a década de 1950, Nelson Mandela foi um dos principais membros do movimento anti-apartheid. Participou da divulgação da “Carta da Liberdade”, em 1955, documento pelo qual defendiam um programa para o fim do regime segregacionista.

7 O Fim da luta pacífica Mandela sempre defendeu a luta pacífica contra o apartheid. Porém, sua opinião mudou em 21 de marco de Neste dia, policiais sul-africanos atiraram contra manifestante negros, matando 69 pessoas. Este dia, conhecido como “O Massacre de Sharpeville”, fez com que Mandela passasse a defender a luta armada contra o sistema.

8 A Trajetória de Mandela

9 1944 - Mandela se casa com Evelyn Mase
com quem ficou até 1958

10 1958 - Ainda líder do partido negro CNA
Nelson Mandela deixa sinagoga, que era usada como tribunal, em Pretória, na África do Sul 

11 1962 - Nelson Mandela visita Oliver Tambo e sua mulher, Adelaide
em Londres, para explicar a decisão de adotar a luta armada

12 1990 - Mandela deixa a prisão
caminhando, ao lado de Winnie Madikizela, sua mulher na época. Livre em 1990, aos 72 anos, ele havia passado os últimos 27 atrás das grades por se opor ao regime racista que dominava a África do Sul 

13 1993 - Nelson Mandela recebe Prêmio
recebe o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o regime do apartheid

14 1994 - Eleito presidente da África do Sul naquele ano,
Nelson Mandela e o ex-presidente de Klerk erguem os braços após inauguração de sindicato em Johannesburgo. Mandela venceu a primeira convocação de eleições democráticas multirraciais no país. A vitória pôs fim a três séculos e meio de dominação da minoria branca na África do Sul 

15 1999 - Nelson Mandela participa, ao lado de sua mulher, Graca Machel
na abertura da última sessão do Parlamento antes de deixar o governo

16 2002 - Nelson Mandela encontra o então presidente brasileiro Fernando Henrique 
no lançamento do Congresso Mundial de Parques, durante a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável 

17 2008 - Nelson Mandela participa de encontro
com o então presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em Moçambique

18 2012 - Uma das últimas fotos registradas de Nelson Mandela
mostra o ex-presidente da África do Sul descansando em sua residência, que fica na cidade de Qunu 

19 2013 - Em imagem obtida de vídeo de TV sul-africana
o presidente da África do Sul, Jacob Zuma (esquerda), senta-se ao lado do ícone anti-apartheid Nelson Madela três semanas após ser liberado do hospital onde foi tratado de uma pneumonia. "Ele parece muito bem, está em boa forma

20 NELSON MANDELA O líder sul-africano Nelson Mandela foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul, e se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias. Nascido em 18 de julho de 1918, na cidade de Transkei, Nelson Rolihlahla Mandela era filho único do casal Henry Mgadla Mandela e Noseki Fanny, que integrava uma antiga família de aristocratas da casa real de Thembu. Mesmo após ter suas posses e privilégios retirados pela ingerência da Coroa Britânica na região, a família viveu um período de tranqüilidade, até quando Henry Mgadla faleceu inesperadamente, em ano de Com essa reviravolta em sua vida familiar, a mãe de Mandela se viu obrigada a deixar seu unigênito sob os cuidados de um parente da família que tinha condições de zelar pela vida e a educação de Nelson Mandela.


Carregar ppt "TERCEIRO ANO C."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google