A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Negócios Internacionais Capítulo 1 Negócios Internacionais: Fundamentos International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 1-1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Negócios Internacionais Capítulo 1 Negócios Internacionais: Fundamentos International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 1-1."— Transcrição da apresentação:

1 Negócios Internacionais Capítulo 1 Negócios Internacionais: Fundamentos International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 1-1

2 2004 Prentice Hall, Inc Objectivos do Capítulo Definir negócios internacionais e diferenciar de negócios domésticos Definir negócios internacionais e diferenciar de negócios domésticos Explicar a razão que as empresas optam por negócios internacionais Explicar a razão que as empresas optam por negócios internacionais Apresentar vários modelos de negócios internacionais utilizados pelas empresas Apresentar vários modelos de negócios internacionais utilizados pelas empresas Ilustrar o papel das ciências sociais na compreensão de negócios internacionais Ilustrar o papel das ciências sociais na compreensão de negócios internacionais Apresentar os fundamentos de padrões de expansão internacional Apresentar os fundamentos de padrões de expansão internacional Descrever as dinâmicas que afectam negócios internacionais Descrever as dinâmicas que afectam negócios internacionais 1-2

3 2004 Prentice Hall, Inc O que são Negócios Internacionais Todas as transacções comerciais entre dois ou mais países Todas as transacções comerciais entre dois ou mais países PrivadasPrivadas PublicasPublicas Negócios Internacionais influenciam significativamente as típicas operações domesticas Negócios Internacionais influenciam significativamente as típicas operações domesticas FísicasFísicas SociaisSociais CompetitivasCompetitivas 1-3

4 2004 Prentice Hall, Inc A Gestão em Negócios Internacionais Adicionalmente ás técnicas de gestão vocacionadas para negócios domésticos, a gestão de negócios internacionais requer também Adicionalmente ás técnicas de gestão vocacionadas para negócios domésticos, a gestão de negócios internacionais requer também Compreensão de Ciências SociaisCompreensão de Ciências Sociais Apreciação por ciências politicasApreciação por ciências politicas Noções dos sistemas legaisNoções dos sistemas legais Habilidade em:Habilidade em: Sociologia Sociologia Economia Economia Geografia Geografia 1-4

5 2004 Prentice Hall, Inc Porquê Negócios Internacionais ? Aumentar vendas Aumentar vendas Volkswagen (Alemanha)Volkswagen (Alemanha) Ericsson (Suécia)Ericsson (Suécia) IBM (Estados Unidos)IBM (Estados Unidos) Adquirir recursos Adquirir recursos Melhorar componentes, serviços, produtosMelhorar componentes, serviços, produtos Capital estrangeiroCapital estrangeiro TecnologiasTecnologias InformaçãoInformação Minimizar risco Minimizar risco Aproveitar o ciclo de produtos/serviçosAproveitar o ciclo de produtos/serviços Diversificar entre mercados internacionaisDiversificar entre mercados internacionais 1-5

6 2004 Prentice Hall, Inc Razões para Crescimento em Negócios Internacionais Crescimento rápido e aumento de tecnologia Crescimento rápido e aumento de tecnologia Facilidade de Transporte e os custos mais baixos Facilidade de Transporte e os custos mais baixos A comunicação proporciona controlo à distância A comunicação proporciona controlo à distância Politicas governamentais liberais Politicas governamentais liberais Instituições que apoiam comercio internacional Instituições que apoiam comercio internacional Pressão dos consumidores Pressão dos consumidores Aumento da concorrência global Aumento da concorrência global 1-6

7 2004 Prentice Hall, Inc Modos de Negócios Internacionais Importação e exportação Importação e exportação Turismo e transportes Turismo e transportes Licenças e franchising Licenças e franchising Operações Turnkey Operações Turnkey Contractos de gestão Contractos de gestão Investimento directo e de portfolio Investimento directo e de portfolio 1-7

8 2004 Prentice Hall, Inc Tipos de Empresas Internacionais Empresa Internacional (MNE): Empresa Internacional (MNE): Aproximação global aos mercados e produção; Multinational Corporation (MNC)Multinational Corporation (MNC) Transnational Company (TNC)Transnational Company (TNC) Empresa globalmente integrada: operações integradas localizadas em diferentes países Empresa globalmente integrada: operações integradas localizadas em diferentes países Multidomestic company: empresas internacionais que permitem resposta local Multidomestic company: empresas internacionais que permitem resposta local 1-8

9 2004 Prentice Hall, Inc Operações Nacionais para Empresas Internacionais Estratégia Multi-doméstica: Estratégia Multi-doméstica: Opera autonomamente nos vários paísesOpera autonomamente nos vários países Estratégia Global: Estratégia Global: Integra operações de vários países numa rede internacional controlada pela sedeIntegra operações de vários países numa rede internacional controlada pela sede Estratégia Transnacional: Estratégia Transnacional: Integra várias operações de vários países dispersando o local de controloIntegra várias operações de vários países dispersando o local de controlo 1-9

10 2004 Prentice Hall, Inc Operações e Influências 1-10

11 2004 Prentice Hall, Inc Influências em Negócios Internacionais Influências Externas Influências Externas Factores Físicos/SociaisFactores Físicos/Sociais Politicas governamentais e práticas legais Politicas governamentais e práticas legais Factores culturais Factores culturais Factores económicos Factores económicos Influências geográficas Influências geográficas Ambiente CompetitivoAmbiente Competitivo Operações Operações Objectivos Estratégia Meios 1-11

12 2004 Prentice Hall, Inc Influências em Negócios Internacionais 1-12

13 2004 Prentice Hall, Inc Operações Internacionais 1-13

14 2004 Prentice Hall, Inc Ambiente Competitivo Vantagem no preço, marketing, inovação Vantagem no preço, marketing, inovação Dimensão e capacidades comparativas Dimensão e capacidades comparativas Diferenças competitivas entre países Diferenças competitivas entre países Dependem nos produtos, estratégias, e países onde a empresa opera Dependem nos produtos, estratégias, e países onde a empresa opera 1-14

15 2004 Prentice Hall, Inc Ambiente Competitivo 1-15

16 2004 Prentice Hall, Inc Patterns of Internationalization Figure 1.7 1-16

17 2004 Prentice Hall, Inc Estandardização vs Adaptação Vantagens de estandardização global Vantagens de estandardização global Custos reduzidos de desenvolvimento e fabricoCustos reduzidos de desenvolvimento e fabrico Economias de escala desde que os custos fixos são distribuídos por mais unidades de produçãoEconomias de escala desde que os custos fixos são distribuídos por mais unidades de produção Responder ás preferências nacionais Responder ás preferências nacionais Ajustar funcionamento, marketing, e design para satisfazerem as preferências especificas nacionaisAjustar funcionamento, marketing, e design para satisfazerem as preferências especificas nacionais 1-17

18 2004 Prentice Hall, Inc Cooperação Nacional Tratados e acordos lidam com uma variedade de aspectos (transportes, comércio, etc.) Tratados e acordos lidam com uma variedade de aspectos (transportes, comércio, etc.) Para ganharem vantagens reciprocaisPara ganharem vantagens reciprocais Para resolver problemas que um país sozinho não consegue resolverPara resolver problemas que um país sozinho não consegue resolver Para lidar com assuntos que estão além do território de cada paísPara lidar com assuntos que estão além do território de cada país Países cedem alguma soberania devido a: Países cedem alguma soberania devido a: CoerçãoCoerção Conflitos internacionaisConflitos internacionais 1-18

19 2004 Prentice Hall, Inc Maximizar Rentabilidade Global Rentabilidade deve ser equilibrada por: Rentabilidade deve ser equilibrada por: Concorrência internacional entre empresasConcorrência internacional entre empresas Tratados e acordos entre vários paísesTratados e acordos entre vários países ÉticaÉtica 1-19

20 2004 Prentice Hall, Inc Sumário do Capítulo Definir negócios internacionais e diferenciar de negócios domésticos Definir negócios internacionais e diferenciar de negócios domésticos Explicar a razão que as empresas optam por negócios internacionais Explicar a razão que as empresas optam por negócios internacionais Apresentar vários modelos de negócios internacionais utilizados pelas empresas Apresentar vários modelos de negócios internacionais utilizados pelas empresas Ilustrar o papel das ciências sociais na compreensão de negócios internacionais Ilustrar o papel das ciências sociais na compreensão de negócios internacionais Apresentar os fundamentos de padrões de expansão internacional Apresentar os fundamentos de padrões de expansão internacional Descrever as dinâmicas que afectam negócios internacionais Descrever as dinâmicas que afectam negócios internacionais 1-20


Carregar ppt "Negócios Internacionais Capítulo 1 Negócios Internacionais: Fundamentos International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 1-1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google