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Jadson Xavier Muller Oliveira.  É difícil encontrar alguma definição consensual de padrão.  Definição aceitável: - São idéias que foram úteis em algum.

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1 Jadson Xavier Muller Oliveira

2  É difícil encontrar alguma definição consensual de padrão.  Definição aceitável: - São idéias que foram úteis em algum contexto e devem permanecer úteis em outros;

3  São grupos de conceitos úteis na modelagem de domínios de negócio;  Apoiam o reuso de idéias durante a fase de análise;

4  Conceito surgiu na década de 70, com a publicação dos livros: Notes on the Synthesis of Form, The Timeless Way of Building e A Pattern Language, onde arquiteto Christopher Alexander estabelece que um padrão deve ter as seguintes características:

5  Encapsulamento;  Generalidade;  Equilíbrio;  Abstração;  Abertura;  Combinatoriedade;

6  Em 1987, os programadores Kent Beck e Ward Cunningham propuseram os primeiros padrões para área de projeto de software e apresentaram numa conferência alguns padrões, específicos para a criação de janelas na linguagem Smalltalk.

7  Em 1995, com o lançamento do livro, Design Patterns: Elements of Reusable Object- Oriented Software, a discussão sobre Padrões de Projeto de Software ganha popularidade.

8  Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, autores do livro, Design Patterns: Elementos of Reusable Object- Oriented Software  Surgimento dos Padrões GoF

9  Catálogo de Padrões;  Dividido em três famílias: ◦ Padrões de criação: preocupam-se em como criar objetos; ◦ Padrões de estrutura: preocupam-se em como compor objetos; ◦ Padrões de comportamento: preocupam-se em como os objetos devem interagir;

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11  General Responsibility Assignment Software Patterns  Está disposto no estilo arquitetural MVC – MVC = Model-View-Controller

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13  São as classes derivadas do processo de análise  Representam os principais conceitos do domínio  São usualmente persistidas em banco de dados

14  São as classes criadas durante o projeto para interface com o usuário  Normalmente manipulam classes de modelo

15  São as classes que fazem a orquestração;  Padrões GRASP ocorrem também na implementação de vários padrões GoF;

16  Existem vários outros catálogos de padrões – Esses catálogos relatam padrões em diferentes níveis de abstração: análise, arquitetura, projeto e codificação;

17  http://www.ie.ufrj.br/eventos/seminarios/pesquisa/texto 06_04_11.pdf http://www.ie.ufrj.br/eventos/seminarios/pesquisa/texto 06_04_11.pdf  http://www.ime.usp.br/~jef/PA-Introducao.pdf http://www.ime.usp.br/~jef/PA-Introducao.pdf  http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/map/html/ ap/intro.html http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/map/html/ ap/intro.html  http://www.lia.ufc.br/~eti2005/menu/modulos/PS/Parte III.pdf http://www.lia.ufc.br/~eti2005/menu/modulos/PS/Parte III.pdf  http://www.dimap.ufrn.br/~jair/ES/slides/Padroes.pdf http://www.dimap.ufrn.br/~jair/ES/slides/Padroes.pdf  www.professores.uff.br/fcbernardini/.../Padroes_Projet o_GRASP.pdf  http://pt.wikipedia.org/wiki/Padr%C3%A3o_de_projeto _de_software


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