A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclos Sistêmicos de Acumulação de Capital (CSA) UniCuritiba Curso de Relações Internacionais Teoria das Relações Internacionais II Professor Rafael Pons.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclos Sistêmicos de Acumulação de Capital (CSA) UniCuritiba Curso de Relações Internacionais Teoria das Relações Internacionais II Professor Rafael Pons."— Transcrição da apresentação:

1 Ciclos Sistêmicos de Acumulação de Capital (CSA) UniCuritiba Curso de Relações Internacionais Teoria das Relações Internacionais II Professor Rafael Pons Reis

2 Ciclos Sistêmicos de Acumulação de Capital (CSA) Mercantilismo Revolução Industrial Fordismo Toyotismo Em rumo a um novo modelo de acumulação de capital?

3 Mercantilismo O mercantilismo foi a teoria predominante ao longo de toda a Idade Moderna (do século XVI ao XVIII), época que aproximadamente indica o surgimento da ideia do Estado-nação e a formação econômico social conhecida como Antigo Regime na Europa Ocidental.

4 Mercantilismo Características:  Portugal e Espanha.  Três modelos: metalismo, balança comercial favorável e mercantilismo comercial e marítimo.  O Estado adquire um papel primordial no desenvolvimento da riqueza nacional, ao adotar políticas protecionistas, e em particular estabelecendo barreiras tarifárias e medidas de apoio à exportação.  Predomínio da cultura e valores ibéricos na Europa e no Atlântico.

5

6 Domínios do Império Português

7 Empresas Multinacionais São definidas como firmas nacionais com interesse comercial que possuem filiais em certo número de países. Alguns estudiosos consideram que empresas multinacionais já eram atuantes desde a era da Revolução Comercial (entre os séculos XV ao XVII).

8 Companhias majestáticas Foram companhias privadas portadoras de uma concessão escrita (carta de concessão) de um governo que lhe conferia o direito a certos privilégios comerciais. Essas companhias se desenvolveram na Europa no início das grandes conquistas coloniais. Geralmente criadas por um grupo de investidores privados, elas tinham um monopólio de exploração e colonização dos territórios coloniais em nome do governo concedente, e direito aos lucros advindos dessas atividades. Os governos europeus formaram ou encorajaram a criação dessas companhias nacionais para concorrer com as empresas de nações rivais.

9 Exemplos de Companhias majestáticas A Companhia Britânica das Índias Orientais, fundada em 1600. A Companhia Holandesa das Índias Orientais, fundada em 1602. A Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, fundada em 1621. A Companhia Francesa das Índias Orientais, fundada em 1664.

10 Companhia Holandesa das Índias Ocidentais

11

12 Companhia Holandesa das Índias Orientais

13

14 Revolução Industrial (Séc. XVIII)

15 Revolução Industrial Características:  Grã-Bretanha (séc. XVIII).  A busca de riqueza de uma nação consistia na produção e exportação de manufaturas.  Predomínio da cultura e valores ingleses na Europa, América, Ásia e Oceania.

16 Domínios do Império Inglês

17 A construção da hegemonia inglesa Guerras Napoleônicas. Superioridade da Royal Navy. Batalha de Trafalgar (21/10/1805).

18

19 Almirante Nelson versus Almirante Villeneuve. (13h)

20

21 Foto das comemorações do bicentenário da Batalha de Trafalgar, em 21 de outubro de 1805.

22 Fordismo (séc. XX)

23 Ford Modelo T (Ford de Bigode)

24 Fordismo Características:  EUA  Henry Ford : início do século XX.  Produção e Consumo em massa.  Especialização do trabalho.

25 A construção da hegemonia norte- americana: antecedentes Fordismo: novo modelo de acumulação sistêmica de capital. Crash de 1929 e o New Deal. Agosto de 1941: assinatura da Carta do Atlântico em Argentia, na ilha de canadense de Terra Nova, a bordo do HMS Prince of Wales.

26

27 Os oito pontos da Carta do Atlântico Nenhum ganho territorial seria buscado pelos EUA ou pelo Reino Unido. Os ajustes territoriais devem estar de acordo com os desejos do pessoal interessado; As pessoas tem direito à auto-determinação; Barreiras comerciais devem ser excluídas; Há de ser uma cooperação econômica global e avanço do bem-estar social; A liberdade de desejo e medo seria executada; Há de ter a liberdade dos mares; Desarmamento das nações agressoras em comum após a guerra seria feito.

28 07 /12/41: Pearl Harbor. 10/12/41: O HMS Prince of Wales é atacado pela força aérea japonesa e afunda.

29 Hegemonia benigna: a “idade de ouro” do capitalismo.  O acordo de Bretton Woods. 44 países se reuniram entre 1º e 22º de julho de 1944 em Bretton Woods (New Hampshire): construção de um novo padrão internacional capaz de promover a estabilidade econômica no pós-guerra.

30 John Maynard Keynes (direita) e Harry Dexter White na Conferência de Bretton Woods.

31  Keynes: Criação da União Internacional de Compensação (ICU – International Clearing Union): registrar e compensar todos os pagamentos internacionais a partir do bancor, a unidade monetária a ser criada com esta finalidade. Funcionaria como um banco central supranacional. Seria permitido aos países adotar restrições cambiais e comerciais sempre que necessário para tornar compatível o pleno emprego com o equilíbrio nas contas externas.

32  White: Ouro como meio de pagamento internacional, apenas o dólar teria seu valor diretamente fixado em ouro. Os demais países fixariam o valor de suas moedas a partir do dólar e manteria a paridade fixa. Criação do Fundo Monetário Internacional (FMI): administrar o sistema internacional de pagamentos. Na Conferência ficou estabelecido que problemas no balanço de pagamentos não devessem ser resolvidos através da restrição dos fluxos de comércio entre os países, e eventuais mudanças nas paridades cambiais precisariam ser acordadas de forma cooperativa.

33 A expansão americana foi caracterizada não pela aquisição de novos territórios, mas por sua penetração neles.

34 Toyotismo (década de 1970)

35 Toyotismo Características:  Japão: década de 1970  Produção de pequenos lotes variados  Chave do sucesso: aprimoramento contínuo da produtividade e da qualidade  Kanban, Terceirização, 5S, Just in Time, Subcontratação.

36 A troca de paradigmas

37

38 “Os dois gigantes * econômicos são anões políticos e o gigante político não é capaz de pagar suas próprias guerras”. Henry Kissinger 56º Secretário de Estados dos EUA (1973-1977) * Alemanha e Japão.

39 Hegemonia Dissociada Bases de uma hegemonia: associação entre a supremacia política, militar e econômica. Crise da hegemonia dos EUA (anos 1970): – Surgimento de grandes potências econômicas como Japão e Alemanha: aliados e rivais dos EUA. – Fim da conversibilidade do dólar em ouro: fim das Instituições de Bretton Woods: financeirização da economia dos EUA. – Eixos estratégicos:Europa e Oriente Médio. – Guerra do Vietnã.


Carregar ppt "Ciclos Sistêmicos de Acumulação de Capital (CSA) UniCuritiba Curso de Relações Internacionais Teoria das Relações Internacionais II Professor Rafael Pons."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google