A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA.

3

4 A melhor homenagem que podemos fazer à Palavra de Deus é acolhê-la e procurar vivê-la na vida de cada dia. Nela temos sempre uma resposta, uma luz para todas as situações da vida. Diante de uma pessoa amiga que está no erro, que atitude devemos tomar: Falar ou calar? As leituras bíblicas da Liturgia de hoje dão-nos uma resposta...

5 A 1.ª Leitura fala-nos que o profeta é uma "SENTINELA", que Deus colocou a vigiar a cidade dos homens. (Ez 33,7-9) - A SENTINELA é o guarda atento que perscruta o horizonte, para prevenir o Povo de possíveis perigos. Ao perceber um perigo, deve tocar o berrante. Assim a comunidade poderá preparar-se para enfrentar o inimigo.

6 - O PROFETA é a Sentinela que o Senhor colocou no meio do Povo de Deus, para perscrutar atentamente o horizonte da história e da vida do Povo e para dar o alarme sempre que a comunidade corre riscos. Como profundo conhecedor de Deus e das realidades dos homens, o profeta não pode ficar indiferente diante de uma pessoa má e corrupta.

7 Ezequiel é conhecido como o "Profeta da Esperança". Aos exilados, que estão em terra estrangeira, privados do Templo, do sacerdócio e do culto, e duvidam da bondade e do amor de Deus, alimenta a esperança de que Deus não os abandonou nem esqueceu. * Deus continua a amar o Povo. Por isso, chama sempre Profetas (sentinelas) que alertem o mundo e os homens. Todos nós somos profetas (sentinelas), responsáveis, em parte, pelo destino dos nossos irmãos.

8 Na 2.ª leitura, São Paulo ensina que o Amor é a plenitude da Lei. e sugere o modo para corrigir o irmão que erra. (Rom 13,8-10) * O verdadeiro amor não deixa as pessoas como são, com seus defeitos. Por isso, faz parte do amor corrigir com humildade o irmão que está errado. A correcção fraterna é fácil quando animada pela caridade e muito difícil quando a comunhão fraterna não existe.

9 No Evangelho, iniciamos o "Discurso Eclesial". (Mt 18,15-20) Neste quarto discurso, Jesus apresenta uma catequese sobre a caminhada em comunidade: Como corrigir o irmão que errou e provocou conflitos na comunidade? O Evangelho propõe VÁRIAS ETAPAS : 1.º Passo: Um encontro pessoal a sós, sem espalhar o erro cometido... O AMOR é mais importante do que a VERDADE... A verdade nua e crua, muitas vezes destrói a convivência entre as pessoas, pode destruir uma pessoa, arruinar uma família e destruir um casamento... A verdade que não produz amor, mas provoca perturbações, gera discórdias, ódios e rancor, não deve ser dita.

10 2.º Passo: Se ele não ouvir, pedir a ajuda de OUTRAS PESSOAS, que tenham sensibilidade e sabedoria... 3.º Passo: Se essa tentativa também falhar, a COMUNIDADE será chamada para recordar ao infractor as exigências do caminho cristão. Mas a intervenção deve ser guiada pelo amor. * Como vemos, recomenda-se que fique tudo em casa... Finalmente : Se persistir no erro, será considerado um pagão. Não é a Igreja que exclui o infractor, é ele que se coloca à margem da Comunidade.

11 E o Evangelho acrescenta uma Exortação à ORAÇÃO em comum: "Se dois estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso lhe será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois, onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles". Quando a correcção não for possível por outros meios, ainda poderá ser possível pela oração, feita em comum, em nome de Jesus.

12 Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 07.09.2008 * Deus pode contar contigo como uma "sentinela" fiel? - E tu como reages diante dos irmãos que pecam? Tentas ajudá-los com misericórdia... e com caridade? - Aceitas com humildade as correcções justas que os outros te fazem? ou achas que é uma intromissão? + Renovemos hoje o compromisso de vivermos a justiça e a paz, a fraternidade e a solidariedade.


Carregar ppt "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google