A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos e topologias de rede

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos e topologias de rede"— Transcrição da apresentação:

1 Tipos e topologias de rede
Ângelo Ferreira nº2 9º8

2 Índice Introdução O que é uma rede? Rede de Computadores Tipos de rede
PAN LAN CAN WLAN MAN WAN VLAN Peer-to-peer Cliente Servidor Topologias de rede Barramento Anel Árvore Malha BackBone Hibridas Conclusão Bibliografia

3 Introdução Este trabalho surgiu na disciplina ICCR, pelo professor Daniel Pimenta, com este trabalho pretendemos aprender mais sobre as tipos e topologias de rede.

4 O que é uma Rede? As redes permitem ligar pessoas e equipamentos. As pessoas utilizam as redes sem saberem como elas funcionam e sem se aperceberem o que aconteceria se elas não existissem.

5 Redes de computadores Uma rede de computadores é um conjunto de dois ou mais dispositivos que usam um conjunto de regras (protocolo) em comum, para trocar informação e partilhar recursos (hardware) e serviços (software).

6 Tipos de Rede PAN (Personal Area Network) LAN (Local Area Network)
CAN (Campus Area Network) WLAN (Wireless Area Network) MAN (Metropolitan Area Network) WAN (Wide Area Network) VLAN (Virtual Local Area Network) Peer-To-Peer (ponto a ponto) Cliente Servidor

7 PAN (Personal Area Networks)
PAN (Personal Area Networks) – também designadas de redes de área pessoal, são redes que usam tecnologias de rede sem fios para interligar os mais variados dispositivos (computadores, smartphones ,etc.) numa área muito reduzida. Exemplo de uma rede ad-hoc:

8 LAN (Local Area Networks)
LAN (Local Area Networks) – também designadas de redes locais, são o tipo de redes mais comuns uma vez que permitem interligar computadores, servidores e outros equipamentos de rede, numa área geográfica limitada (ex. sala de aula, casa, espaço Internet, etc.)

9 CAN (Campus Area Network)
Rede que liga vários edifícios de uma organização concentrados numa determinada área em que cada edifício pode ter uma ou mais redes LAN.

10 WLAN (Wireless Local Area Network)
É uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma ligação entre uma rede á Internet.

11 MAN (Metropolitan Area Network)
Liga edifícios numa cidade, geralmente organização que têm vários edifícios espalhados por diferentes pontas na mesma cidade.

12 WAN (Wide Area Netwoks)
WAN (Wide Area Netwoks) – permitem a interligação de redes locais, metropolitanas e equipamentos de rede, numa grande área geográfica (ex. país, continente, etc.).

13 VLAN (Virtual Local Area Network)
É quando os computadores fisicamente ligados á mesma rede estão separados em sub-redes por questões de segurança e/ou performance. Na rede AE Lamaçães existem três VLANs INTERNET Redes Alunos Redes Professores Rede de Administração

14 Peer-to-peer (ponto a ponto)
Os vários computadores têm competências iguais, não existido nenhum computador dedicado para partilhar recursos. O utilizador define os recursos que quer partilhar que podem ser hardware e software, podendo todos computadores da rede lhe aceder.

15 Cliente-Servidor Quando existem um ou vários computadores dedicados á partilha de recursos, com maior capacidade que os restantes com um sistema operativo de rede. Os computadores que acedem ao servidor são designados de cliente.

16 Topologias de rede Topologia física
- Distribuição dos cabos e dispositivos de rede Topologia lógica - Forma como os dados circulam numa rede

17 Topologias Físicas As várias formas interligar computadores.

18 Topologias Físicas Topologias Físicas de Rede Barramento Anel Estrela
Árvore Malha BackBone

19 Barramento (BUS) Todos os computadores estão ligados a um cabo comum que tem duas extremidades separadas.

20 Vantagens  Serem relativamente simples de montar, pelo que foi esta a solução que imperou durante vários anos a nível de redes locais.  São pouco exigentes em termos do tipo de equipamento e comprimento de cabos, sendo por isso baratas.

21 Desvantagens  Uma avaria no cabo principal, ao qual se ligam os outros computadores, invalida o funcionamento da rede.  A remoção ou adição de um dispositivo à rede deve ser feita com todos os computadores desligados.  Pode ser difícil detectar a origem de uma falha na rede.

22 Anel (Ring) Todos os computadores ligados a um cabo comum fechado em anel. As mensagens passam de computador em computador até chegar ao destino.

23  Vantagens  Muito boa para um pequeno número de postos com ligação a alta velocidade ou para redes maiores em que as transmissões estão igualmente distribuídas entre os postos.  Não existem colisões (passagem do sinal sequencial).  A expansão da rede é facilmente conseguida.  Ideal para o uso de fibra óptica por cada posto poder estar directamente ligado ao outro.

24 Desvantagens  Os atrasos entre transmissões são grandes mesmo com tráfego ligeiro.  Necessidade de hardware adequado (transceivers ou MAUs) para a ligação dos computadores às redes.  Para que a rede funcione é necessário que todos os computadores estejam ligados.  A avaria de um computador pode invalidar a rede (depende do tipo de anel) e não é fácil identificar o posto avariado.

25 Estrela (Star) Todos os computadores ligados a um dispositivo concentrador, que pode ser um hub ou um switch.

26 Vantagens  Muito fácil de montar e configurar.
 Não é necessário parar o funcionamento da rede para inserir ou remover dispositivos.  É fácil detectar os dispositivos avariados.

27 Desvantagens  Requer mais cabo do que a topologia em bus.
 A avaria do concentrador implica a falha da rede.  Devido ao custo do concentrador, é mais cara do que a topologia em bus.

28 Árvore ou Hierárquica Váris sub-redes, normalmente com ligações internas em estrela, interligadas. A ligação entre elas pode ser feita a partir de um dispositivo centralizador ou a um cabo comum que tomará o nome de backbone.

29 Malha (Mesh) Sem forma definida, todos os computadores estão ligados a todos os outros.

30 Espinha Dorsal (Backbone)
Composta por um barramento com um cabo coaxil grosso (backbone) a que são ligadas várias redes com outras topologias (normalmente em estrala).

31 Topologias Lógicas •Topologia Lógica em Barramento:
–Dados circulam em transmissão por difusão. –Ex: Topologia física em estrela com um Hub. •Topologia Lógica em Anel: –Dados circulam em transmissão sequencial. –Ex: Topologia física em estrela com um Mau. •Topologia Lógica em Estrela: –Dados circulam em transmissão ponto a ponto. –Ex: Topologia física em estrela com um Switch.

32 Topologia LÓGICA em Anel

33 Dispositivos Centrais (para Topologia em Estrela)
• SWITCH • HUB

34 Hub • Tem 8 ou 16 portas para RJ45 (normalmente)
–Uma das portas pode funcionar como uplink –Pode ter mais uma porta BNC • Funciona a 10 ou 10/100Mbps • Pode ser: Passivo – Limita-se a retransmitir o sinal recebido Activo – Recebe o sinal, REGENERA e retransmite

35 Switch Aparência física similar à dos Hu bs (8, 16, 24 portas)
• É inteligente: –Recebe um sinal do nó A para o nó B –Aprende a localização do nó A –Nó B avisa ao nó A que recebeu e o Switch aprende o local de B – Se algum nó enviar um sinal para os nós A ou B, é encaminhado directamente para o nó de destino e não para toda rede. – A “localização” (MAC address) de todos os nós vai sendo memorizada numa tabela (cache) do Switch.

36 Conclusão Gostei de fazer este trabalho, porque aprendi mais sobre os tipos de redes, e penso que os alunos vão gostar deste trabalho.

37 Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Tipos_de_Rede


Carregar ppt "Tipos e topologias de rede"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google