A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 30 hr. 4ª Fase.

2 Nº. V. x C x ΔP Válvulas - Introdução
Perda de carga pode ser definida como sendo a perda de energia que o fluido sofre durante o escoamento em uma tubulação.

3 Fatores de Controle Nivel de Água PH Temperatura Pressão Vazão

4 Válvulas DEFINIÇÃO Dispositivos destinados a estabelecer, controlar ou
interromper o fluxo em uma tubulação. É o elemento final de controle do processo.

5 Válvula - Partes

6 Válvula - Partes Haste e sede Castelo Corpo

7 Classificação das Válvulas
Regulagem Retenção Bloqueio Agulha Globo Borboleta Pistão Portinhola Gaveta Esfera Classificação das Válvulas Quanto a função Destinam-se apenas a estabelecer ou interromper o fluxo, ou seja só devem trabalhar completamente abertas ou completamente fechadas. Válvulas que Permitem o Fluxo em um só Sentido São destinadas especificamente para controlar o fluxo, podendo trabalhar em qualquer posição de fechamento parcial.

8 Válvula de Agulha Válvula destinada a limitar a pressão na rede, regulando a pressão do manômetro de acordo com as necessidades do usuário. Permite ajustes finos de vazão. São utilizadas com freqüência em linhas de sistemas de lubrificação de equipamentos dinâmicos por permitirem regulagens adequadas da pressão.

9 Válvula de Portinhola Normalmente apresenta como obturador um disco.
A obstrução do escoamento se dá quando o fluido não apresenta pressão suficiente para manter a portinhola aberta, ou impedir a inversão no sentido de escoamento. Retenção com portinhola é indicada para operar em linhas de líquidos e gases, sujeitas a pequenas tendências de inversão de sentido do fluxo. Não se recomenda para fluxos pulsantes.

10 Válvula de Portinhola

11 Válvula de Pistão Causa elevada perda de carga, decorrente da brusca mudança que sofre o fluido, e da necessidade de através da pressão do fluido elevar o obturador e prover a abertura da válvula. O fechamento ocorre quando há necessidade de inversão de sentido do fluxo, inexistindo pressão do fluido no sentido de fechamento, acomodando-se sobre a sua sede. Válvulas de retenção horizontal são utilizadas em linhas de alta velocidade de escoamento, gases e líquidos. Para fluidos de alta viscosidade, como óleos e graxas,os obturadores de esfera são os mais recomendáveis.

12 Válvula de Pistão

13 Válvula de Globo São normalmente empregadas em serviços que requerem operações freqüentes de abertura e fechamento, bem como controle de vazão em qualquer graduação. Vantagens : Permite o controle parcial do fluxo. Abertura e fechamento mais rápido que da válvula de gaveta. O formato da sede-obturador permitem estanqueidade total. Manutenção favorecida pelo fácil acesso aos componentes internos, sem remover a válvula da linha. Aplicável em ampla faixa de pressão/temperatura Desvantagens: Não admite fluxo nos dois sentidos Perda de carga elevada

14 Válvula de Globo

15 Válvula de Gaveta Mínima obstrução a passagem de fluxo, quando totalmente aberta, proporcionando baixa turbulência, baixa perda de carga. Obturador atua perpendicularmente a linha de fluxo. São empregadas em processos onde não se necessitam operações frequentes de abertura e fechamento. Vantagens: Passagem totalmente desimpedida quando aberta Estanque para quaisquer tipos de fluidos Aplicável em ampla faixa de pressão/temperatura Permite fluxo nos dois sentidos. Desvantagens: Não se aplica a regulagem do fluxo Ocupa grande volume devido ao movimento de translação do obturador

16 Válvula de Gaveta

17 Válvula de Esfera Este tipo de válvula normalmente utilizada para bloqueio em linhas de uso geral é caracterizada pela forma esférica do elemento de vedação. Caracteriza-se também pela sua rapidez na operação é necessário apenas um quarto de volta para se operar este tipo de válvula. Oferece ótima estanqueidade, mesmo em alta pressão e perda de carga quase desprezível (quando construída em passagem plena). A válvula esfera não é recomendada para serviços de regulagem de fluxo, devido a geometria do seu obturador esfera.

18 Válvula de Esfera

19 Válvula de Esfera Vantagens Abertura e fechamento rápidos As características construtivas do conjunto-sede, bem como os materiais utilizados neste conjunto, garantem acionamento suave e estanqueidade total. Baixa perda de carga, quando construída em passagem plena. Aplicáveis em ampla gama de pressões. Desvantagens A necessidade de utilização de materiais resilientes nas sedes, limita a gama de temperatura de utilização deste tipo de válvula. Não é indicada sua utilização em fluidos que possuam camadas sólidas em suspensão. Não são recomendadas para controles de vazão parciais.

20 Válvula Solenóide A corrente elétrica aciona o êmbolo, abrindo ou fechando a válvula. O corpo da válvula contém um dispositivo que permite a passagem ou não do fluido, quando a haste é acionada pela força eletromagnética da bobina. O pino é “puxado” para o centro da bobina por esta força, permitindo assim a passagem do liquido.

21 Válvula Solenóide

22 Válvula Borboleta A válvula borboleta tem por função a regulagem e o bloqueio do fluxo em uma canalização. É utilizada principalmente em sistemas de água doce bruta ou tratada, e em estações de tratamento de água e de esgotos. A água não deve exceder a temperatura de 60° C e a pressão interna de 1,6 BAR.

23 Válvula Borboleta

24 Manifolds Exemplo: um equipamento de passagem e de manobra da produção de petróleo. Um manifold consiste em um conjunto de válvulas montadas de modo a formar um bloco. Este bloco pode ser formado por blocos menores para facilitar sua manutenção.

25 Manifolds


Carregar ppt "INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google