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Metodologia do Trabalho Científico Profª Clara Brum

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Apresentação em tema: "Metodologia do Trabalho Científico Profª Clara Brum"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia do Trabalho Científico Profª Clara Brum
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA BEM-VINDO À DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 1 - Metodologia Metodologia do Trabalho Científico Profª Clara Brum Metodologia do Trabalho Científico Profª Clara Brum AULA 13

2 2– Trabalho de Pesquisa Um anteprojeto de pesquisa divide-se em:
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 2– Trabalho de Pesquisa Um anteprojeto de pesquisa divide-se em: Introdução 1.1. Considerações iniciais: tema 1.2. Problematização/questões norteadoras 1.3. Objetivos 1.4. Justificativa 2. Embasamento teórico 3. Metodologia 4. Cronograma 5. Referência AULA 13

3 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 – Introdução O estudante apresentará o problema que motivou a pesquisa; Apresentará o tema, a delimitação do objeto de investigação, as definições, eventual histórico do problema a ser investigado, as questões norteadoras, os objetivos e a justificativa da pesquisa. AULA 13

4 4 – Introdução: considerações iniciais
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 – Introdução: considerações iniciais Apresentação do problema: o primeiro parágrafo deverá conter uma síntese do que o trabalho representa. A redação deve ser simples e apresentar o problema a ser investigado. Definição do problema de pesquisa: apresentar de forma clara e objetiva, o tema e o problema que irá investigar, procurando definir conceitos e apresentar as principais questões que afetam a temática. AULA 13

5 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 – Introdução: exemplo “O presente trabalho é uma proposta de estudo da aplicabilidade do...” “Este trabalho de pesquisa focalizará a questão do...” “O presente estudo propõe-se a avaliar em que medida o ...” AULA 13

6 6 – Introdução: considerações iniciais
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 6 – Introdução: considerações iniciais Questões norteadoras: podem figurar como questões ou enunciados. Devem ser colocadas de maneira clara e sem deixar margem para interpretações equívocas. A rigor essa parte do trabalho não é muito extensa, mas não deve se resumir a um elenco de perguntas. Ao enunciá-las, deverá explicá-las de forma a torná-las acessíveis ao leitor AULA 13

7 7 – Questões Norteadoras: exemplos
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 7 – Questões Norteadoras: exemplos “Que sentidos assume e que implicações tem...?” “Como se organizam...?” “ A partir dessas análises, que inferências podem ser formuladas...?” “Que especificidades, proximidades e diferenças caracterizam os...?” AULA 13

8 8 – Introdução: considerações iniciais
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 8 – Introdução: considerações iniciais Objetivos gerais e específicos: Devem ser definidos na seqüência da delimitação do objeto da pesquisa e das questões norteadoras. Deverá dizer que ações serão necessárias para responder às questões norteadoras. AULA 13

9 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 9 – Objetivos: exemplo “Os objetivos do presente estudo são: a) (verbo de ação); b) (verbo de ação); c) (verbo de ação)...” “Em vista da problemática exposta, o objetivo geral deste estudo é...” Nesse sentido, pretende-se verificar...” AULA 13

10 10 – Introdução: considerações iniciais
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 10 – Introdução: considerações iniciais Justificativa: São as razões que nos levaram a fazer um projeto para estudar determinado problema. Deve-se mencionar a necessidade, ou seja, a relevância da pesquisa. Deve-se, ainda, apontar as lacunas, incoerências ou erros encontrados na bibliografia sobre o tema, o que também justificará a pesquisa. São o conjunto de razões (acadêmicas, sociais e pessoais) que conferem legitimidade ao trabalho. AULA 13

11 11 – Justificativa: exemplo
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 11 – Justificativa: exemplo “Tendo em vista a importância..., torna-se oportuno um estudo que busque redimensioná-lo, levando em conta...” “A importância do estudo está ligada à possibilidade... O presente estudo poderá ser aproveitado por...” AULA 13

12 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 12 – Embasamento Teórico Quando um estudioso pretende iniciar uma pesquisa, necessita eleger um ponto de vista a partir do qual irá abordar o problema. O embasamento teórico de um anteprojeto ou projeto de pesquisa é a parte do trabalho em que o pesquisador apresentará o seu levantamento bibliográfico sobre o problema. Deverá apresentar os principais autores e obras sobre o tema escolhido. AULA 13

13 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 13 – Embasamento Teórico Esse é o momento em que o estudante não só fará a revisão bibliográfica, como também irá analisar os autores que têm tratado a questão dentro da qual se insere seu problema. Apresenta-se uma releitura crítica da bibliografia disponível com vistas a posicionar-se, do ponto de vista teórico, sobre aquele objeto de investigação. AULA 13

14 14 – Embasamento Teórico Pequeno roteiro para o embasamento teórico:
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 14 – Embasamento Teórico Pequeno roteiro para o embasamento teórico: Apresentar a bibliografia sobre o tema, destacando os seguintes pontos: a riqueza ou escassez de obras ou artigos sobre o assunto; O caráter pacífico ou polêmico que caracteriza as obras especializadas; As principais linhas de abordagem sobre o assunto. AULA 13

15 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 15 – Embasamento Teórico Pequeno roteiro para o embasamento teórico: (Cont.) 2. Observar as questões norteadoras: fazer uma discussão das questões norteadoras, utilizando a bibliografia selecionada como fundamento da reflexão crítica do tema da pesquisa. AULA 13

16 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 16 – Embasamento Teórico “É importante explicitar o referencial teórico que dará fundamento a este trabalho, pois...” “O presente trabalho de pesquisa focalizou os conceitos de ... “ AULA 13

17 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 17 - Metodologia 1. O aluno deverá explicitar o tipo de pesquisa que irá desenvolver. Diga se a pesquisa será: Exploratória; Descritiva; Explicativa; AULA 13

18 18 – Pesquisa Exploratória
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 18 – Pesquisa Exploratória Pesquisa exploratória: É o estudo desenvolvido a partir de uma bibliografia básica, destinado a elucidar dúvidas, formular problemas e construir idéias que se associam a determinado tema. Privilegia fontes bibliográficas básicas, tais como: obras de referência, dicionários, manuais e livros introdutórios. Interesse: obter informações AULA 13

19 19 – Pesquisa Descritiva Pesquisa Descritiva:
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 19 – Pesquisa Descritiva Pesquisa Descritiva: É o estudo destinado a descrever idéias, fenômenos, processos, analisando suas características, organização, relações entre o objeto investigado e as variáveis que interferem no seu acontecer. Interesse: identificar relações entre fatos e variáveis AULA 13

20 20 – Pesquisa Explicativa
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 20 – Pesquisa Explicativa Pesquisa Explicativa: Além do caráter exploratório e descritivo, pretende apurar, através de um estudo sistemático, as causas dos fenômenos investigados. É mais complexo. Interesse: procurar respostas ao problema formulado. AULA 13

21 21 – Metodologia 2. Identificar os procedimentos investigativos:
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 21 – Metodologia 2. Identificar os procedimentos investigativos: Identificar os meios materiais e humanos a serem empregados para concretizar a pesquisa; Como o estudante desenvolverá seu trabalho; Apresentará questões de natureza prática relativas à execução do trabalho. AULA 13

22 22 – Metodologia: exemplo
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 22 – Metodologia: exemplo “A pesquisa será conduzida segundo o modelo exploratório ...” “A definição do campo desta pesquisa far-se-á através de um estudo exploratório preliminar, pelo qual se objetiva chegar a...” “A pesquisa compreenderá X etapas interligadas...” AULA 13

23 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 23 – Cronograma O cronograma é a representação gráfica do planejamento da realização das várias etapas de uma pesquisa, de forma a adequá-las aos prazos de que dispõe o investigador. AULA 13

24 24 – Sugestão DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA
Atividades Data/mês Data/ mês Estudo e fichamento da bibliografia X Formulação das questões norteadoras Elaboração dos objetivos Redação da introdução Redação do Embasamento teórico e metodologia Revisão de textos e formatação final Entrega do trabalho AULA 13

25 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 25 – Dicas para redação 1. Antes de iniciar, organize um roteiro com as idéias e a ordem em que elas serão apresentadas. Estabeleça um plano lógico para o texto. Só escreve com clareza quem tem as idéias claras na mente. 2. Trabalhe com um dicionário e uma gramática ao seu lado e não hesite em consultá-los sempre que surgirem dúvidas. 3. Escreva sempre na ordem direta: sujeito + verbo + complemento. 4. Escreva sempre frases curtas e simples. Abuse dos pontos. AULA 13

26 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 26 – Dicas para redação 5. Prefira colocar ponto e iniciar nova frase a usar vírgulas. Na dúvida, use o ponto. 6. Corte todas as palavras inúteis ou que acrescentam pouco ao conteúdo. 8. Evite as partículas de subordinação, tais como que, embora, onde, quando. Estas palavras alongam as frases de forma confusa e cansativa. 9. Evite: regionalismos, jargões, modismos, lugar comum, abreviaturas sem a devida explicação, palavras e frases longas. AULA 13

27 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 27 – Dicas para redação 11. Evite termos enfáticos ou superlativos (“sensacional” / “importantíssimo”). 12. Não use MAIÚSCULAS para enfatizar palavras. Restrinja seu uso a começo de frases e nomes próprios. 13. Escreva na terceira pessoa do singular. 14. Evite modismos, geralmente expressões inexistentes ou com sentido diferente do original (“a nível de”, “deitar e rolar”, “imperdível”) AULA 13

28 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 28 – Dicas para redação 15. Um parágrafo é uma unidade de pensamento. Sua primeira frase deve ser curta, enfática e, preferencialmente, conter a informação principal. As demais devem corroborar o conteúdo apresentado na primeira. 16. A última frase deve configurar a ligação com o parágrafo seguinte. Pode conter a idéia principal se esta for uma conclusão das informações apresentadas nos períodos anteriores. AULA 13

29 29 – Dicas para redação 17. Evite repetições:
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 29 – Dicas para redação 17. Evite repetições: “Pequeno no tamanho”; “De formato redondo”; “Em minha própria opinião pessoal”; “Superpostos uns aos outros”; “Parte integral”; “História passada”; “Cada indivíduo isoladamente”; “Fatos reais”; “Visível aos olhos”; “Planos futuros”; “Reunir junto”; “Surpresa inesperada”... AULA 13

30 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 30 – A regra do biquíni O texto deve ser compacto, mas no tamanho certo para cobrir as partes mais importantes e interessantes. AULA 13

31 31 – Para próxima aula: Formatação
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA 31 – Para próxima aula: Formatação Elabore a primeira versão de seu anteprojeto na fonte Times New Roman ou Arial, tamanho da fonte: 12. Folha de papel na cor branca e no tamanho A4. No texto, use o espaçamento entre linhas: 1,5 cm. Parágrafos: inicie com pequeno recuo de 1,5 cm na primeira linha. AULA 13

32 As demais regras estão no ambiente do aluno!!!!!!
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA METODOLOGIA CIENTÍFICA Até a próxima aula!!!!!!! Oi?! As demais regras estão no ambiente do aluno!!!!!! AULA 13


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