A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da arte: breves considerações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da arte: breves considerações"— Transcrição da apresentação:

1 História da arte: breves considerações
Profª Ma. Cibele Hechel Colares da Costa Colégio Alternativo Turma EJA – Médio - Noturno

2 O que é a História da Arte?
A história da arte consiste em uma ciência que estuda os movimentos artísticos, as modificações na valorização estética, as obras de arte e os artistas.

3 A Arte na Pré-História: estudo dos elementos da arte na Pré-História
Época anterior à escrita; Informações desse período são conhecidas através de estudos antropológicos, históricos e arqueológicos capazes de reconstituírem a cultura do homem do período; O QUE É CONSIDERADA A PRÉ- HISTÓRIA? As manifestações ocorridas antes do surgimento das primeiras civilizações; Isso implica em grande quantidade de material, produzido por grande quantidade de povos.

4 CARACTERÍSTICA DA ARTE PRÉ-HISTÓRICA
A arte produzida possuía uma utilidade material, cotidiana ou mágico-religiosa: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça;

5 Manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial França, Espanha e Itália; Manifestações de arte mais frequentes nesse contexto: arquitetura, escultura e pintura.

6

7

8

9

10 A arte barroca: as concepções e o período em que a arte barroca se desenvolveu
Nasceu na Itália; Na chamada arte barroca notamos uma preocupação menor com as formas e as linhas utilizadas na criação de uma pintura ou escultura; A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem; Na trajetória do barroco também devemos contabilizar o papel exercido pela Igreja, preocupada naquele momento em frear os avanços do protestantismo e da renascença;

11 IMPORTANTES OBRAS BARROCAS
“Cristo em Casa de Marta e Maria” (1578), do pintor italiano Tintoretto

12 “Deposição de Cristo” (1602), de Michelangelo Merisi da Caravaggio

13 “Moça com brinco de pérola” (1665), do pintor Johannes Vermeer

14 INDICAÇÃO: Filme: “A moça com brinco de pérola” – ano 2003.

15 ESCULTURA: “Êxtase de Santa Teresa” (1645 – 1652), do escultor italiano Gian Lorenzo Bernini

16 A arte Barroca foi impactante, pois expressou as ideias e os sentimentos do artista do século XVII. Seus temas geraram encantamento, o apelo visual das obras Barrocas era muito forte e real, com isso suas construções combinaram para expressar uma nova concepção de mundo. 

17 A Arte Bizantina Império Romano;
O apogeu da cultura bizantina ocorreu durante o reinado de Justiniano ( d.C. ), considerada como a Idade de Ouro do império.  O grande destaque da arquitetura foi a construção de Igrejas, facilmente compreendido dado o caráter teocrático do Império Bizantino. A necessidade de construir Igrejas espaçosas e monumentais, determinou a utilização de cúpulas sustentadas por colunas, onde haviam os capitéis, trabalhados e decorados com revestimento de ouro, destacando-se a influência grega.  A Igreja de Santa Sofia é o mais grandioso exemplo dessa arquitetura, onde trabalharam mais de dez mil homens durante quase seis anos.

18 Santa Sofia

19 A pintura bizantina não teve grande desenvolvimento, pois, assim como a escultura, sofreu fortes obstáculos devido ao movimento iconoclasta que se impunha à época; Destaca-se na escultura o trabalho com o marfim; O Mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino; A arte do mosaico serviu para retratar o Imperador ou a imperatriz, destacando-se ainda a figura dos profetas.

20 A Arte e Michelangelo Entre os séculos XV e XVI, período de profunda transformação histórica, a valorização do homem defendida pelos humanistas se opõem aos credos da Igreja e reflete-se, de maneira nítida, como um espelho humano, os acontecimentos, nas representações artísticas. Michelangelo, um dos principais criadores Renascentistas, mostrou com clareza a fase e a fé da sociedade. 

21 REFERÊNCIAS . Acesso em 01. mai . Acesso em 01. mai


Carregar ppt "História da arte: breves considerações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google