A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Despotismo Esclarecido Marquês de Pombal. Ministro e estrangeirado O Marquês de Pombal foi influenciado pelas ideias Iluministas enquanto viveu no estrangeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Despotismo Esclarecido Marquês de Pombal. Ministro e estrangeirado O Marquês de Pombal foi influenciado pelas ideias Iluministas enquanto viveu no estrangeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Despotismo Esclarecido Marquês de Pombal

2 Ministro e estrangeirado O Marquês de Pombal foi influenciado pelas ideias Iluministas enquanto viveu no estrangeiro. Como ministro do Rei D. José I, o Marquês de Pombal introduziu em Portugal o Despotismo Esclarecido. Após o Terramoto de Lisboa de1755, o Marquês de Pombal tornou- se o Ministro todo poderoso.

3 Terramoto de Lisboa No dia 1 de novembro de 1755, a cidade de Lisboa foi arrasada por um terramoto. A rápida atuação do Marquês de Pombal perante o terramoto deu-lhe o prestígio e o apoio incondicional do Rei.

4 Governo Pombalino Para modernizar a administração e fortalecer a autoridade do Estado, de acordo com as ideias iluministas, o Marquês de Pombal tomou as seguintes medidas: Criou o Erário Régio; Reorganizou a cobrança de impostos; Reformou o sistema judicial; Criou a Real Mesa Censória; Criou a Intendência-Geral da Polícia; Reorganizou a economia; Reformou o ensino.

5 Submissão dos grupos privilegiados Para impor a sua política, o Marquês de Pombal teve submeter o Clero e a Nobreza, utilizando para isso todos os meios: Submissão do Clero Limitou os poderes da Inquisição; Expulsou os Jesuítas. Submissão da Nobreza Acusados de terem tentado matar o Rei D. José I, vão ser perseguidos e condenados elementos da alta nobreza.

6 Burguesia Para acelerar o desenvolvimento económico do país, o Marquês de Pombal favoreceu a Burguesia portuguesa: Eliminou a distinção entre cristãos-velhos e cristãos-novos; Concedeu títulos nobiliárquicos.

7 Iluminismo em Portugal Enquanto o Iluminismo se desenvolvia na Europa, Portugal era no dizer de um intelectual “um relógio atrasado”: A Inquisição e o Index impediam as novas ideias; O ensino continuava nas mãos da Igreja (jesuítas). Apesar das dificuldades, o Iluminismo acabou por entrar em Portugal através dos Estrangeirados: Luís António Verney; Francisco Xavier de Oliveira; Ribeiro Sanches.

8 Reforma do Ensino O Marquês de Pombal, também ele estrangeirado, tomou a iniciativa de modernizar Portugal. Após a expulsão dos Jesuítas (1759), procedeu a várias reformas na área da educação: Criou as escolas menores; Criou as escolas régias; Fundou o Real Colégio dos Nobres; Criou a Aula do Comércio; Reformou a Universidade de Coimbra. Com estas reformas o ensino passou a ser laico.


Carregar ppt "Despotismo Esclarecido Marquês de Pombal. Ministro e estrangeirado O Marquês de Pombal foi influenciado pelas ideias Iluministas enquanto viveu no estrangeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google