A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Citologia Prof. Fábio Duarte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Citologia Prof. Fábio Duarte."— Transcrição da apresentação:

1 Citologia Prof. Fábio Duarte

2 A Célula É a unidade morfofisiológica dos seres vivos.
Existem dois tipos de célula as eucariotas e as procariotas. Eucariotas: Possui núcleo definido, com membrana nuclear envolvendo o material genético. Possui grande variedade e complexidade em organelas. Ex: Célula vegetal e animal. Procariotas: Não possuem carioteca (sem membrana envolvendo o material genético). Essa células são desprovidas de Mitocôndrias, Plasmídeos, Complexo de Golgi e Retículo Endoplasmático. Ex: Bactérias

3 As Principais Estruturas Celulares
A maioria das células é formada basicamente por membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Membrana Plasmática: É uma membrana muito fina que envolve a célula. Ela é responsável pela troca de substâncias entre o meio interno e externo, pela proteção e pela forma da célula. Membrana Plasmática

4 As Principais Estruturas Celulares
Citoplasma: É constituído por água, proteínas, gorduras, e açúcares que preenchem o interior da célula. Ela facilita as reações químicas da célula, além de proteger todas as organelas (estruturas que realizam as funções vitais da célula). Núcleo:É uma estrutura presente no interior da célula. No núcleo estão armazenadas milhares de instruções para a síntese de proteínas celulares; Essas proteínas comandam praticamente todas as atividades da célula. Além disso, é responsável por guardar e proteger o material genético (DNA).

5 Célula Animal e Vegetal Semelhanças e Diferenças
As células animal e vegetal são semelhantes em muitos aspectos. Ambas apresentam membrana plasmática, citoplasma e núcleo, também têm organóides como mitocôndrias e ribossomos. Mas ao mesmo tempo também tem muitas diferenças como presença de parede celular rígida, vacúolos citoplasmáticos e cloroplastos.

6 Estrutura de uma Célula Animal
Membrana Celular Retículo Endoplasmático Ribossomo Citoplasma Núcleo Lisossomos Centríolos Vesícula Dobra Temporária de Membrana Celular Mitocôndria Complexo Golgi

7 Estrutura de uma Célula Vegetal

8 Estrutura da membrana plasmática
Envoltório celular presente em todos tipos de células . Composição – lipoprotéica = lipídios + proteínas Estrutura – modelo do mosaico fluido.

9 Envoltório externo à membrana plasmática
Parede celular – presente na maioria das bactérias, nas cianobactérias, em alguns protistas, nos fungos e nas plantas.

10 TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA
Processos passivos – ocorrem sem gastos de energia Difusão difusão facilitada osmose Processos ativo – ocorre com gasto de energia: bomba de sódio e potássio. Processos mediados por vesículas endocitose exocitose

11 Concentração de uma solução
Soluto X solvente Concentração de uma solução Quantidade de soluto dissolvida por unidade do solvente. Isotônica = Hipertônica Hipotônica

12 TRANSPORTE PASSIVO O Transporte passivo ocorre a favor de um gradiente de concentração, sem gasto de energia para a célula. Temos três tipos de transporte passivo: DIFUSÃO SIMPLES, DIFUSÃO FACILITADA E OSMOSE.

13 DIFUSÃO SIMPLES Ocorre do local de maior concentração para o de menor concentração, a favor de um gradiente de concentração. Ex: difusão do oxigênio do sangue para os tecidos.

14 DIFUSÃO FACILITADA Permite o transporte de moléculas maiores como aminoácidos, monossacarídios, etc, que não conseguindo atravessar a bicamada lipídica, requerem que proteínas transportadoras facilitem sua passagem.

15 OSMOSE Transporte de solvente, saindo o solvente do local de menor concentração em soluto para o local de maior concentração em soluto.

16

17

18 TRANSPORTE ATIVO O Transporte Ativo depende de uma relação altamente especifica entre proteínas da membrana e o material a ser transportado, pois este transporte ocorre contra um gradiente de concentração, ou seja, do local de menor concentração para o local de maior concentração, utilizando uma proteína carreadora e gasto de energia.

19

20 ENDOCITOSE OU TRANSPORTE EM BLOCO

21 FAGOCITOSE É o processo pelo qual a célula engloba partículas sólidas, pela emissão de pseudópodos. Temos como exemplo a alimentação das amebas e a atuação dos macrófagos que fagocitam os antígenos. Após a fagocitose ocorre a formação de uma bolsa denominada de fagossomo.

22 PINOCITOSE Processo pelo qual a célula engloba gotículas de líquido por invaginações de membrana. Após a pinocitose ocorre a formação de uma bolsa denominada de pinossomo.

23 EXOCITOSE É o mecanismo pelo qual as macromoléculas contidas em vesículas citoplasmáticas são transportadas desde o interior celular até a membrana plasmática, para serem vertidas ao meio extracelular. Isto requer que a membrana da vesícula e a membrana plasmática se fundem para que possa ser vertido o conteúdo da vesícula ao meio.


Carregar ppt "Citologia Prof. Fábio Duarte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google