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Introdução Por isso, o operador logístico precisa ser um grande conhecedor da questão dos transportes A movimentação de cargas absorve de um a dois terços.

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2 Introdução Por isso, o operador logístico precisa ser um grande conhecedor da questão dos transportes A movimentação de cargas absorve de um a dois terços dos custos logísticos totais

3 A Importância de um Sistema de Transporte Eficaz Maior Concorrência As vendas de outros produtos podem ser realmente aumentadas com sua penetração em mercados normalmente inacessíveis Os bens de fora da região têm efeito estabilizador sobre os preços de todos os artigos semelhantes disponíveis no mercado

4 Economia de Escala A Importância de um Sistema de Transporte Eficaz Mercados ampliados significam custos de produção mais baixos Com o aumento do volume distribuído nesses mercados, viabiliza-se uma utilização mais intensiva das instalações de produção, o que normalmente é acompanhado pela especialização da força de trabalho

5 Preços Reduzidos A Importância de um Sistema de Transporte Eficaz em virtude de ser o transporte um dos componentes (juntamente com produção, vendas e distribuição), que perfazem o custo agregado total de produção O transporte barato contribui igualmente para a redução dos preços dos produtos:

6 Opções de Serviços e suas Características O usuário de transportes tem uma ampla gama de serviços à disposição, girando em torno de cinco modais básicos: hidroviário, ferroviário, rodoviário, aeroviário e dutoviário Um serviço de transporte é um elenco de características de desempenho comprado a um determinado preço. A variedade dos serviços de transporte é quase ilimitada

7 Opções de Serviços e suas Características A tarefa da seleção dos serviços não é tão assustadora quanto parece à primeira vista, pois as circunstâncias que caracterizam uma determinada situação de embarque muitas vezes acabam limitando essa opção a um punhado de possibilidades razoáveis

8 Opções de Serviços e suas Características Características básicas a todos os serviços: preçotempo médio de viagem variabilidade do tempo de trânsito perdas e danos

9 Preço Opções de Serviços e suas Características O preço (custo) do transporte para o embarcador é simplesmente... taxa da linha de transporte dos produtos despesas complementares cobradas por serviços adicionais +

10 Opções de Serviços e suas Características Preço Taxas de embarque na origem Entrega no destino Seguros ou preparação de mercadorias para o embarque Adicionais: No caso de serviço alugado, a taxa cobrada pela movimentação de bens entre dois pontos, mais adicionais, perfazem o custo total do serviço

11 Opções de Serviços e suas Características Preço Quando o embarcador é proprietário do serviço, o custo do serviço surge na alocação dos custos relevantes para uma determinada remessa Entre os custos relevantes figuram itens como combustível, salários, manutenção, depreciação do equipamento e custos administrativos

12 Preço médio da tonelada/ milha conforme o modo de transporte

13 Tempo em Trânsito e Variabilidade Opções de Serviços e suas Características Sendo o objetivo fazer comparações entre o desempenho dos meios de transporte, o mais justo é mensurar o tempo em trânsito porta-a-porta, mesmo quando esse transporte envolve mais de um modo A variabilidade diz respeito às diferenças normais que ocorrem entre embarques feitos em modos diferentes

14 Tempo em Trânsito e Variabilidade condição do tempo congestionamento de tráfego número de escalas diferenças no tempo necessário para a consolidação das cargas Opções de Serviços e suas Características Variáveis que podem provocar demoras:

15 Experiência de tempo médio de trânsito com cerca de 16 mil embarques militares e industriais por serviços selecionados de transporte

16 Tempo em Trânsito e Variabilidade Opções de Serviços e suas Características A variabilidade do tempo de viagem é uma medida da incerteza no desempenho do transportador O trem ostenta a maior variabilidade do tempo de entrega, e o avião, o menor, com os caminhões situados entre esses extremos Quando se considera a variabilidade em relação ao tempo médio em trânsito dos serviços de transporte, o avião é o menos confiável, e o caminhão com carga plena o mais confiável

17 Comparação de tempo em trânsito e a faixa de tempo para 95% dos embarques em dias, em vários serviços de transporte e milhagens

18 Danos e Perdas Opções de Serviços e suas Características A condição dos produtos é uma das mais importantes considerações em matéria de serviços ao cliente Dadas as diferenças entre os transportadores no tocante à capacidade de movimentar suas cargas com maior ou menor índice de danos e perdas, a experiência nessa área torna-se um dos principais fatores na opção por um determinado transportador

19 Opções de Serviço Único Ferroviário A ferrovia é basicamente um transportador de longo curso e de baixa velocidade para matérias-primas (carvão, madeira, produtos químicos) e para produtos manufaturados de baixo custo (alimentos, papel e produtos florestais), preferindo mover cargas completas Velocidade relativamente baixa e curta distância diária percorrida, refletem o fato de que a maior parte (86%) do tempo em trânsito é empregada em operações de carga e descarga, movendo-se de um lugar a outro dentro dos terminais, classificação e montagem de vagões nos trens, ou no tempo ocioso característico das temporadas de baixa demanda dos vagões

20 O serviço ferroviário existe em duas formas legais: comum e privada Um transportador comum, ou público, vende seus serviços a todos os embarcadores e é normatizado pelos regulamentos econômicos e de segurança das agências governamentais com ingerência sobre o setor Os transportadores privados, de sua parte, servem exclusivamente aos respectivos proprietários Opções de Serviço Único

21 O movimento ferroviário é quase totalmente público O serviço ferroviário comum é principalmente de carga completa (CL – carload) que diz respeito a um tamanho predeterminado de embarque normalmente próximo ou excedente à capacidade média do vagão, sendo-lhe aplicada uma taxa estabelecida É possível oferecer uma taxa por cwt (45,36 kg) para múltiplas CLs Opções de Serviço Único

22 Mais barata que a taxa de carga fracionada (LCL - less than carload) Quase todo o transporte ferroviário é feito na modalidade CL Trens de mercadoria única (trens unitários) oferecem reduções de 25 a 40% em relação às tarifas CL em fretes exclusivos Opções de Serviço Único

23 Rodoviário Serviço de transporte de produtos semiprontos ou acabados Carga fracionada (LTL - less than truckload) Carga completa (TL – truckload) Cargas rodoviárias têm sempre menor porte que as ferroviárias A vantagem inerente do transporte rodoviário é o serviço porta-a-porta, sem necessidade de carga ou descarga entre origem e destino Opções de Serviço Único

24 Frequência e disponibilidade do serviço Velocidade e comodidade inerentes ao serviço porta-a-porta Além da classificação comum e privado dos transportadores, o transporte rodoviário oferece ainda serviços contratados Os embarcadores fazem um arranjo contratual com a finalidade de conseguir o serviço mais apto a atender a determinadas necessidades especiais do seu negócio sem incorrer nas despesas de capital e problemas administrativos relacionados com a propriedade privada de uma frota de caminhões Opções de Serviço Único

25 O transporte rodoviário proporciona entrega razoavelmente rápida e confiável para fretes tipo LTL O carreteiro precisa completar apenas uma carga antes de dar- lhe seguimento, ao contrário da empresa de transporte ferroviário que não pode pensar em partir antes de completar um trem de 50 ou mais vagões Opções de Serviço Único

26 Aéreo O transporte aéreo passa a ser levado em consideração por um número crescente de embarcadores como o serviço regular, embora suas taxas sejam maiores que 2 vezes às do transporte rodoviário e 16 vezes que às do transporte ferroviário. O grande atrativo do transporte aéreo é a sua inigualável rapidez origem-destino em grandes distâncias Embora a velocidade média aeroporto-a-aeroporto fique em torno da metade dessa velocidade de cruzeiro, devido ao tempo de taxiamento e espera em cada aeroporto e também àquele necessário para ascender e retornar a altitude de cruzeiro Opções de Serviço Único

27 Como o manuseio e o movimento terrestres são os elementos mais lentos do tempo de entrega total porta-a- porta, é possível reduzir a tal ponto o tempo geral de entrega que uma eficientíssima operação rodoviária ou ferroviária chegue a equiparar-se ao tempo do transporte aéreo A variabilidade, quando comparada com os tempos médios de entrega, chega a qualificar o transporte aéreo como um dos modos menos confiáveis Opções de Serviço Único

28 Aviões “jumbo” como o Boeing 747 e o Lockheed 500 (versão comercial do aparelho militar C5A) transportam de 125 a 150 toneladas de carga Os custos por tonelada/milha porta-a-porta, poderão baixar para menos da metade dos níveis atuais em função dos benefícios representados por novas tecnologias, pela desregulamentação e pelos programas de aperfeiçoamento da produtividade Os roubos em aeroportos não são excessivos Opções de Serviço Único

29 São sete os tipos de serviço aéreo direto: 1) transportadores de carga geral de linha 2) transportadores de carga geral (cargo) 3) linhas aéreas regionais 4) transportadores suplementares 5) táxi aéreo 6) linhas aéreas comutadoras 7) empresas internacionais Opções de Serviço Único

30 Aquaviário O serviço nacional é confinado ao sistema interno de vias aquáticas, que exige que os embarcadores sejam localizados nas respectivas vias ou que utilizem outro modo de transporte em combinação com o hidroviário. Além disso, o serviço hidroviário é em média mais lento que o ferroviário Além de commodities em grandes volumes, os transportadores aquaviários, especialmente os que trabalham com transporte internacional, lidam com outros produtos altamente valorizados Opções de Serviço Único

31 Essas cargas são transportadas em contêineres e em navios porta-contêineres para reduzir o tempo de manuseio, facilitar o transbordo intermodal e reduzir perdas e danos Os custos em perdas e danos resultantes do transporte hidroviário são considerados baixos em relação aos de outros modos, pois o dano não é a maior das preocupações quando se trata de produtos de alto volume e reduzido preço, e as perdas derivadas de atrasos não são sérias Reclamações envolvendo transporte de bens de alto valor, como no transporte marítimo, são bem maiores Opções de Serviço Único

32 Dutovias O leque de serviços e capacidades do transporte dutoviário, é ainda extremamente limitado Os produtos cujo transporte por dutos é o mais viável são petróleo cru e seus derivados A movimentação dos produtos via dutos é muito lenta, não passando de três a quatro milhas por hora. Em compensação funciona 24 horas/dia durante sete dias/semana, o que torna a velocidade efetiva bem maior quando comparada com a de outros modos Opções de Serviço Único

33 Em relação ao tempo em trânsito, o serviço dutoviário é o mais confiável de todos os modos, já que são quase nulas as interrupções causadoras de variabilidade desse tempo Os danos e perdas dos produtos nos dutos são reduzidos devido: 1. aos líquidos e gases não serem sujeitos a danos em grau semelhante ao dos produtos manufaturados 2. ao número de riscos que podem afetar uma operação dutoviária ser limitado Opções de Serviço Único

34 Classificação relativa de modos de transporte por custo e características de desempenho operacional

35 Serviços Intermodais O crescimento do transporte internacional tem sido um dos principais motores dessa mudança Existem dez combinações de serviços intermodais possíveis: A principal característica da intermodalidade é o livre intercâmbio de equipamentos entre os diversos modos 1) trem – caminhão 2) trem – navio 3) trem – duto 4) caminhão – avião 5) navio – avião 6) caminhão – navio 7) caminhão – duto 8) navio – duto 9) navio – avião 10) avião - duto

36 Serviços Intermodais Apenas o rodoviário – ferroviário, ou piggyback, como os americanos batizaram essa combinação de semi-reboque com vagão plataforma, tem sido amplamente utilizado

37 Semi-reboque sobre Vagão O flatcar (TOFC = trailer on flatcar, ou ainda piggyback) é o transporte de semi-reboques em vagões plataforma ferroviários, normalmente em trajetos bem maiores que os cobertos em caminhão O TOFC é uma combinação da conveniência e flexibilidade do transporte rodoviário com a economia da ferrovia em longos percursos O embarcador lucra com a conveniência do serviço porta-a-porta de longa distância e taxas razoáveis. Esses fatores se combinam para tornar o piggyback o mais procurado em matéria de serviços coordenados

38 Frete Conteinerizado Pela modalidade TOFC, o semi-reboque inteiro é transportado num vagão plataforma Em um serviço intermodal rodo-ferroviário é possível transportar apenas o semi-reboque, deixando-se de pagar pelo peso morto da subestrutura e dos rodados. Este serviço é chamado de contêiner no vagão plataforma (COFC – container-on-flatcar)

39 Frete Conteinerizado O contêiner padrão é um equipamento transferível a todos os modos de transporte de superfície, exceto o dutoviário Como o frete conteinerizado entre um remanejo oneroso de pequenas cargas no ponto de transferência intermodal oferece uma capacidade de serviço porta-a-porta quando combinado com o caminhão, os transportadores hidroviários usam navios porta-contêineres, que lhes dão condições de proporcionar as melhores combinações de serviços navio-caminhão

40 Frete Conteinerizado Dimensões - padrão dos contêineres: 8 x 8 x 20 pés 8 x 8 x 40 pés Ambas as medidas são compatíveis com o semi-reboque padrão de 40 pés, e com a maioria dos outros modos O contêiner é igualmente utilizável em combinações com serviços aéreos, sendo a mais promissora destas, até agora, o misto avião-caminhão

41 Agências de Serviços de Pequenos Embarques Existem várias agências que oferecem serviços de transportes para os embarcadores mesmo sem contar com equipamento próprio de movimentação Elas reúnem vários pequenos fretes até consolidá-los em carga completa Agentes

42 Agências de Serviços de Pequenos Embarques Taxas competitivas com aquelas para LTL são cobradas, e a agência, mediante a consolidação dos inúmeros pequenos embarques com os quais trabalha, consegue taxas correspondentes às de carga completa Agentes de fretes são contratantes de frete, dispondo de alguns equipamentos, usados nas operações de coleta e entrega

43 Agências de Serviços de Pequenos Embarques As associações de embarcadores são cooperativas sem fins lucrativos, e seus membros fazem parte delas justamente para concretizar o menor custo possível do transporte Corretores de transportes são agentes que põem em contato embarcadores e transportadores pelo fornecimento de informação atualizada sobre fretes, roteiros e capacidades As associações destinam-se a prestar serviços similares aos dos agentes de frete

44 Agências de Serviços de Pequenos Embarques Os corretores às vezes acertam o transporte sem, porém, assumir qualquer responsabilidade por sua concretização Mediante cobrança de taxas de serviços, pesquisam e avaliam embarcadores e transportadores com vistas a proporcionar a estes a melhor utilização do equipamento de transporte e àqueles as menores tarifas

45 Serviços de Pequenos Embarques Agências de Serviços de Pequenos Embarques A United Parcel Service e a Federal Express oferecem serviços de pequenas encomendas similares à encomenda postal, com tarifas e desempenho competitivos A encomenda postal é um serviço de entrega de pequenos volumes oferecido pelos correios dos Estados Unidos

46 Serviços de Pequenos Embarques Agências de Serviços de Pequenos Embarques Além das agências especializadas em pequenas encomendas, há ainda transportadores de carga que trabalham com encomendas de pequeno porte Cobram em geral uma taxa única para cargas que estão abaixo de um determinado peso mínimo

47 Transporte Controlado pela Empresa Idealmente o usuário espera atingir melhor desempenho operacional, aumentar a disponibilidade e a capacidade do serviço de transporte e diminuir os custos Uma alternativa à terceirização de transportes é a realização dessa atividade com frota própria ou por contratos

48 Transporte Controlado pela Empresa Quando o volume de embarques é significativo, um serviço próprio de transportes torna-se eventualmente mais econômico do que a terceirização dessa atividade Quando suas necessidades particulares de serviço não conseguem ser adequadamente satisfeitas pelas transportadoras comuns

49 Entre tais necessidades especiais incluem-se: 1) entrega rápida com grande confiabilidade 2) equipamentos especiais que são raros no mercado 3) manuseio especializado da carga 4) serviço que esteja sempre disponível Transporte Controlado pela Empresa

50 Transporte Internacional Visão Geral Os transportadores marítimos dominam o transporte internacional com mais de 50% do volume do comércio em dólares e 99% do peso total O transporte aéreo movimenta 21% do valor em dólares, ficando o restante por conta do transporte rodo/ferro/dutoviário interfronteiras nacionais A escolha dos roteiros torna-se muito mais restritiva, pois as mercadorias precisam passar por um determinado número de portos e alfândegas para entrar ou sair de um pais

51 Os embarques internacionais... Transporte Internacional precisam de mais documentos que os nacionais estão sujeitos a restrições de roteirização impostas por dois ou mais países estão sujeitos a atrasos causados pelas regulamentações de entrada e saída num país

52 Transporte Internacional A responsabilidade limitada dos transportadores impõe a necessidade de embalagens com maior capacidade de proteção dos produtos, e de seguros mais confiáveis e custos maiores em documentação como garantia contra perdas potenciais

53 Instalações Transporte Internacional As zonas de livre comércio são áreas isentas de imposto e estabelecidas em um ou mais pontos de entrada de um determinado país, como portos marítimos ou aeroportos, pelos quais produtos estrangeiros podem entrar, ser conservados ou processados, e reembarcados isentos de impostos As instalações do transporte internacional são diferentes do sistema doméstico em apenas alguns aspectos

54 Operação de uma zona de livre comércio

55 Instalações 1. Produtos importados podem ser deixados nas zonas francas para armazenagem e manipulação, e então são enviados da zona para outro país sem formalidades alfandegárias e controles 2. Governos estrangeiros pagam encargos sobre as mercadorias na zona de livre comércio somente quando elas entram no território do cliente do país importador 3. As mercadorias que sofrem redução por vazamento, evaporação ou danos não pagam encargos sobre essas perdas 4. A manufatura realizada nas zonas de comércio incorre em encargos apenas sobre os materiais e componentes importados do produto acabado colocados no mercado nacional 5. As mercadorias podem permanecer indefinidamente nessas zonas Transporte Internacional

56 Instalações Transporte Internacional As zonas de livre comércio internacional transformam-se em bases avançadas para a movimentação de mercadorias exportadas para ou importadas de mercados ou fornecedores externos As vantagens por elas proporcionadas chegam inclusive a alterar a roteirização dos produtos

57 Agências e Serviços Transporte Internacional Cuidam dos procedimentos necessários à transposição de fronteiras, o que pode incluir a preparação da documentação para a alfândega, a coordenação das inspeções alfandegárias, armazenagem e consolidação dos embarques, otimização dos fretes e rastreamento dos embarques São os despachantes aduaneiros, transitários, exportadores, agentes de exportação, agências de corretores de exportações, agências de corretores de importações, atacadistas (ou tarefeiros), corretores, departamentos bancários internacionais, e tantos outros

58 Agências e Serviços Transporte Internacional Empresas com um índice significativo de transações internacionais deveriam criar grupos especiais dentro de seus próprios departamentos de tráfego a fim de coordenar as questões relacionadas ao transporte internacional

59 Método alternativo de embarque para um cliente internacional da Parker-Hannifin Corporation

60 Características dos Custos do Transporte Os preços que um operador logístico precisa pagar pelo transporte estão ligados às particularidades dos custos de cada tipo de serviço Taxas justas e razoáveis em geral acompanham os custos da produção do serviço

61 Custos fixos e variáveis Um serviço de transporte incorre em uma série de custos Características dos Custos do Transporte Essa combinação de custos pode ser dividida arbitrariamente em custos que variam de acordo com serviços ou volume (custos variáveis) e os invariáveis (custos fixos)

62 Custos fixos e variáveis Custos fixos são os de aquisição e manutenção de direito de tráfego, instalações de terminais, equipamento de transporte e administrativos Características dos Custos do Transporte Os custos variáveis incluem normalmente os gastos com combustível e salários, equipamentos de manutenção, manuseio, coleta e entrega

63 Custos fixos e variáveis As taxas da linha de transporte baseiam-se em duas dimensões principais: Distância a ser percorrida Volume da carga transportada São significativas as diferenças de custos entre modos de transporte, e igualmente diferentes as alocações que dependem da dimensão em exame Características dos Custos do Transporte

64 Custos fixos e variáveis Em cada caso, os custos fixos e os variáveis são considerados ligeiramente diferentes Características dos Custos do Transporte Reduções significativas no manuseio dos carregamentos de quantidades de carga incompleta ou completa provocam descontinuidades na curva dos custos totais tal como ocorre entre tamanhos de cargas LTL, TL e de múltiplos vagões

65 Custos (e receitas) ferroviários gerais como funções de volume

66 Custos Comuns ou Conjuntos Determinar quais são os custos reais para um determinado tipo de carga exige alocações um tanto arbitrárias de custos, ainda que não sejam conhecidos os custos totais da operação Características dos Custos do Transporte Muitos dos custos do transporte são indivisíveis Vários carregamentos de diferentes tamanhos e pesos são transportados juntos no mesmo transporte

67 Custos Comuns ou Conjuntos Deveriam ser os custos atribuídos com base no peso da carga total, na proporção da capacidade total usada, ou com base em outro fator qualquer? Características dos Custos do Transporte Raras vezes as empresas conseguem um equilíbrio adequado entre tráfego de ida e volta

68 Custos Comuns ou Conjuntos Características dos Custos do Transporte Todos ou a maioria dos custos são então alocados ao tráfego de ida Os custos de volta seriam assim considerados nulos, ou a eles se atribuiriam apenas os custos diretos de uma viagem de retorno A ida representa o tráfego pesado, e a volta, o tráfego leve

69 Custos Comuns ou Conjuntos Características dos Custos do Transporte Isso teria como efeito um significativo aumento em volume do tráfego de volta, quem sabe até superando o volume de ida As taxas de retorno poderiam ser cobradas abaixo do custo para ajudar a cobrir as despesas fixas

70 Características de Custos por Modal Ferrovias Características dos Custos do Transporte Carga e descarga, faturamento e cobrança, e a manobra de trens de múltiplos produtos e múltiplos embarques contribuem para os altos custos dos terminais do transporte ferroviário A empresa ferroviária tem custos fixos elevados e custos variáveis relativamente baixos

71 Características de Custos por Modal Características dos Custos do Transporte Custos variáveis incluem salários, combustível, lubrificantes e manutenção. Os custos variáveis mudam por definição proporcionalmente a distâncias e volumes A manutenção e depreciação das vias, a depreciação das instalações dos terminais e as despesas administrativas também contribuem para aumentar o nível dos custos fixos

72 Características de Custos por Modal Características dos Custos do Transporte A distribuição dos custos fixos por maiores volumes em geral reduz os custos unitários Custos variáveis representam entre metade e dois terços dos custos totais Os custos ferroviários por tonelada-milha diminuem quando os custos fixos são alocados a linhas de extensão cada vez maior

73 Características de Custos por Modal Rodovia Características dos Custos do Transporte Seus custos variáveis, no entanto, tendem a ser elevados porque os custos de construção e manutenção das rodovias são cobrados dos usuários na forma de impostos sobre os combustíveis, pedágios e taxas por peso-milhagem Seus custos fixos são os mais baixos dentre todos os transportadores, pois as empresas não são proprietárias das rodovias nas quais operam, o veículo representa uma pequena unidade econômica e as operações em terminais não exigem equipamentos dispendiosos

74 Características de Custos por Modal Características dos Custos do Transporte Esses custos calculados à base de dólar por tonelada, são especialmente problemáticos no caso de cargas menores do que duas mil ou três mil libras As despesas de terminais, entre elas as de coleta-entrega, manutenção de plataformas e faturamento e cobrança, representam entre 15 a 25% dos custos totais

75 Estrutura geral de custos de transportador de superfície com base no tamanho da carga

76 Características de Custos por Modal Características dos Custos do Transporte Os custos unitários totais desse transporte diminuem com cargas de maior tamanho e distância, à medida que os custos de terminais e outras despesas fixas vão sendo divididos entre uma quantidade maior de toneladas-milhas, embora de maneira não tão acentuada quanto ocorre com os custos do transporte ferroviário Os custos da linha de transporte rodoviário representam entre 50 e 60% dos custos totais

77 Características de Custos por Modal Aquaviário Características dos Custos do Transporte Os custos fixos predominantes no orçamento do transportador aquaviário são os relacionados a operações nos terminais O maior investimento de capital que qualquer transportador aquaviário precisa fazer é em equipamento de transporte e, até certo ponto, em instalações de terminais Entre eles figuram as tarifas portuárias

78 Características de Custos por Modal Características dos Custos do Transporte Sem as despesas pelo uso das vias aquáticas, os custos variáveis são apenas aqueles ligados à operação do equipamento de transporte Os altos custos da estiva só não são proibitivos nos casos de commodities a granel e de cargas em contêineres Os custos operacionais (menos o da mão-de-obra) são especialmente baixos devido à pequena força motriz necessária para a movimentação em baixa velocidade

79 Características de Custos por Modal Características dos Custos do Transporte Com altos custos nos terminais e baixos custos de percurso, os preços da tonelada-milha têm significativa redução quanto maior for a distância percorrida e o tamanho da carga transportada

80 Características de Custos por Modal Aerovia Características dos Custos do Transporte As empresas de aviação compram serviços nos aeroportos na forma de combustível, armazenagem, aluguel de espaço e taxas de pouso Se incluirmos a manutenção em terra e a coleta e entrega nas operações de transporte aéreo, esses são os custos de terminais para esse modal

81 Características de Custos por Modal Características dos Custos do Transporte As empresas são proprietárias (ou locatárias) de seu equipamento, que à medida que avança a depreciação de sua vida econômica, se transforma em despesa anual fixa Como um avião tem sua maior ineficiência nas fases de decolagem e pouso da operação, os custos variáveis são reduzidos pela extensão do percurso

82 Características de Custos por Modal Características dos Custos do Transporte Aviões de grande porte apresentam custos operacionais menores por tonelada-milha

83 Características de Custos por Modal Dutovia Características dos Custos do Transporte As empresas proprietárias dos dutos têm a propriedade do duto, terminais e equipamentos de bombeamento Esses custos fixos adicionados a vários outros dão ao transporte dutoviário o maior percentual de custos fixos em relação ao custo total

84 Características de Custos por Modal Características dos Custos do Transporte Os custos variáveis principais são a energia para movimentar o produto, e os custos relacionados à operação das estações de bombeamento As necessidades de energia são altamente variáveis, dependendo da capacidade de carga da linha e do diâmetro do duto

85 Custos genéricos da dutovia como funções do diâmetro e da vazão

86 Tarifas relacionadas ao volume Perfis de Tarifas As estruturas mais comuns de tarifas têm relação com volume, distância e demanda Se o carregamento é pequeno e gera escasso lucro para o transportador, será taxado ou por um preço mínimo ou por uma tarifa de qualquer quantidade (QQ)

87 Cargas maiores que se traduzam em tarifas maiores que a mínima, mas ainda assim não atinjam o status de carga completa, pagarão tarifas de carga incompleta, que variam de acordo com os vários volumes estipulados O sistema de classificação de cargas permite descontos por volume, e tarifas especiais são consideradas desvios das taxas normais aplicadas a volumes menores Grandes carregamentos que sejam iguais ou excedam a carga completa pagam a tarifa de carga completa Perfis de Tarifas

88 Tarifas relacionadas a distância Tarifas uniformes A mais simples de todas é a estrutura uniforme de taxas em que existe uma taxa de transporte para todas as distâncias origem-destino A estrutura uniforme de tarifas para o serviço postal é justificada pelo fato de boa parte do custo total da entrega de correspondência ser constituída pelo manuseio Perfis de Tarifas

89 Usar uma estrutura uniforme de taxas para o transporte rodoviário, em que os custos de percurso representam pelo menos 50% do custo total, certamente levantaria sérias questões em matéria de distinção tarifária Perfis de Tarifas

90 Tarifas proporcionais Para os modos de transporte com componentes importantes de custos de linha de transporte, um equilíbrio entre a simplicidade da estrutura de taxas e os custos do serviço é oferecido pela estrutura de tarifas proporcionais Perfis de Tarifas

91 Tarifas decrescentes Uma estrutura comum da taxa é construída sobre o princípio econômico dos rendimentos decrescentes A razão principal para esta formatação é que, a partir da maior distância percorrida pelo carregamento, os custos de terminais e outras despesas fixas são rateados por maior milhagem Quando apenas as economias ditam a estrutura das tarifas, é mais do que lógico esperar maiores reduções para as taxas ferroviárias, hidroviárias e dutoviárias do que para as taxas do transporte rodoviário e aéreo Perfis de Tarifas

92 Tarifas de cobertura Estas são meramente tarifas únicas que cobrem uma ampla área na origem e no destino, ou em ambos, tendo o platô como a área do agrupamento, ou cobertura, das tarifas As taxas de cobertura são mais comuns para produtos transportados a grandes distâncias e cujos produtores ou mercados clientes estejam agrupados em determinadas áreas Perfis de Tarifas

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94 Tarifas relacionadas à demanda A demanda, ou valor do serviço, pode determinar níveis de tarifas pouco ou nada relacionados com os custos da produção do serviço de transporte As tarifas não podem exceder um limite máximo que o usuário esteja pronto para pagar ao transportador Perfis de Tarifas

95 Tarifas das linhas de transporte As tarifas se aplicam aos custos realizados entre os terminais de origem e destino, ou porta-a-porta no caso de serviço rodoviário de carga completa Tarifas premium são preços por serviços adicionais, como serviços de terminais, de paradas e de detenção do equipamento de transporte Perfis de Tarifas

96 Por Produto Tarifas das Linhas de Transporte Se algum dia fosse adotada uma cotação individual para cada artigo transportado entre todas as combinações de pontos origem-destino de todos os serviços de transportes, o resultado seria uma quantidade absurda de tarifas, que ninguém conseguiria administrar

97 Por Produto Sistema de classificação de produtos Muitos transportadores ferroviários, rodoviários e aquaviários adotaram um código unificado de classificação de fretes, a Uniform Freight Classification Transportadores rodoviários passaram a usar um esquema semelhante de classificação, a National Motor Freight Classification Tarifas das Linhas de Transporte

98 Por Produto  Peso por metro cúbico  Valor por kg  Risco relacionado a perda, dano, vazamento ou roubo  Possibilidade de danificar outras cargas Diversos são os fatores baseados em densidade, acondicionamento, facilidade de manuseio e risco que influem quando se estabelece a tarifa de um produto Tarifas das Linhas de Transporte

99 Continuação...  Riscos decorrentes de imprevistos  Tipo de contêiner ou embalagem  Despesas de manutenção  Taxas sobre artigos similares  Relação equilibrada entre taxas  Concorrência entre artigos  Condições comerciais  Valor do serviço  Volume de movimentação Tarifas das Linhas de Transporte

100 Por Produto Tarifa por classes Uma vez atribuída uma classificação ao produto, é possível determinar a taxa a ser paga por linha de transporte Definem-se as distâncias nas quais se basearão as taxas usando-se tabelas de distâncias padrão Tarifas das Linhas de Transporte

101 Por Produto Tarifa por classes Os CEPs são frequentemente usados como referência de localização dos pontos de origem e destino Torna-se possível a elaboração de uma tabela em que as taxas variam por CEP (distância) e classes de taxas Tarifas das Linhas de Transporte

102 Por Produto Tarifa por classes Os transportadores aceitam que o tamanho da carga seja declarado como o próximo peso seguinte e que essa tarifa venha a ser usada mesmo que os custos totais sejam inferiores àqueles verificados no cálculo correto A quantidade na qual a quebra ocorre pode ser encontrada pela fórmula seguinte: Tarifas das Linhas de Transporte

103 Peso de quebra = peso acima do qual vale a pena declarar o próximo peso Tarifa próxima = tarifa para a próxima maior quebra de peso Peso próximo = peso mínimo do próximo peso de quebra Tarifa corrente = tarifa para o peso real do carregamento Peso de quebra = Taxa próxima x Peso próximo Taxa Corrente Tarifas das Linhas de Transporte

104 Por Produto Tarifa por Classes As tarifas por classe são muito semelhantes e proporcionam escassa base para concorrência. Por isso mesmo, é prática comum entre os transportadores oferecer amplos descontos sobre essas tarifas a fim de apresentarem tarifas convidativas para o serviço geral de uma empresa Tarifas das Linhas de Transporte

105 Por Produto Tarifas Contratadas São tarifas que refletem uma variedade de circunstâncias características de determinado carregamento ou embarcador, como volume dos carregamentos, direção da movimentação e valor como cliente Podem ser tarifas especiais, exclusivas, refletindo situações especialíssimas de embarques Tarifas das Linhas de Transporte

106 Por Produto Tarifas Contratadas As tarifas de commodities vêm sendo abandonadas em favor das tarifas de contrato, que servem ao mesmo propósito A maioria dos embarques pequenos usa as tarifas de classes gerais para fins de simplificação das cotações Tarifas das Linhas de Transporte

107 Por Produto Frete Geral Quando os transportadores estabelecem tarifas únicas para um carregamento qualquer que seja a classificação das commodities nele incluídas, trata-se do frete geral (FAK- freight-all-kinds) ou tarifa para todas as commodities (ACR- all-commodity-rates) As tarifas derivam dos custos do fornecimento do transporte, e não do valor do serviço Tarifas das Linhas de Transporte

108 Por Tamanho da Carga As tarifas são cotadas à base de dólar/cwt e podem ser diferentes dependendo do posicionamento da carga em relação às quantidades mínimas Existe também uma taxa única para todas as quantidades, conhecida como a taxa para qualquer quantidade - QQ (ou AQ - any quantity) Tarifas das Linhas de Transporte

109 Por Tamanho da Carga As estradas de ferro, os caminhoneiros e corretores de transportes normalmente têm um limite mínimo de carga para a fixação de suas tarifas, ou então determinam um piso mínimo de cobrança que ninguém pode violar Tarifas das Linhas de Transporte

110 Por Tamanho da Carga Outras Tarifas Incentivadas Existem tarifas adicionais usadas como incentivo à realização de embarques em grandes quantidades Tarifas de excesso são mais baratas do que as de carga completa e se aplicam apenas às quantidades que excedem a carga mínima Tarifas das Linhas de Transporte

111 Por Tamanho da Carga Outras Tarifas Incentivadas Os transportadores podem concretizar economias de escala com carregamentos maiores e transferir esse ganho aos embarcadores na forma de tarifas de incentivo Alguns transportadores estabeleceram tarifas de tempo-volume. Tarifas reduzidas são oferecidas quando se movimenta uma tonelagem mínima dentro de um período especificado de tempo Tarifas das Linhas de Transporte

112 Por Roteiro Quando o veículo é carregado com frete destinado a mais de uma escala, cobra-se em geral um adicional por escala As tarifas por milha são determinadas pela localização do último ponto do roteiro Tarifas das Linhas de Transporte

113 Por Roteiro Tarifas por Cubagem Quando as mercadorias são muito leves e volumosas, as tarifas por classes não compensam inteiramente o transportador pelos seus custos, o que gera a utilização das tarifas cúbicas As taxas cúbicas têm como base o espaço ocupado e não o peso Tarifas das Linhas de Transporte

114 Por Roteiro Tarifas de Importação ou Exportação Esses embarques transitam por rotas nacionais pagando tarifas mais baixas que as de carregamentos nacionais com origens e destinos domésticos Tarifas das Linhas de Transporte

115 Por Roteiro Tarifas Diferidas O embarcador se dispõe a aceitar a possibilidade de uma demora maior do que o padrão normal da entrega em comparação com o serviço regular, em troca de uma redução das tarifas O serviço diferido é utilizado mais frequentemente pelos transportes aéreo e aquaviário Tarifas das Linhas de Transporte

116 Por Roteiro Tarifas sobre Valor Limitado Os transportadores comuns são responsáveis pelo valor das mercadorias enquanto estiverem sob sua guarda Há porém a modalidade em que os transportadores públicos podem estabelecer taxas com base em responsabilidade limitada, as chamadas taxas sobre valores limitados As taxas sobre valor limitado são especialmente úteis em casos de carregamentos de produtos cujo valor seja difícil estimar Tarifas das Linhas de Transporte

117 Por Roteiro Tarifas de Fretes Marítimos Transportadores marítimos muitas vezes determinam suas taxas de acordo com as conferências às quais estejam filiados As taxas são estabilizadas no âmbito dessas conferências, podendo porém variar de conferência para conferência Outras tarifas e sobretaxas são às vezes cobradas para dar cobertura a itens como taxas portuárias e de manuseio Tarifas das Linhas de Transporte

118 Serviços Especiais de Linha de Transporte Os transportadores frequentemente oferecem serviços especiais que exigem o pagamento de taxas extras São os serviços relativos à parte de linha de transporte, e não à operação final Cobranças de Serviços Especiais

119 Desvio e Reconsignação O desvio de uma carga é a mudança de seu destino em meio ao roteiro Cobranças de Serviços Especiais A reconsignação é a mudança do consignatário de uma carga, normalmente depois da chegada ao destino original Na prática porém não existe distinção entre os dois termos

120 Desvio e Reconsignação Quando se trata de produtos perecíveis – frutas e vegetais, principalmente – o embarcador tem pressa de despachar uma carga completa até a área geral do mercado para estar em condições de, quando definido ou negociado o mercado consumidor, desviar o carregamento para lá Cobranças de Serviços Especiais O equipamento do transportador pode ser usado como depósito, ou armazém Quando a demanda pelos produtos define-se, o carregamento está pronto para ser enviado diretamente ao mercado consumidor

121 Privilégios de Trânsito Um embarque para fins de tarifação, é tratado como se dirigisse diretamente de um ponto de origem ao destino, mais um adicional pela escala Cobranças de Serviços Especiais Sem esse privilégio de trânsito, os embarcadores seriam obrigados a pagar a taxa integral do ponto de origem até o da parada, mais o transporte desta até o destino final, o que somando em geral representa custos maiores que os da taxa com privilégios de trânsito

122 Privilégios de Trânsito Um serviço relacionado é o privilégio de escala para completar a carga ou para descarga parcial Cobranças de Serviços Especiais A vantagem desse privilégio está em que o embarcador consegue uma tarifa igual à que obteria se originada inteiramente do ponto de partida mais uma taxa nominal de parada. Isto representa normalmente menos que a soma de duas tarifas separadas

123 Exemplo de privilégio de escala para carga completa

124 Privilégios de Trânsito O privilégio de escala aplicável à descarga parcial é similar ao de carga completa Cobranças de Serviços Especiais Há ocasiões em que se torna mais barato para o embarcador consolidar vários despachos com destinos diferentes para poder tirar proveito das substanciais quebras de tarifas de volume acompanhadas por modestas tarifas de escala

125 Exemplos de privilégios de escala para descarga parcial

126 Privilégios de Trânsito As tarifas dos privilégios de escala baseiam-se no peso consolidado da carga transportada até o ponto final de destino Cobranças de Serviços Especiais Cobra-se um adicional para cada escala feita, que pode ou não basear-se no montante carregado ou descarregado Em geral, o privilégio de escala se mostra vantajoso em relação às cargas precificadas em separado quando a maior proporção do embarque total ocorre em pontos mais distantes da origem

127 Proteção Produtos perecíveis podem necessitar de refrigeração, congelamento, ventilação ou aquecimento Cobranças de Serviços Especiais Produtos frágeis podem exigir embalagem adicional ou escoras Embora o serviço extra tenha reflexo na tarifa por classe de alguns produtos, os transportadores muitas vezes acrescentam esses custos à fatura para deixar constado o aumento dos seus custos

128 Interligação Um transportador pode encarregar-se de um frete e repassá-lo a outro transportador que presta serviços à região de destino da carga Cobranças de Serviços Especiais Tarifa pode ser mais elevada do que ocorreria se fosse apenas um transportador da origem ao destino

129 Serviços dos Terminais de Cargas Entre os mais importantes desses serviços estão os de coleta e entrega, transbordo e compensação por demora e retenção Cobranças de Serviços Especiais

130 Serviços dos Terminais de Cargas Coleta e entrega Cobranças de Serviços Especiais Há instâncias em que se cobram tarifas extras pela coleta e entrega (como nos serviços aéreos de carga) Quando o serviço de coleta e entrega é gratuito, as tarifas normalmente limitam o serviço à área imediata do terminal do transportador

131 Serviços dos Terminais de Cargas Transbordo Cobranças de Serviços Especiais O movimento de vagões a partir de plataformas e instalações privadas até os terminais ou estações, ou vice-versa, é o transbordo Trata-se de algo semelhante à coleta e entrega, exceto pelo fato de envolver apenas vagões ferroviários

132 Serviços dos Terminais de Cargas Demora e Retenção Cobranças de Serviços Especiais Demora e retenção são termos referentes às compensações impostas ao embarcador ou consignatário em casos nos quais um destes retém o equipamento do transportador por tempo extra superior àquele previamente combinado Uma taxa crescente é normalmente usada para períodos maiores de retenção de equipamento ferroviário e/ou rodoviário

133 Confiabilidade do serviço Tempos menores do ciclo dos pedidos Capacidade de reação a emergências Melhoria do contato com o cliente Os Custos do Transporte Próprio

134 Os custos são normalmente agrupados em três grandes categorias: Custos fixos Custos do operador Custos operacionais Os Custos do Transporte Próprio

135 Custos fixos Seguro do veículo Juros sobre o montante investido na sua compra Taxas de licenciamento Amortização do equipamento Despesas relacionadas com garagem/ armazém Os Custos do Transporte Próprio

136 Custos do operador Salários Contribuições para fundos previdenciários e de saúde Despesas com as diárias em trânsito Contribuições à previdência social Seguro-desemprego Indenizações aos trabalhadores Telefonemas Os Custos do Transporte Próprio

137 Custos operacionais Combustível Pneus Manutenção Os Custos do Transporte Próprio

138 Como regra geral, veículos de propriedade da empresa precisam percorrer 80% de suas milhas com carga completa para que possam custar menos do que os transportadores contratados

139 Documentação Trata-se de um contrato legal entre o embarcador e o transportador para a movimentação de carga com razoável rapidez até um destino especificado, e com entrega sem danos ou perdas Conhecimento de Embarque

140 É um recibo de mercadorias O documento serve como contrato de transporte e identifica as partes contratantes Funciona como prova documental de propriedade Documentação O conhecimento de embarque direto, em contraste com o conhecimento “a ordem de”, é um documento legal não negociável Sob o conhecimento “a ordem de”, as mercadorias são consignadas a ordem de uma pessoa

141 Documentação A possibilidade de alterar o titular da propriedade permite ao embarcador conseguir pagamento pelas mercadorias antes da chegada ao seu destino final, mediante o endosso da fatura um banco fará o pagamento respectivo O banco por sua vez, repassa o documento ao banco do consignatário, ao consignatário e, por fim, ao transportador

142 Documentação Esta (uma fatura de encargos do transportador) contém, além dos encargos do frete, grande parte da mesma informação existente no conhecimento de embarque, inclusive origem e destino do frete, quantidades expeditas, produtos e as pessoas participantes da transação Fatura de Frete

143 Documentação As perdas decorrentes de atraso ou não cumprimento injustificáveis dos prazos acertados de entrega são recuperáveis na extensão da perda de valor causada diretamente pelo atraso Reclamações de Fretes Reivindicação de Perdas, Danos e Atrasos

144 Documentação Reclamações de Fretes Superfaturamento Resultante de alguma forma incorreta de cobrança, como a aplicação equivocada da classificação de carga, erro na aplicação das tarifas corretas, cobrança da quilometragem/milhagem incorreta, simples erros aritméticos, cobrança dupla de tarifas de frete, erros na determinação do peso dos produtos e diferenças na interrupção das normas e das tarifas

145 Conhecimento de embarque Recibo de doca Instruções de entrega Declaração de exportação Carta de crédito Certidão consular Fatura comercial Documentação do Transporte Internacional Exportação

146 Certificado de origem Apólice de seguro Carta de transferência Documentação do Transporte Internacional Exportação

147 Aviso de chegada Entrada na aduana Certificado do transportador e ordem de liberação Ordem de entrega Liberação do frete Fatura especial de aduana Documentação do Transporte Internacional Importação


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