A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Terra primitiva e suas curiosidades O nosso planeta teve uma origem quente – Há cerca de 4600 milhões de anos (entre 4500 e 4900), uma poeira espacial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Terra primitiva e suas curiosidades O nosso planeta teve uma origem quente – Há cerca de 4600 milhões de anos (entre 4500 e 4900), uma poeira espacial."— Transcrição da apresentação:

1 A Terra primitiva e suas curiosidades O nosso planeta teve uma origem quente – Há cerca de 4600 milhões de anos (entre 4500 e 4900), uma poeira espacial de areias e pequenas pedras metálicas e rochosas começou a reunir-se a uns 150 milhões de km do Sol, onde acabou por formar o protoplaneta que daria origem à Terra. O embrião terrestre era um inferno: o calor radiactivo e as rochas cósmicas que investiram contra ele transformaram as suas entranhas num autêntico forno de fundição. Pouco a pouco a Terra primitiva foi arrefecendo, devido a duas causas principais: por um lado parte do calor interno tinha sido arrastado até à superfície e a débil atmosfera permitia a sua evasão para o frio exterior; por outro, a decomposição dos isótopos instáveis levou à redução do calor radiactivo: Tudo isto conduziu ao aparecimento das primeiras linhas de crosta estável à 3800 milhões de anos.

2 A Terra primitiva e suas curiosidades  Quanto mais abaixo, mais alta a temperatura – O interior terrestre é quente e continuará a sê-lo enquanto houver núcleos instáveis. Só então cessará o calor radiactivo. Umas centenas de metros abaixo da superfície as rochas aquecem vários graus celsius por cada 300 m de profundidade. Desta forma a temperatura no manto passa de 500 a uns 3000 graus e duplica no interior da Terra.

3 A Terra primitiva e suas curiosidades  A rocha mais velha tem 4000 milhões de anos – O pedaço de rocha mais antigo que se conhece é do Canadá. Trata-se de uns grãos de zircão, datados de há uns 3960 milhões de anos. A formação rochosa mais antiga, que se encontra no Oeste da Gronelândia, possui uma idade aproximada de 3800 milhões de anos.

4 A Terra primitiva e suas curiosidades  As rochas não são eternas nem imutáveis – Ainda que uma rocha possa parecer algo bastante duro e estável, a realidade é que tende a transformar-se de um modo natural. Pode dizer-se que a energia geotérmica forma rochas ígneas e metamórficas, enquanto a energia solar destrói as rochas superficiais, transformando-as em sedimentares.

5 A Terra primitiva e suas curiosidades  Os vulcões já não são o que eram – Houve uma época, há milhões de anos em que a actividade vulcânica era frenética e dirigia, em grande medida, o destino do nosso planeta. Já há muito tempo que a actividade vulcânica não é capaz de alterar, por exemplo, a composição média da atmosfera, pelo menos durante largos períodos de tempo.

6 A Terra primitiva e suas curiosidades  A actividade vulcânica rejuvenesce o planeta – Os vulcões enfurecidos encarregam-se de trazer à superfície os novos materiais que se geram nas entranhas da Terra. Este material serve para compensar as perdas provocadas pela erosão, a sedimentação e a subducção. A actividade vulcânica, que refaz continuamente a superfície terrestre, produz-se, na sua totalidade, no fundo dos oceanos.

7 A Terra primitiva e suas curiosidades  A quantidade de água na superfície da Terra não variou muito – A maior parte da água que existe agora armazenada nos oceanos do planeta procede do 1º dilúvio universal, quando a atmosfera primitiva se saturou de vapor de água e este começou a condensar-se, caindo em forma de chuva sobre a superfície terrestre. Desta forma surgiram os primeiros lagos e charcos. Mais tarde, há aproximadamente 500 milhões de anos, as chuvas intensas originaram os oceanos. Por ano a Terra deixa escapar para o espaço um volume de água suficiente para encher uma piscina olímpica, mas recupera-os graças à água que emerge dos respiradores oceânicos.

8 A Terra e suas curiosidades Bibliografia  Super Interessante n.º 63, Livros Super Interessante – As Chaves da Ciência, Lisboa: Edimpresa Editora, Lda


Carregar ppt "A Terra primitiva e suas curiosidades O nosso planeta teve uma origem quente – Há cerca de 4600 milhões de anos (entre 4500 e 4900), uma poeira espacial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google