A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTA Paisagens e fotos de Arquivo - By : Toninho Vendramini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTA Paisagens e fotos de Arquivo - By : Toninho Vendramini."— Transcrição da apresentação:

1

2 APRESENTA Paisagens e fotos de Arquivo - By : Toninho Vendramini

3 O ÊXODO O ÊXODO

4 Conforme narrado na Bíblia a palavra “êxodo” tem o significado de fuga em massa, contando a trajetória dos Hebreus saindo do Egito com Moisés comandando o povo Hebreu.” Deus revelou-se a Moisés no alto do monte Sinai, entregando-lhe as Tábuas da Lei (os 10 mandamentos gravados em duas tábuas de pedra).

5 Depois da travessia do mar Vermelho, os israelitas vagaram durante 40 anos no deserto e Moisés morreu antes de chegarem à Terra Prometida (Palestina). Esses fatos históricos foram por mim relembrados durante uma viagem que eu e minha esposa fizemos por essas terras sagradas. No momento em que o avistamos, sentimos muita sinergia, propiciando-nos transcrever algumas informações recebidas no local.

6 MARAVILHAS DO MAR VERMELHO

7 Durante o caminho, da cidade do Cairo até Israel, percorremos 600 quilômetros em uma estrada asfaltada no meio do deserto. O guia que nos acompanhava passava inúmeras informações dos costumes de seu povo e ficamos aterrorizados com algumas colocações que, se aplicadas por aqui, teríamos calafrios na espinha.

8 Lá pelas alturas de não sei quando, um dos condutores da van parou em um determinado momento e disse com todas as letras: “Estamos em frente ao Mar Vermelho”, que alegria! Pois já era esperado, fazia algum tempo! Paramos em frente, tiramos inúmeras fotos e também as sandálias para sentir a sensação da água; a minha ficou presa no asfalto e descolou o solado, tamanho era o calor, cerca de 40 graus.

9 No interior da van havia ar condicionado e muita água gelada que amenizaram a situação. Não se podia nem abrir a janela, que era uma gritaria louca entre nós, os nove brasileiros que faziam a travessia. O Mar Vermelho é um personagem frequente das historias bíblicas. Teriam sido suas águas que Moisés dividiu magicamente, por exemplo, para permitir a passagem dos hebreus a caminho da Terra Santa.

10 Hoje, porém, o Mar Vermelho é considerado um santuário mais por sua riqueza ecológica: ali está um dos maiores reservatórios de biodiversidade marinha do planeta. Ao contrário do que se diz seu nome, Mar Vermelho é, na verdade, azul- esverdeado. Ele foi batizado de Vermelho devido à presença em suas águas de uma alga específica, que, quando floresce, torna-o marrom- avermelhado.

11 É um mar fino e longo, localizado entre a África e a Península Arábica. Ele banha sete países: Egito, Israel, Jordânia, Arábia Saudita, Iêmen, Eritréia e Sudão. São mais de 440 mil quilômetros quadrados de superfície e 2,3 mil quilômetros de comprimento. Por ser isolado, não há grandes cidades na região. Suas margens são desérticas e praticamente desabitadas e, por sua alta salinidade, o Mar Vermelho tem recifes de corais extremamente ricos em biodiversidade e em excelente estado de conservação.

12 Mesmo com fatores que colaboram para a preservação dos corais, a região não está imune aos desastres ecológicos. Os terremotos são ameaças constantes, apesar de ocorrerem a distâncias de 200 quilômetros, já que os corais são estruturas extremamente sensíveis. Há 25 milhões de anos, placas tectônicas começaram a se mover em direções opostas e formaram a Mar Vermelho. Elas continuam se movimentando e vão lentamente transformá-lo em um novo oceano e, talvez uma nova situação, poderá custar ausência de seus belíssimos corais.

13 O MAR VERMELHO Todos nós temos momentos em nossas vidas que pensamos estar tudo perdido e olhamos de um lado e vemos montanhas. Olhamos do outro lado e vemos mais. E olhamos em frente e lá está o Mar Vermelho. Foi assim com Moisés e o povo de Deus naquele dia, e talvez assim seja com você agora. Então quero lhe dizer que ainda existe um Deus que pode lhe dar a liberdade total de seus problemas. Não importa qual seja. Ele ainda é Deus soberano e altíssimo capaz de nos ajudar. Então não olhe de lado, pois com certeza verá montanhas, mas olhe para frente em direção ao alto, pois é de lá que virá o seu auxílio.

14 FORMATADO POR: TONINHO VENDRAMINI Arte final & Pesquisas Arquivo pessoal & Internet Músicas de Fundo Abertura: e Acompanhamento: Êxodo Encerramento: Fascination – Pat Boone ACESSE MEUS ESPAÇOS CULTURAIS E TORNE-SE MEU SEGUIDOR http://sergrasan.com/toninhovendraminislides/ http://vendraminiletras.blogspot.com MEMBRO EFETIVO: ASSOCIAÇÃO DOS POETAS E ESCRITORES DE JUNDIAÍ E REGIÃO. Email: toninhovendramini@gmail.com ACESSE MEUS ESPAÇOS CULTURAIS E TORNE-SE MEU SEGUIDOR http://sergrasan.com/toninhovendraminislides/ http://vendraminiletras.blogspot.com MEMBRO EFETIVO: ASSOCIAÇÃO DOS POETAS E ESCRITORES DE JUNDIAÍ E REGIÃO. Email: toninhovendramini@gmail.com Paisagem que descansa os olhos. By: Arquivo / Toninho Vendramini


Carregar ppt "APRESENTA Paisagens e fotos de Arquivo - By : Toninho Vendramini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google