A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POTENCIAIS DE MEMBRANA – POTENCIAIS DE AÇÃO – “BIOELETROGÊNESE”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POTENCIAIS DE MEMBRANA – POTENCIAIS DE AÇÃO – “BIOELETROGÊNESE”"— Transcrição da apresentação:

1 POTENCIAIS DE MEMBRANA – POTENCIAIS DE AÇÃO – “BIOELETROGÊNESE”
Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

2 POTENCIAIS DE MEMBRANA – POTENCIAIS DE AÇÃO – “BIOELETROGÊNESE”
INTRODUÇÃO: Todas as cé-lulas apresentam potenciais de membrana. Um potencial de membrana é a diferença de energia elétrica entre o interior e o exterior da célula. É medido em milivolts (mV). Origem: o potencial de membrana é produzido pela separação de cargas. Essa separação de cargas pode ocorrer em diversas situa-ções: A membrana só é permeável a um dos íons, dependendo do gradiente de concentra-ção do íon permeável. Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

3 POTENCIAL DE EQUILÍBRIO DOS ÍONS NAS MEMBRANAS
Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

4 POTENCIAL DE EQUILÍBRIO DOS ÍONS NAS MEMBRANAS
Um íon tende a fluir através da membrana se existir diferença de concentração para este íon ou uma diferença de potencial elétrico através da membrana. Quando a força química se iguala à força elétrica, este equilíbrio é denominado de potencial eletroquímico do íon; A diferença de potencial eletroquímico pode ser utilizada para produzir trabalho; Um íon que esteja distribuído em equilíbrio através da membrana satisfaz à equação de Nernst a seguir: EA – EB = RT/ZF . ln [ X+ ]o / [ X+ ]i Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

5 POTENCIAL DE EQUILÍBRIO DOS ÍONS NAS MEMBRANAS
Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

6 POTENCIAL DE MEMBRANA OU DE REPOUSO
Todas as células tem potenciais de repouso ou de membrana ne-gativos isto é, o cito-plasma é eletricamen-te negativo em relação ao líquido extracelu-lar. Isto é devido à difusão dos íons Na+ e K+ ao longo de seus gradientes eletroquí-micos e à bomba Na+ - K+ ATPase. Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

7 ATIVIDADE ELÉTRICA DAS CÉLULAS EXCITÁVEIS
A diferença no potencial elétrico (em mV) entre o meio intra e o extracelular constitui o potencial de membrana ou também chamado de potencial de repouso que pode ser reduzido (DESPOLARIZAÇÃO) ou aumentado (HIPERPOLARIZAÇÃO). Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

8 GERAÇÃO E CONDUÇÃO DO POTENCIAL DE AÇÃO
DEFINIÇÃO: O potencial de ação é uma variação transitória do potencial de membrana que conduz informações ao longo das células excitáveis (neurônios e musculares); ORIGEM: As células eletricamente exci-táveis geram potenciais de ação quando estimuladas por variação de seu potencial de membrana, isto é, pelo fluxo de corrente para dentro e para fora da célula; Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

9 REGISTRO DO POTENCIAL DE AÇÃO
O potencial de ação obedece à “LEI DO TUDO OU NADA” Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

10 PRODUÇÃO DO POTENCIAL DE AÇÃO
O potencial de ação é gerado pela abertura rápida e inativação subseqüente pela voltagem dos canais de Na+ voltagem dependentes e pela abertura e fechamento retardados dos canais de K+ voltagem dependentes Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

11 PERÍODO DE DESPOLARIZAÇÃO E REPOLARIZAÇÃO DO POTENCIAL DE AÇÃO
A abertura e fechamento rápido pela voltagem dos canais de Na+ é o período de DESPOLARIZAÇÃO, que é devido à entrada de cor-rente para o interior da cé-lula, ficando o meio intra-celular positivo (+). A abertura e fechamento lento dos canais de K+ é o período de REPOLARIZA-ÇÃO que é devido à saída de corrente positiva (+) e o retorno das cargas negati-vas (-) para o intracelular. Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

12 PERÍODOS REFRATÁRIOS ABSOLUTO E RELATIVO DO POTENCIAL DE AÇÃO
O PERÍODO REFRATÁ-RIO ABSOLUTO corres-ponde ao período do potencial de ação no qual a membrana está totalmente inexcitável; O PERÍODO REFRATÁ-RIO RELATIVO corres-ponde ao período do potencial de ação no qual a membrana está parcialmente excitável; Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

13 DIFERENTES TIPOS DE POTENCIAIS DE AÇÃO
As células musculares cardíacas e lisas apresentam canais de Ca++ do tipo L que se abrem e fecham lentamente, sendo responsáveis pela longa duração do potencial de ação nestes tipos celulares. Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

14 RESPOSTAS DAS MEMBRANAS EXCITÁVEIS AOS ESTÍMULOS
As membranas excitáveis quando estimuladas originam variações no seu potencial de membrana que podem ser: 1. estímulo sub-limiar – origina potencial eletrotônico; 2. estímulo limiar e supra-limiar – origina potencial de ação. Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

15 PROPAGAÇÃO DO POTENCIAL DE AÇÃO
A propagação dos potenciais de ação ao longo das membranas excitáveis é determinada pelas propriedades elétricas das células. Nas membranas de células AMIELINIZADAS a propagação do potencial de ação é do tipo ponto por ponto (velocidade lenta). Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.

16 PROPAGAÇÃO DO POTENCIAL DE AÇÃO
A propagação dos potenciais de ação ao longo das membranas excitáveis é determinada pelas propriedades elétricas das células. Nas membranas de células MIELINIZADAS a propagação do potencial de ação é do tipo saltatório (velocidade rápida). Dra. SCHÜTZ, M.T.B. e Dr. SCHÜTZ, R.A.


Carregar ppt "POTENCIAIS DE MEMBRANA – POTENCIAIS DE AÇÃO – “BIOELETROGÊNESE”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google