A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESCRIÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESCRIÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 DESCRIÇÃO

2 Descrever é traduzir com palavras aquilo que se viu e se observou
Descrever é traduzir com palavras aquilo que se viu e se observou. É a representação, por meio das palavras, de um objeto ou imagem. Consiste em fazer viver, tornar vivos e tangíveis os pormenores, situações ou pessoas. É evocar o que se vê ou sente, ou criar o que não se vê, mas se percebe ou imagina. Descrever não é copiar friamente, mas enriquecer a visão do que é real ou procura-se tornar real. Saber descrever não significa enumerar muitos detalhes, mas procurar transmitir sensações fortes.

3 A descrição é destituída de ação. É estática
A descrição é destituída de ação. É estática. Na descrição, o ser, o objeto ou ambiente são mais importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo.

4 TIPOS DE DESCRIÇÃO

5 DESCRIÇÃO DENOTATIVA: a descrição é denotativa quando a linguagem representativa do objeto é objetiva, clara, direta, sem metáforas ou outras figuras literárias. Na descrição denotativa, as palavras são tomadas no seu sentido de dicionário, único. Denotativas são, por exemplo, as descrições científicas, as descrições que vêm nos livros didáticos etc.

6 2. DESCRIÇÃO CONOTATIVA: é a descrição literária, na qual as palavras são tomadas em sentido simbólico, ricas em polivalências. Visam a retratar uma realidade além da realidade. Uma supra-realidade. Dado, por exemplo, o tema "A Cadeira" para descrever: a) A pessoa que se limitasse a descrever fisicamente a cadeira - suas pernas, espaldar, assento, altura, cor etc. - estaria fazendo descrição denotativa. b) Mas aquela que passasse, digamos, a descrever "reações psicológicas" de uma cadeira diante dos diferentes tipos de nádegas que sobre ela repousassem ... estaria fazendo descrição conotativa.

7 EXEMPLOS DE DESCRIÇÃO

8 1. "Duas horas da tarde. Um sol ardente nos colmos dardejando e nos eirados sobreleva aos sussurros abafados o grito das bigornas estridentes ...” (Gonçalves Crespo)

9 2. "Manhã cinzenta. Partida de Lisboa
2. "Manhã cinzenta. Partida de Lisboa. Os primeiros aspectos da campina ribatejana: ouros, campinos de vara ao alto, searas infinitas. Depois, mutação de cenário: florestas e pinheiros verde negros, outeiros. Uma aberta de luz: campos extensos de milho e arrozais. Enfim, o tufo espesso do ChoupaI. Coimbra, debruçada sobre o Mondego." (R. Lapa)

10 3. "Sala de prédio novo no pátio do torel
3. "Sala de prédio novo no pátio do torel. Ornamentações 'Liberty' na sua clara tonalidade preferida, que funde o verde-mar e em rosapálido. Duas grandes janelas por onde se perspectiva a baixa e um largo trecho do rio. A parede do sul cortada por três arcos envidraçados que dão para uma espécie de estufa rescendente." (Teixeira Gomes)

11 AGORA VAMOS DESCREVER ALGUMAS IMAGENS:

12

13

14

15

16

17

18

19

20 Almir Sater (Tocando em frente) Ando devagar porque já tive pressa E levo esse sorriso porque já chorei demais Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe Só levo a certeza de que muito pouco eu sei Ou nada sei

21 Conhecer as manhas e as manhãs, O sabor das massas e das maçãs, É preciso amor pra poder pulsar, É preciso paz pra poder sorrir, É preciso a chuva para florir Penso que cumprir a vida seja simplesmente Compreender a marcha e ir tocando em frente Como um velho boiadeiro levando a boiada

22 Eu vou tocando dias pela longa estrada eu vou Estrada eu sou Conhecer as manhas e as manhãs, O sabor das massas e das maçãs, É preciso amor pra poder pulsar, É preciso paz pra poder sorrir, É preciso a chuva para florir Todo mundo ama um dia todo mundo chora, Um dia a gente chega, no outro vai embora Cada um de nós compõe a sua história

23 Cada ser em si carrega o dom de ser capaz E ser feliz Conhecer as manhas e as manhãs O sabor das massas e das maçãs É preciso amor pra poder pulsar, É preciso paz pra poder sorrir, É preciso a chuva para florir. É preciso paz pra poder sorrir, É preciso a chuva para florir Todo mundo ama um dia todo mundo chora,

24 Um dia a gente chega, no outro vai embora Cada um de nós compõe a sua história Cada ser em si carrega o dom de ser capaz E ser feliz Conhecer as manhas e as manhãs O sabor das massas e das maçãs É preciso amor pra poder pulsar, É preciso paz pra poder sorrir, É preciso a chuva para florir.


Carregar ppt "DESCRIÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google