A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Breve revisão da aula passada...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Breve revisão da aula passada..."— Transcrição da apresentação:

1 Breve revisão da aula passada...

2 Cariótipo Humano O que é o cariótipo? O que são autossomas?
E cromossomas sexuais?

3 Gâmeta masculino ? Gâmeta feminino

4 Desenvolvimento das estruturas femininas e masculinas

5 Ambos evidenciam a presença de:
Complementaridade funcional entre os Aparelhos Reprodutores de ambos os sexos Ambos evidenciam a presença de: Um par de gónadas; Um par de canais que transportam as células sexuais; Um aparelho reprodutor externo.

6 Componentes da sexualidade
Componente biológica Determinada pela presença de um par de cromossomas (XX ou XY) Componente psicológica Consequência da inteligência superior da espécie humana Componentes sociocultural e ética Concepção de família, convicções religiosas,..

7 Sexualidade A espécie humana possui dimorfismo sexual.
Caracteres sexuais primários Diferenças no sistema reprodutor (existem mesmo antes do nascimento). Caracteres sexuais secundários Diferenças morfológicas visíveis a partir da adolescência.

8 Caracteres Sexuais Secundários
Rapazes Raparigas Mudança da voz Desenvolvimento corporal por aumento de massa muscular Aumento do tamanho do pénis e dos testículos Aparecimento do acne Aparecimento de pêlos nas axilas, órgãos genitais, etc. Maior secreção da hormona testoterona. Deposição de gordura preferencialmente na zona abdominal Alargamento das ancas. Maior acumulação de gordura no tecido adiposo das ancas e peito. Desenvolvimento dos seios e das ancas. Aparecimento do acne. Aparecimento dos pêlos nas axilas, órgãos genitais Maior secreção das hormonas estrogénio e progesterona.

9 Morfofisiologia do aparelho reprodutor feminino
Pavilhão da trompa Trompa de Falópio Útero Cavidade uterina Colo do útero Vagina clitoris Pequenos lábios Intestino grosso vulva  Grandes lábio uretra bexiga

10 Morfofisiologia do aparelho reprodutor feminino
Trompa de falópio Pavilhão da trompa Cavidade uterina Ovário Útero Ligamento do ovário Vagina Qual é a função da vagina? Colo do útero Qual é a função dos ovários?

11 Morfofisiologia do aparelho reprodutor feminino
Perimétrio Miométrio Qual é a estrutura do útero? Tem a forma de uma pera invertida. É musculoso (miométrio). É elástico. Tem grande irrigação sanguínea (Endométrio) Endométrio Colo do útero

12 Morfofisiologia do aparelho reprodutor feminino
Clítoris Monte de vénus Oríficio urinário O que é a vulva? É a parte externa do aparelho reprodutor feminino Clítoris tem a função de receber sensações durante o acto sexual A função dos pequenos lábios e grandes lábios é a protecção física impedem que partículas entrem. Hímen Grandes lábios Pequenos lábios

13 MENSTRUAÇÃO Fenómeno que consiste na desagregação do revestimento interno do útero. É vulgarmente chamada período. Ocorre, em média, de 28 em 28 dias. Conjunto de perturbações anteriores ao período, sentidas por algumas mulheres: - depressão - fadiga - sensação de distensão do abdómen - hipersensibilidade mamária - dores de cabeça - mau humor - nervosismo

14 A HIGIENE DURANTE A MENSTRUAÇÃO
Durante o período menstrual, os cuidados com a higiene pessoal devem ser ainda maiores. A higiene dos órgãos genitais deve ser realizada todos os dias e com a frequência necessária. Quando os restos de sangue e da mucosa uterina entram em contacto com o ar, produzem um odor que pode ser desagradável aos outros. É possível que nem dês por isso, uma vez que te acostumas facilmente aos teus odores. Há dois tipos de protecção para absorver o fluxo menstrual: Pensos higiénicos Tampões ( lembra-te que não deves depositar os pensos higiénicos na sanita, deposita-os sempre num caixote )

15 Morfofisiologia do aparelho reprodutor masculino
Qual é a função dos testículos? Vesícula seminal Canal deferente Próstata Glândula de Cowper Epidídimo Testículo Pénis Escroto Glande Uretra

16 Morfofisiologia do aparelho reprodutor masculino
Bexiga Vesícula seminal Próstata Canal deferente Uretra Epidídimo Testículo Tubo seminífero Prepúcio Glande

17 Morfofisiologia do aparelho reprodutor masculino
O esperma e a urina misturam-se alguma vez? Corpo cavernoso Corpo esponjoso Uretra Prepúcio Glande

18 Morfofisiologia do aparelho reprodutor masculino
Por que razão o escroto fica no exterior do abdómen?

19 PÉNIS O pénis é a parte do corpo na qual a maioria dos rapazes mais pensa. Muitos têm medo que ele seja mais pequeno do que o dos outros. O prazer sexual de um casal não depende do tamanho do pénis. A vagina das mulheres é elástica e adapta-se à forma e tamanho do pénis. Nenhum pénis se assemelha exactamente a outro. Na realidade muitos homens têm o pénis virado para um lado. O crescimento dos órgãos genitais termina por volta dos 20 anos.

20 CIRCUNCISÃO É uma pequena operação que consiste em retirar o prepúcio – pele elástica que cobre a glande. Motivos que levam à operação: - ritual religioso ou cultura; - como medida de higiene; - razões médicas, por exemplo para evitar erecções dolorosas.

21 ERECÇÃO Bebés, na altura da higiene. Pensamentos eróticos.
Desde muito pequenos que os rapazes têm erecções: Bebés, na altura da higiene. Pensamentos eróticos. Alguns exercícios físicos. Diferenças de temperatura. Vibração de um motor. Erecções nocturnas provocadas por sonhos eróticos.

22 EJACULAÇÃO É a expulsão do esperma pelo pénis em erecção.
As primeiras ejaculações acontecem na puberdade e assinalam que os órgãos de reprodução estão a partir desse momento aptos a funcionar.

23 Masturbação É a actividade durante a qual se procura, conscientemente, uma erecção e uma ejaculação. Não é perigosa para a saúde, no entanto, uma pessoa que se concentra unicamente neste hábito solitário pode imaginar que se pode viver sem o amor do outro, o que já é um problema.

24 Morfofisiologia do aparelho reprodutor masculino
Frio ou Quente? Para que serve o sémen?

25 Uma visão mais pormenorizada da morfologia dos aparelhos reprodutores

26 O que é a Gametogénese?

27 O que é a Espermatogénese? E a ovogénese?
E a Ovógenese ?

28 Ovogénese / Espermatogénese
Ovogónia Espermatogónia Ovócito I Espermatócito I Ovócito II +1º g.p Óvulo + 2º g.p. Espermatídeos Espermatozóides


Carregar ppt "Breve revisão da aula passada..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google