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PublicouMaria Bugalho Caiado Alterado mais de 8 anos atrás
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Sistemas de Informação Capítulo 5 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 2 Organização 1.Vínculo Administração-Tecnologia 2.Introdução a sistemas 3.Empresas e Sistemas de Informação 4.Fundamentos do uso de tecnologia da informação 5.Os novos usos da tecnologia da informação na empresa 6.Resolução de problemas com sistemas de informação 7.Desenvolvimento e uso de sistemas de informação 8.Tópicos em Sistemas de Informação 9.Estudos de Caso
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 3 Transformação Internet promoveu: –Novos padrões de funcionamento –Novas formas de comercialização. O maior exemplo desta transformação é o E- Business (Negócios Eletrônicos) que é a utilização da Tecnologia da Informação para promover transações eletrônicas.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 4 E-Business Planejamento da imersão da organização na Internet com o propósito de automatizar suas diversas atividades. Mesclagem de diversos conceitos de administração e tecnologia que devem promover os negócios da organização. E-Business ≠≠≠≠ E-Commerce
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 5 Diferenças entre E-Business e E- Commerce E-Business –Estratégica de posicionamento da empresa na Internet. –Muito mais amplo, vários tipos de transações podem ocorrer. E-Commerce –Componente do E- Business para desenvolvimento da atividade de vendas no meio eletrônico.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 6 E-Commerce Qualquer forma de transação de negócios na qual as partes interagem eletronicamente, em vez de por meio de compras físicas ou contato físico direto. É o maior exemplo de integração dos negócios da organização com a tecnologia.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 7 Fases do E-Business nas empresas Presença on-line (site institucional); Negócios on-line; Negócios on-line integrados; Negócios on-line avançados; E-Business total.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 8 Modalidades de E-Business B2B – Business To Business –Entre empresas B2C – Business To Consumer –Empresa e consumidor B2E – Business To Employee –Empresa e funcionários B2M – Business To Management (E-Gov) –Pessoa jurídica e governo C2M – Consumer To Management (E-Gov) –Pessoa física e governo
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 9 B2B Modalidade de E-Business para o desenvolvimento de transações eletrônicas entre empresas. Caracteriza a existência de um marketplace seguro (Portal B2B). Modalidades de B2B: –Público; –Particular; –Compras.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 10 B2B Este tipo de portal permite: –A integração de empresas em uma comunidade de negócios; –A criação de um ambiente de relacionamento e troca de informações entre os parceiros de negócio; –Que a empresa possa tirar proveito de um site com transações eletrônicas sem gastar nem um tostão com a implementação de tal.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 11 Tipos de negócio B2B Canal eletrônico –Apenas um novo canal de transações da empresa, a qual já possuía um negócio convencional. E-Marketplace –Junção de diversas empresas do mesmo segmento para dividir uma estrutura eletrônica de desenvolvimento de negócios. E-Procurement –Empresa que presta o serviço de desenvolver pesquisa e compra de diversos produtos necessários ao desenvolvimento do negócio das empresas clientes. Apoio Logístico –Sistemas de transporte e entrega.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 12 B2C Modalidade de E-Business para o desenvolvimento de transações entre empresas e consumidores, é o E-Commerce. Deu espaço para o aparecimento de novas modalidades de produtos e serviços. Exemplos: –Produtos de bits; –E-Learning.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 13 B2C (E-Commerce) No ponto de vista administrativo: –Ele permite que as organizações sejam mais eficientes e flexíveis em suas operações internas, trabalhando mais próximo de seus fornecedores e, ao mesmo tempo, permite que ela seja mais ágil às necessidades e expectativas de seus clientes. No ponto de vista do consumidor: –Define uma imagem de empresa atualizada, demonstrando uma organização de caráter evolutivo, moderna e apta a oferecer um produto ou serviço de qualidade.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 14 B2E Modalidade de E-Business para desenvolver interações entre a empresa e seus funcionários. Exemplos: –Comunicação interna; –Endomarketing; –Treinamento corporativo; –E-trabalho etc.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 15 C2M Modalidade de E-Business que acontece entre o governo e seus cidadãos, no desenvolvimento de serviços que antes eram considerados de grande burocracia. O Brasil possui uma posição de destaque nesta modalidade. Exemplos: –Receita federal; –Eleições eletrônicas etc.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 16 B2M Modalidade de E-Business que acontece entre governo e as empresas para o desenvolvimento de serviços variados. Novamente o Brasil possui posição de destaque nesta modalidade. Exemplos: –GIA eletrônica; –IRPJ etc.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 17 Boas práticas de E-Business O E-Business necessita de uma administração específica sendo diferente da administração convencional. A falta de planejamento e a falta de características específicas de administração de empresas virtuais foram os fatores que levaram da riqueza à pobreza muito rapidamente tais empresas.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 18 Elementos chave para o E-Business Experiência com o cliente –Portais B2B: foco principal na excelência do serviço; –Portais B2C: foco principal na personalização e design; Modelos de negócio; Avaliação financeira do negócio; Poder da marca; Atração de talentos.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 19 Boas práticas de E-Commerce Fazer um banco de dados do clientes Logística apurada Definir uma estratégia clara para a Internet Anunciar em outros sites Responder rápido aos clientes
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 20 Segundo Louis W. Gerstner “O E-Business é muito mais que simplesmente comércio, ele é a possibilidade de operacionalizar, além do comércio eletrônico, qualquer outro tipo de transação: entre funcionários dentro de uma empresa, entre uma empresa e seus fornecedores e distribuidores, entre médicos e pacientes, entre governo e cidadãos, professores e alunos e até a comunidade e seus líderes políticos. Presidente do Conselho e CEO - IBM
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 21 ERP Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais. Arquitetura de sistemas modulares com banco de dados centralizado que melhora a aquisição, controle, fluxo e disponibilização dos dados da organização.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 22 Objetivos do ERP Aumento da Eficiência, no que diz respeito às transações internas da organização com seus funcionários, suas políticas e as tecnologias utilizadas. Aumento de Eficácia, no que diz respeito às transações externas de empresa com seus clientes e fornecedores.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 23 ERP vitorioso A implantação de um ERP só pode ser vitoriosa se: –Existir o total comprometimento da alta direção; –Permitir a intercomunicabilidade entre os envolvidos; –Possuir um gerenciamento de expectativas; –Não possuir uma data limite rígida; –Não modificar a todo instante o projeto original.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 24 CRM Customer Relationship Management – Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente Arquitetura de sistemas que pode acompanhar o ERP para combinar os processos de negócios e tecnologias promovendo a mineração de dados que permite conhecer profundamente as preferência pessoais específicas de cada cliente.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 25 Ecossistema CRM Empresa Clientes CRM Colaborativo Parceiros CRM Analítico CRM Operacional
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 26 Níveis de CRM CRM Colaborativo –Canais convencionais diretos ou indiretos de duas vias (cliente ou empresa promove) CRM Operacional –Canal que controla o contato da empresa com o cliente (telemarketing, Internet) CRM Analítico –Usa dados gerados no ERP da organização para analisar os dados colhidos de diversas fontes e gerar o perfil individual de cada cliente em tempo real.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 27 Objetivos do CRM Desenvolver: –Mensagens direcionadas; –Vendas casadas; –Promoções de época pessoal; –Marketing O2O (One to One); –Cartões de Fidelidade; –Bonificação por volume de compras; –Ciclo de vida dos Clientes etc.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 28 BI Business Inteligence – Inteligência de Negócios Conjunto de técnicas e ferramentas que oferecem aos tomadores de decisão a possibilidade de organizar, analisar, distribuir e agir, ajudando o processo de tomada de decisões. Permite suprir as falhas de relatórios existentes nos sistemas ERP.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 29 BI para a Administração Ela permite o cruzamento de dados, visão em cenários, análise de indicadores de performance empresarial, curvas de tendência etc. Tendência: Daqui a alguns anos para cada usuário de informações operacionais existirão 5 usuários de informações gerenciais e analíticas. Amplificação da capacidade criativa e inteligência emocional.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 30 KM Knowledge Management – Gerenciamento do Conhecimento. Ferramentas que permitem a transformação de dados isolados e informações em Conhecimento Empresarial. Compreende a fusão do que é mais importante do negócio da organização com o conhecimento específico da atividade de cada trabalhador na sua função.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 31 KM para a Administração Promoção do Capital Intelectual como elemento de competitividade. Promoção da Colaboração de Conhecimento (tácito e explícito). O gerenciamento do conhecimento pressupõe que uma empresa precisa capturar e/ou definir as informações sob a forma digital, e utilizá-las para criar uma vantagem competitiva.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 32 Digital Dashboard Painel de Instrumentos Digital (Virtual). Ambiente que permite o acesso a dados consolidados de diversas fontes (internas e externas) numa mesma tela para melhorar o processo de trabalho e ampliar os conhecimentos da organização. Pode ser uma solução personalizada para profissionais do conhecimento que consolidam informações pessoais, de equipes, corporativas e externas.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 33 IA Inteligência Artificial. Para a organização são conhecidas como Aplicações de Decisão. São ferramentas administrativas avançadas (Sistemas Especialistas) que permitem o uso da inteligência artificial para melhorar os processos de planejamento empresarial e tomada de decisões baseadas em normas ou cenários. Exemplos: Redes neurais e Lógica Fuzzy.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 34 Definições importantes OLTP (Online Transaction Processing – Processamento Online de Transações) Informações Transacionais. OLAP (Online Analytical Processing – Processamento Online de Análise) Informações Analíticas (gerenciais). Data Warehousing (Depósito de dados): sistema integrado de informações que se alimenta de fontes de dados de múltiplos sistemas e constitui a base para a análise e tomada de decisões.
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Sistemas de Informação - Jadiel F. de Melo Mestre 35 Definições importantes Data Mart: processo intermediário do Data Warehousing. Data Mining (Mineração de dados): produção do conhecimento analisando dados, descobrindo tendências e fraudes. Processo que utiliza algoritmos matemáticos avançados.
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