A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicativos para Web MVC Prof. Odair Indena Jr.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicativos para Web MVC Prof. Odair Indena Jr."— Transcrição da apresentação:

1 Aplicativos para Web MVC Prof. Odair Indena Jr. odair@umc.br

2 Divisão em camadas  Uma arquitetura que divide a aplicação em responsabilidades.  Regra em como agrupar componentes de software.  Visa diminuir o acoplamento entre estes componentes.  Não estabelece regras em como estes componentes podem se comunicar.  Divisão em camadas não necessariamente é MVC!

3 Divisão em camadas  Aplicação em uma camada :  Utilizado nos tempos antigos;  Era apenas um usuário e uma máquina.  As funcionalidades estavam misturadas um único módulo.  A manutenção era complexa.  Conhecida como aplicação em uma camada ou monolítica.

4 Divisão em camadas  Aplicação em duas camadas  Os dados ficam separados da aplicação.  Surgiu da necessidade de compartilhar os dados entre vários computadores e usuários.  A lógica da aplicação fica alocada na maquina do usuário.  Difícil atualizar a versão da aplicação.  Muito utilizado nas épocas de aplicações cliente/servidor.  Tem muita aplicação em produção ainda !

5 Divisão em camadas  Aplicação em 3 camadas:  Ficou mais conhecida com o sucesso da internet.  O cliente passou a utilizar um Navegador, que já não continha a regra de negócio.  Já não precisava instalar a aplicação localmente.  A regra de negócio fica todo em um servidor.  A persistência continua separada. ApresentaçãoNegóciosPersistência

6 MVC – Model, View, Control  É um modelo de desenvolvimento de software.  Considerado Design Patterns na Eng. SW.  Define como os componentes devem se comunicar.  Não é algo novo, é do inicio dos anos 80.  Ficou mais conhecido com a popularização das aplicações WEB, onde se encaixou como uma luva.  Pode ser aplicado a diversas linguagens, não necessariamente na WEB.  Em Java temos diversos FrameWorks que nos auxiliam com os projetos em MVC, mas com servlets e JSP também podemos implementar um projeto com MVC.  Nos dias atuais temos algumas variações dele como MVVM, MVP ou MVW.

7 MVC – Model, View, Control  Objetivo:  Separar dados ou lógica de negócios (Model) da interface do usuário (View) e do fluxo da aplicação (Controller);  A ideia é permitir que uma mesma lógica de negócios possa ser acessada e visualizada através de várias interfaces.  Na arquitetura MVC, a lógica de negócios (chamaremos de Modelo) não sabe de quantas nem quais interfaces com o usuário estão exibindo seu estado. 

8 MVC – Model, View, Control  Model – Representa o modelo da sua aplicação, com as regras de negócio ( business logic ) e todo o processamento da aplicação, inclusive acesso ao BD.  View – Representa a informação e recolhe os dados fornecidos pelo usuário, encaminhando para o Controller.  Controller – Recebe as informações da entrada e as transmite para o modelo, também atualiza o modelo e disponibiliza o estado para a view.

9 MVC – Model, View, Control BROWSERBROWSER (CONTROLLER) SERVLET (VIEW) JSP/HTML (MODEL) JAVABEANS DADOS

10 MVC – Model, View, Control  Vantagens  Facilita o reaproveitamento de código;  Facilidade na manutenção e adição de recursos;  Maior integração da equipe e/ou divisão de tarefas;  Diversas tecnologias estão adotando essa arquitetura;  Facilidade em manter o seu código sempre limpo;  Desvantagens  Adiciona uma complexidade desnecessária para aplicações de pequeno porte.  Precisa de um treinamento adequado.  A equipe precisa ser muito disciplinada para não fugir dos conceitos do MVC.  Requer mais tempo e planejamento para construir o sistema.


Carregar ppt "Aplicativos para Web MVC Prof. Odair Indena Jr."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google