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Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.

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1 Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges

2  Para uma melhor organização, o planejamento estratégico é subdividido em Etapas.  De forma geral, ele envolve uma análise situacional, lavando em conta a filosofia, ambiente e objetivos da organização e posteriormente uma proposta de trabalho.

3 Fonte: Hennig e Danilevicz (2012, p. 276)

4 Fonte: Hennig e Danilevicz (2012, p. 279)

5 1.Descrição da organização/Negócio; 2.Visão; 3.Missão; 4.Valores; 5.Fatores Críticos de Sucesso; 6.Forças Competitivas; 7.Matriz SWOT (FOFA); 8.Definição do Posicionamento Estratégico; 9.Objetivos; 10.Metas; 11.Estratégias; 12.Ações; 13.Plano de Ação. Etapas Estrutura e Princípios Análise Situacional Estratégias e Ações

6 1.Descrição da organização/Negócio Envolve a descrição da organização e/ou do negócio.

7 2.Visão Descrever a visão do negócio. Caso não tenha definir. A visão envolve o GRANDE objetivo a ser seguido, aonde a empresa quer chegar. Ex. 1.: “Ser líder de mercado na região Sul até 2020”. Ex. 2: “Ser global e referência nos negócios em que atua” ( Gerdau )

8 3.Missão Descrever a missão do negócio. Caso não tenha definir. A missão tem por objetivo em uma frase, descrever a razão de existência da empresa. Ex.: Missão da FIAT: “Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio”.

9 4.Valores Listar os valores do negócio. Caso não tenha definir. Os valores representam os princípios básicos da organização. Ex.: Valores do HSBC: Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado; Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.

10 5.Fatores Críticos de Sucesso (FCS) Definir os valores do negócio. Os FCS referem-se as variáveis necessárias do negócio para a competição. Variam de acordo com o tipo de negócio. Exemplos: 1) área de saúde: material de saúde, mão de obra especializada, infra-estrutura... 2) cultivo de soja: terra disponível para plantação, equipamentos, mão de obra especializada... 3) Criação bovina: rebanho, alimentação, remédios...

11 6.Forças Competitivas Definir as forças competitivas do negócio. Seguir o modelo de Porter:

12 6.Forças Competitivas Definir: 1) que tipo de força um fornecedor exerce? Ex.: pressão por preço. 2) que tipo de força um cliente exerce? Ex.: pressão por qualidade. 3) que tipo de novo produto pode entrar no mercado? Ex.: novas máquinas/tecnologias... 4) Pode vir a entrar um novo concorrente no mercado? Ex.: pode um competidor do tipo X entrar no mercado... 5) Quais as principais forças adotadas pelos concorrente? Ex.: formas de pagamento mais atrativas...

13 7.Matriz SWOT (FOFA) Realizar/atualizar a matriz SWOT. Seguir o seguinte modelo: Dentro da empresa Fora da empresa Aspectos positivos Aspectos negativos

14 7.Matriz SWOT (FOFA)

15 8.Definição do Posicionamento Estratégico Definir o posicionamento estratégico do negócio. O Posicionamento refere-se ao modo como a empresa (em relação a sua marca) quer ser conhecida pelo mercado. Exemplos: 1) qualidade de produtos; 2) qualidade no atendimento; 3) proximidade com o cliente.

16 9.Objetivos Definir os objetivos do negócio, levando em conta o período do plano. Obs.: os objetivos devem ser discutidos com a diretoria da empresa e levando em conta a fase de análise (desempenho nos FCS, constituição das 5 forças competitivas e matriz SWOT. Exemplos: 1) melhorar a qualidade dos produtos; 2) abrir filial; 3) contratar mais pessoas.

17 10.Metas Definir as metas com base nos objetivos. Deve-se qualificar ou quantificar cada objetivo. Exemplos: 1) melhorar a qualidade dos produtos (Objetivo). melhorar a qualidade de pelo menos 40% dos produtos (meta). 2) abrir filial. abria mais uma filial (meta). 3) contratar mais pessoas (objetivo). contrata mais 2 colaboradores (meta).

18 11.Estratégias Definir as estratégias do negócio com base nas metas. Exemplos: 1) melhorar a qualidade dos produtos (Objetivo). melhorar a qualidade de pelo menos 40% dos produtos (meta). comprar matéria-prima de outro fornecedor (estratégia). 2) abrir filial. abria mais uma filial (meta). Locar outro ponto comercial (estratégia). 3) contratar mais pessoas (objetivo). contratar mais 2 colaboradores (meta). contratar mais 2 colaboradores (estratégia).

19 12.Ações Definir ações com base nas estratégias. Refere-se ao detalhamento de cada estratégia. Exemplos: 1) Comprar matéria-prima de outro fornecedor (estratégia). Entrar em contato com outros fornecedores (ação). Firmar parceria com novo fornecedor (ação). 2) Locar outro ponto comercial (estratégia). Pesquisar em imobiliárias pontos comerciais favoráveis (ação). Firmar contrato com a imobiliária (ação). 3) Contratar mais 2 colaboradores (estratégia). Definir perfil profissiográgico (ação). Divulgar a seleção (ação). Realizar a seleção de pessoas (ação).

20 13.Plano de Ação Realizar Plano de Ação com base nas estratégias e ações elaboradas, definindo os responsáveis, a data prevista para realização e valores. Exemplo: Est.AçõesResponsávelPrevisãoOrçamento 1 Entrar em contato com outros fornecedores SecretárioSetembro/2016- Firmar parceria com novo fornecedor DireçãoDezembro/2016- 2 Pesquisar em imobiliárias pontos comerciais favoráveis Secretáriojaneiro a abril / 2017- Firmar contrato com a imobiliária DireçãoJunho/2017- 3 Definir perfil profissiográgicoGerenteJunho/2017- Divulgar a seleçãoGerenteJunho a julho /2017R$ 100,00 Realizar a seleção de pessoasTerceirizadoJulho/2017R$ 1.000,00

21 REFERÊNCIA HENNIG, Eduarda Tirelli; DANILEVICZ, Ângela de Moura Ferreira; DUTRA, Camila Costa. Modelo adaptado de planejamento estratégico aplicado à microempresas: um estudo de caso na área de fitness. Revista Produção Online, v. 12, n. 2, p. 270-296, 2012.


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